Abstract:
RESUMO:
A pesquisa de doutorado elegeu como objeto de investigação o desenvolvimento profissional
docente a partir de ações formativas dirigidas para formação humana. Parte-se da
compreensão de que ações formativas com potencial de colaborar com a formação humana de
professores são aquelas que medeiam o desenvolvimento da consciência crítica acerca de
como se constitui a educação numa sociedade capitalista e como se constitui a própria
docência. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos
Educativos do PPGEd/UFPI. Partiu-se do problema de pesquisa: qual a relação constituída
entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisaformação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA? Tem como objetivo geral: Investigar a relação
constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de
pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no IFMA. A pesquisa sobre
o desenvolvimento profissional docente mediado pelas significações de necessidades
formativas fundamenta-se no Materialismo Histórico-dialético e na Psicologia HistóricoCultural. O campo empírico foi o contexto de formação contínua criado pela pesquisaformação, com três professores de licenciaturas do IFMA. A produção de dados aconteceu por
meio do Memorial Reflexivo do Processo Formativo e das Sessões Reflexivas. O
procedimento analítico utilizado foram os Núcleos de Significação. Os resultados da pesquisa
foram sistematizados a partir de três núcleos de significação. No primeiro núcleo predominam
as significações dos partícipes acerca de suas necessidades formativas e evidenciaram a
produção de novas necessidades ante a mediação do pesquisador no contexto da pesquisaformação. O segundo núcleo analisa quais condições estão sendo oferecidas à formação
contínua nos campi do IFMA, e se reflete sobre qual a intencionalidade no atual modo de
formar seus professores. As significações do terceiro núcleo revelam o movimento rumo à
tomada de consciência produzida pelos partícipes diante do acesso ao estudo, munidos de
reflexão crítica no enfrentamento às iniciativas fundamentalistas, conservadoras e
mercadológicas. A conclusão da pesquisa comprova a tese de que o professor se desenvolve
profissionalmente quando, em atividade de pesquisa-formação, produz novas significações
sobre suas necessidades formativas em meio a movimentos espiralados de negação, luta e saltos qualitativos
ABSTRACT:
The purpose of this research was to investigate the professional development of teachers
through training activities focused on human development. It was based on the understanding
that formative actions with the potential to collaborate with the human formation of teachers
are those that mediate the development of critical awareness about how education is
constituted in a capitalist society and how teaching process is constituted. This work is
associated with the Human Formation and Educational Processes area of research at
PPGED/UFPI. The research issue was: what is the relationship between the significations
produced about formative needs in a research-training context and the professional
development of teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Maranhão - IFMA? Its general objective is to investigate the relationship between the
perceptions produced about training needs in a research-training context and the professional
development of teachers at the IFMA. The investigation about teacher professional
development mediated by the meanings of training needs is based on Historical-Dialectical
Materialism and Historical-Cultural Psychology. The empirical field was the context of
continuous training created by the research-training, with three IFMA degree teachers. The
production of information was done through the Reflective Memorial of the Training Process
and the Reflective Sessions. The analytical procedure used was the Nuclei of Meaning. The
research results were systematized into three of meaning. In the first nucleus, the participants'
meanings about their training needs predominated and showed the production of new needs in
the face of the researcher's mediation in the context of the training-research. The second
section analyses the conditions under which continuing education is being offered on IFMA
campuses, as well as reflecting on the intentionality of the current way of training teachers.
The meanings of the third section reveal the movement towards awareness produced by the
participants when faced with access to study equipped with critical reflection in the face of
fundamentalist, conservative and market initiatives. The conclusion of the research proves the
thesis that teachers develop professionally when, in a research-training activity, they produce
new meanings about their training needs in the midst of spiral movements of rejection,
struggle and qualitative increases.
Description:
Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques
Examinadora externa: Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhães
Examinadora externa: Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar
Examinadora interna: Profa.Dra. Antonia Edna Brito
Examinadora interna: Profa. Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira