Abstract:
RESUMO:Este estudo, intitulado de “A educação extraescolar do movimento escoteiro no Piauí
(1930 – 2020): história e memória”, traz no cerne de sua pesquisa a trajetória do
escotismo desde sua fundação na Inglaterra em 1908, sua chegada ao Brasil em
1910, e no estado do Piauí em 1930. Procura um aprofundamento teórico-
metodológico do objeto de estudo a partir do percurso histórico do Movimento
Escoteiro Mundial, no Brasil e no Piauí. Objetiva reconstituir o conhecimento
histórico do Movimento Escoteiro do Piauí; identificar aspectos importantes da
cultura escoteira, (re) construindo memórias de dirigentes, escotistas, escoteiros e
familiares sobre o passado e presente do Movimento; analisar práticas educativas
do Movimento Escoteiro no Piauí e suas contribuições para a formação integral dos
sujeitos partícipes desse movimento, ao longo de seu percurso histórico. Como
orientação metodológica, optou-se pela realização de uma pesquisa historiográfica
de natureza qualitativa, tendo em vista dar significado às informações coletadas, por
meio de interpretação mais aprofundada da complexidade humana (MINAYO, 2003).
Foram escolhidos 8 (oito) Grupos Escoteiros entre os 16 (dezesseis) existentes no
Piauí, em um total de 24 interlocutores, sendo 13 (treze) escotistas, 5 (cinco)
familiares e 6 (seis) escoteiros. A relevância da pesquisa se evidenciou pela
possibilidade de reconstituir o conhecimento histórico e a memória do Escotismo no
Piauí, com foco nos processos de organização, estruturação e funcionamento, bem
como na importância das práticas educativas utilizadas pelo movimento, para a
formação de valores. Entre os teóricos que fundamentam a história do Movimento e
Cultura Escoteira conta-se com as contribuições de: Baden-Powell (1993),
Boulanger (2000), Nascimento (2008). Fávero e Valla (1977), Gutierrez (2004),
Thomé (2006), Catarino, Queiroz e Barbosa-Lima (2017), e outros, que contribuíram
para as reflexões sobre educação extraescolar, assim como Souza (2000), Julia
(2001), Buffa (2002), Gatti Jr (2002), Faria Filho et al (2004), Ferro (2010) e
Magalhães (1998, 2004) que trabalham cultura escolar e instituições educativas.
Além desses teóricos, Halbwachs (1990), Burke (1991,1992), Certeau (1994), Le
Goff, Chartier e Revel (1998), Thompson (2001), entre outros, contribuíram com os
preceitos da História Cultural.
ABSTRACT:This study, entitled “The out-of-school education of the scout movement in Piauí
(1930 - 2020): history and memory”, brings to the heart of his research the trajectory
of scouting since its founding in England in 1908, its arrival in Brazil in 1910, and in
the state of Piauí in 1930. It seeks a theoretical and methodological deepening of the
object of study from the historical path of the World Scout Movement, in Brazil and
Piauí. It aims to reconstruct the historical knowledge of the Scout Movement of Piauí;
identify important aspects of the Scout culture, (re)building memories of leaders,
Scouts, Scouts and family members about the past and present of the Movement; to
analyze educational practices of the Scout Movement in Piauí and their contributions
to the integral formation of the subjects participating in this movement, along its
historical path. As a methodological guideline, we opted for conducting a qualitative
historiographical research, in order to give meaning to the information collected,
through a more in-depth interpretation of human complexity (MINAYO, 2003). Eight
(8) Scout Groups were chosen among the 16 (sixteen) existing in Piauí, in a total of
24 interlocutors, being 13 (thirteen) Scouts, 5 (five) family members and 6 (six)
Scouts. The relevance of the research was evidenced by the possibility of
reconstructing the historical knowledge and memory of Scouting in Piauí, focusing on
the processes of organization, structuring and functioning, as well as on the
importance of the educational practices used by the movement, for the formation of
values. Among the theorists who base the history of the Scout Movement and
Culture are the contributions of: Baden-Powell (1993), Boulanger (2000), Nascimento
(2008). Fávero and Valla (1977), Gutierrez (2004), Thomé (2006), Catarino, Queiroz
and Barbosa-Lima (2017), and others, who contributed to the reflections on out-of
school education, as well as Souza (2000), Julia (2001 ), Buffa (2002), Gatti Jr
(2002), Faria Filho et al (2004), Ferro (2010) and Magalhães (1998, 2004) who work
with school culture and educational institutions. In addition to these theorists,
Halbwachs (1990), Burke (1991,1992), Certeau (1994), Le Goff, Chartier and Revel
(1998), Thompson (2001), among others, contributed to the precepts of Cultural
History.