Repositório Institucional da UFPI

EFEITO DE STORYTELLING NA APRENDIZAGEM SOBRE O HISTÓRICO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ensaio clínico randomizado

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Államy Danilo Moura e
dc.date.accessioned 2025-03-10T13:30:30Z
dc.date.available 2025-03-10T13:30:30Z
dc.date.issued 2025-03-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3832
dc.description Orientadora: Profª . Dra. Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle. 1º Examinadora Externa: Profª Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira (Universidade Estadual do Ceará). 2º Examinadora Externa: Profª Dra. Ana Fátima Carvalho Fernandes( Universidade Federal do Ceará).3º Examinador Interno: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges. 4º Examinador Interno: Profª Dra. Maria Augusta Rocha Bezerra pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Introdução: Storytelling corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por meio do relato de um caso fictício ou real, problematizador, com o intuito de ensinar. Tal estratégia pode ser utilizada como mudança de paradigma para o ensino da enfermagem, que deve ser direcionado às singularidades e realidades apresentadas pelo Sistema Único de Saúde. Objetivo: Avaliar o efeito de storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. Método: Trata-se de um estudo multimétodos, constituído por pesquisa metodológica e Ensaio Clínico Randomizado (ECR). No estudo metodológico, ocorreu construção e validação do conteúdo de storytelling e de um instrumento de coleta de dados sobre o histórico e a institucionalização do SUS. 14 juízes especialistas participaram do processo de validação do conteúdo da história e do instrumento. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. O ECR teve amostra de 48 discentes, randomizados com taxa de 1:1, em Grupo Intervenção (GI) (n=24), que participou da aula com storytelling, e Grupo Controle (GC) (n=24), que participou da aula tradicional, ambas remotamente. O desfecho foi avaliado por meio do instrumento Teste de Verificação de Aprendizagem (TVA), construído e validado para este fim. A coleta de dados ocorreu em duas turmas de graduação em enfermagem e em três momentos: 1º – pré-teste e aplicação das intervenções; 2º – pós-teste imediato; 3º - pós-teste após 15 dias. A homogeneidade entre os grupos foi verificada pelos testes t de Student para amostras independentes, U de Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e exato de Fischer. Na comparação intragrupo, utilizaram-se os testes t de Student para amostras dependentes e McNemar. Na comparação intergrupo, empregaram-se os testes Q Cochran, Qui-quadrado para proporção e exato de Fisher. Considerou-se nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o parecer nº 4.987.149, e cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-4d93q84). Resultados: O storytelling foi estruturado a partir do referencial de Vogler (1998) com as etapas para a escrita de histórias significativas. O conteúdo da história e do instrumento de coleta de dados, contemplou o contexto histórico de saúde pública brasileira até a institucionalização do SUS. O storytelling foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância, já que os itens avaliados pelos juízes especialistas alcançaram IVC superior a 0,8. Na avaliação do instrumento de coleta de dados (TVA), os experts consideraram válido quanto à objetividade, compreensão e relevância, com IVC 0,92. Na análise intragrupo, os GI e GC tiveram aumento significativo da aprendizagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS no pós-teste (GI e GC: <0,001). Na comparação intergrupo, as proporções das pontuações iguais ou superiores a 70% do instrumento TVA foram semelhantes no pré-teste e no pós-teste imediato (p=0,125), enquanto no pós-teste após 15 dias, a proporção de acertos do questionário no GI foi estatisticamente superior à do GC (p=<0,001). Conclusão: Storytelling revelou um efeito positivo e duradouro na aprendizagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. A estratégia metodológica promoveu um espaço de ensino e aprendizagem dinâmico e participativo, a ser incorporado no processo de mudanças de paradigmas para a formação de enfermeiros. ABSTRACT:Introduction: Storytelling corresponds to a technique to capture people's attention through the reporting of a fictional or real case, problematizing, with the aim of teaching. Such a strategy can be used as a paradigm shift for nursing education, which must be directed to the singularities and realities presented by the Unified Health System. Objective: To assess the effect of storytelling on nursing students' learning about the history and institutionalization of the SUS. Method: This is a multi-method study, consisting of methodological research and a Randomized Clinical Trial (RCT). In the methodological study, there was the construction and validation of the storytelling content and a data collection instrument on the history and institutionalization of the SUS. 14 expert judges participated in the validation process of the content of the story and the instrument. Data were analyzed by the Content Validation Index (CVI) and binomial test. The RCT had a sample of 48 students, randomized at a rate of 1:1, in the Intervention Group (IG) (n=24), who participated in the storytelling class, and the Control Group (CG) (n=24), who participated in the traditional class, both remotely. The outcome was evaluated using the Learning Verification Test (TVA) instrument, built and validated for this purpose. Data collection took place in two undergraduate nursing classes and in three moments: 1st – pre-test and application of interventions; 2nd – immediate post test; 3rd - post-test after 15 days. The homogeneity between groups was verified by Student's t test for independent samples, Mann-Whitney U test, Chi-square for proportion and Fischer's exact test. In the intragroup comparison, Student's t tests were used for dependent samples and McNemar. In the intergroup comparison, Q Cochran, Chi-square for proportion and Fisher's exact tests were used. A significance level of 5% and a confidence interval of 95% were considered. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with opinion n. 4.987.149, and registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-4d93q84). Results: Storytelling was structured based on Vogler's (1998) framework with steps for writing meaningful stories. The content of the story and the data collection instrument included the historical context of Brazilian public health until the institutionalization of the SUS. Storytelling was considered valid in terms of objectives, structure/presentation and relevance, since the items evaluated by the expert judges reached a CVI greater than 0.8. In the evaluation of the data collection instrument (TVA), the experts considered it valid in terms of objectivity, understanding and relevance, with CVI 0.92. In the intragroup analysis, the IG and CG had a significant increase in learning about the history and institutionalization of SUS in the post-test (IG and CG: <0.001). In the intergroup comparison, the proportions of scores equal to or greater than 70% of the TVA instrument were similar in the pre-test and immediate post-test (p=0.125), while in the post test after 15 days, the proportion of correct answers in the questionnaire in the IG it was statistically superior to that in the CG (p=<0.001). Conclusion: Storytelling revealed a positive and lasting effect on learning about the history and institutionalization of the SUS. The methodological strategy promoted a dynamic and participatory teaching and learning space, to be incorporated in the process of changing paradigms for the training of nurses. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino na Enfermagem pt_BR
dc.subject Sistema Único de Saúde pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Teaching in nursing pt_BR
dc.subject Health Unic System pt_BR
dc.title EFEITO DE STORYTELLING NA APRENDIZAGEM SOBRE O HISTÓRICO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ensaio clínico randomizado pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account