Abstract:
RESUMO: Este estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e os limites da ação do
Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs) do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
(Fundeb) de Teresina-PI, no exercício de suas funções, no período de 2007 a 2020. A pesquisa
buscou alcançar os seguintes objetivos específicos: a) inventariar o percurso histórico das
mudanças que ocorreram no formato do Cacs durante o período de vigência do Fundef e o do
Fundeb no município de Teresina-PI; b) compreender, na dinâmica de funcionamento do Cacs
Fundeb, o processo de formação dos conselheiros para o exercício de suas funções; c) analisar
o processo de composição e representação do Cacs Fundeb; d) conhecer a relação estabelecida
entre poder público e Cacs Fundeb em relação às condições estruturais e funcionais necessárias
para seu pleno funcionamento; e) analisar a efetividade da função fiscalizatória do Cacs Fundeb
no município de Teresina-PI. Os trabalhos de Davies (2004), Cury (2006), Gohn (2006, 2008,
2011), Pinto (2008), Freire (2016), Lucyk (2020), entre outros, contribuíram para o
embasamento teórico da pesquisa. Quanto à metodologia, o estudo é classificado como
exploratório, de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa documental
e trabalho de campo. Os documentos consistem na legislação municipal e nacional que instituiu
e regulamentou o Conselho, nas atas de reuniões, nos relatórios anuais e nos pareceres do Cacs
e do TCE sobre as contas do Fundeb de 2007 a 2020. O trabalho de campo consistiu na
realização de entrevistas com conselheiros do período em análise e com a secretária executiva.
Os resultados indicam, como potencialidades, à sua própria existência como instância de
acompanhamento e controle social sobre os recursos do Fundo, assim como sua composição
com representantes da comunidade escolar, situação melhorada no Fundeb permanente que
incluiu articulações sociais que atuam na defesa da educação; aos impedimentos de participação
de parentes e afins dos gestores; à proibição de representantes do poder público assumir a
coordenação; à iniciativa do colegiado em buscar momento de formação individual e coletiva;
à ação reivindicatória de condições estruturais e operacionais para a realização da atividades
cotidianas do colegiado; ao elevado nível de organização interna; e à disposição de alguns
conselheiros para superar os limites de atuação, não desistindo da função. Os limites para o
controle social se referem à formação insuficiente dos conselheiros para o exercício de suas
funções; a falta de uma política que viabilize a participação dos representantes da sociedade
civil nas atividades do Cacs, decorrente das dificuldade de liberação do trabalho daqueles que
não são funcionários públicos; a dependência ao poder público no que diz respeito às condições
estruturais e funcionais; a incipiente articulação entre o Conselho e os órgãos de controle estatal;
a falta de relação orgânica entre representantes e representados na atuação dos conselheiros,
deixando-os mais permeáveis os interesses do poder público, portanto tornando o conselho mais
estatal do que social. O conjunto desses problemas minimizam a efetividade da função de
acompanhamento e controle social, indicando a necessidade de maior consolidação do
colegiado no sentido que cumpra plenamente sua função de forma a inibir os desperdícios ativos
(corrupção) e passivos (má gestão) dos recursos do fundo e de realizar seu importante papel na
garantia de que os recursos sejam devidamente investidos em políticas voltados à garantia do
direito à educação.
ABSTRACT: This study aims to understand the potential and limits of the action of the Social Monitoring
and Control Council (Cacs) of the Fund for the Maintenance and Development of Basic
Education and Valorization of Education Professionals (Fundeb) of Teresina-PI, in the exercise
of their functions, from 2007 to 2020. The research sought to achieve the following specific
objectives: a) inventory the historical path of the changes that occurred in the Cacs format
during the period of validity of Fundef and Fundeb in the municipality of Teresina-PI; b)
understand, in the operating dynamics of Cacs Fundeb, the process of training counselors to
carry out their functions; c) analyze the process of composition and representation of Cacs
Fundeb; d) know the relationship established between public authorities and Cacs Fundeb in
relation to the structural and functional conditions necessary for its full functioning; e) analyze
the effectiveness of the supervisory function of Cacs Fundeb in the municipality of Teresina-
PI. The works of Davies (2004), Cury (2006), Gohn (2006; 2008; 2011), Pinto (2008), Freire
(2016), Lucyk (2020), among others, contributed to the theoretical basis of the research. As for
the methodology, the study is classified as exploratory, descriptive in nature and with a
qualitative approach, involving documentary research and fieldwork. The documents consist of
the municipal and national legislation that established and regulated the Council, the minutes
of meetings, the annual reports and the opinions of the Cacs and the TCE on the Fundeb
accounts from 2007 to 2020. The fieldwork consisted of interviews with counselors from the
period under analysis and with the executive secretary. The results indicate, as potentialities:
its very existence as an instance of monitoring and social control over the Fund's resources, as
well as its composition with representatives of the school community, an improved situation in
the permanent Fundeb, which included social articulations that act in defense of education ;
preventing the participation of relatives and similar people of managers; the prohibition of
representatives of public authorities from assuming coordination; the initiative of the collegiate
in seeking individual and collective training; the action to demand structural and operational
conditions for carrying out the collegiate’s daily activities; the high level of internal
organization; and the willingness of some counselors to overcome the limits of their activities,
not giving up their role. The limitations to social control refer to: insufficient training of
counselors to carry out their functions; the lack of a policy that enables the participation of civil
society representatives in Cacs activities, resulting from the difficulty in releasing those who
are not public employees from work; dependence on public authorities with regard to structural
and functional conditions; the incipient coordination between the Council and state control
bodies; the lack of organic relationship between representatives and represented in the
councilors' actions, leaving the interests of public power more permeable, therefore making the
council more state than social. All of these problems minimize the effectiveness of the
monitoring and social control function, indicating the need for greater consolidation of the
collegiate body in order to fully fulfill its function, in order to inhibit active (corruption) and
passive (mismanagement) waste of public resources. fund and to play its important role in
ensuring that resources are properly invested in policies aimed at guaranteeing the right to
education.