Abstract:
RESUMO:A presente pesquisa tem como objeto de estudo a alfabetização em classes multisseriada em
escola do/no campo. Parte da seguinte questão-problema: Quais práticas de leitura e de escrita
são desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças, em classes multisseriadas, na
educação do campo? Com base na questão central da pesquisa, foram definidas as seguintes
questões norteadoras para o estudo: Como se caracterizam as rotinas de alfabetização em
classes multisseriadas em escolas do campo? Que gêneros discursivos são utilizados no
processo de ensino da linguagem escrita, em classes multisseriadas? Que funções são atribuídas
à leitura e à escrita na alfabetização de crianças em classes multisseriadas, em escolas do
campo? Como ocorre a mediação dos alfabetizadores nas práticas de leitura e escrita
desenvolvidas no processo de alfabetização, em classes multisseriadas, nas escolas do campo?
Com base nos questionamentos empreendidos, temos como objetivo geral: analisar as práticas
de leitura e de escrita desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças, em classes
multisseriadas, na educação do campo. A pesquisa fundamenta-se na concepção de
alfabetização preconizada na teoria histórico-cultural, que articula alfabetização e letramento.
Ou seja, a alfabetização é compreendida como processo complexo e multifacetado, que visa a
apropriação da linguagem escrita a partir de seus usos e funções sociais. No que concerne à
educação do campo, considera ser uma modalidade educacional marcada por singularidades
inerentes à identidade e à cultura dos povos do campo. Sobre as classes multisseriadas, entende
que são contextos que oferecem a primeira etapa do ensino fundamental (1º ao 5º ano), em um
espaço único de aprendizagem, para atendimento de alunos que se encontram em diferentes
séries ou anos escolares. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo
orientado pelos princípios do método autobiográfico, consolidado por meio da pesquisa
narrativa, conforme as proposições de Berteaux (2010), Dominicé (1988), Ferraroti (2010),
Josso (2008) e Nóvoa (2010). A produção das narrativas ocorreu por meio dos seguintes
dispositivos: entrevistas narrativas e memorial biográfico. Participam da pesquisa, (03) três
alfabetizadoras que atuam em uma escola de classes multisseriadas, na educação do campo, da
rede municipal de ensino da cidade de Caxias/MA (locus da investigação). mostram que as
práticas de leitura e escrita no cotidiano de classes multisseriadas se constituem de forma
consciente e intencional. A partir de narrativas das colaboradoras o estudo constatou que para
alfabetizar, é preciso a organização do tempo, do espaço, a disponibilização de materiais de
leitura e escrita. O estudo conclui que a leitura e a escrita nas classes multisseriadas têm sido
utilizadas considerando tanto a dimensão do letramento escolar, quanto do letramento social.
Conclui, ainda, que as práticas de leitura e escrita nas classes multisseriadas transcendem as
habilidades de codificação e decodificação, pois nas rotinas de alfabetização é privilegiada a
diversidade de gêneros discursivos presentes no cotidiano das crianças.
ABSTRACT:The present research has as object of study literacy in multigrade classes in field schools. It starts from
the following problem-question: What reading and writing practices are developed in the literacy
process of children, in multigrade classes, in field education? Based on the central question of the
research, the following guiding questions were defined for the study: How are literacy routines
characterized in multigrade classes in field schools? Which discursive genres are used in the process of
teaching written language, in multigrade classes? What functions are attributed to reading and writing
in the literacy of children in multigrade classes, in field schools? How does the mediation of literacy
teachers occur in reading and writing practices developed in the literacy process, in multigrade classes,
in field schools? Based on the questions undertaken, our general objective is: to analyze the reading and
writing practices developed in the literacy process of children, in multigrade classes, in field education.
The research is based on the concept of literacy advocated in the cultural-historical theory, which
articulates literacy. In other words, literacy is understood as a complex and multifaceted process, which
aims at the appropriation of written language from its uses and social functions. With regard to field
education, it considers it to be an educational modality marked by singularities inherent to the identity
and culture of field peoples. Regarding the multigrade classes, it is understood that they are contexts
that offer the first stage of elementary education (1st to 5th year), in a single learning space, to serve
students who are in different grades or school years. Regarding the methodological aspects, it is a study
guided by the principles of the autobiographical method, consolidated through narrative research,
according to the propositions of Berteaux (2010), Dominicé (1988), Ferraroti (2010), Josso (2008) and
Nóvoa (2010). The production of narratives took place through the following devices: narrative
interviews and biographic memorial. Participating of this research, (03) three literacy teachers who work
in a school of multigrade classes, in the field education, of the municipal education network in the city
of Caxias/MA (locus of investigation). They show that reading and writing practices in the daily life of
multigrade classes are constituted in a conscious and intentional way. Based on the narratives of the
collaborators, the study found that in order to teach literacy, it is necessary to organize time, space, and
the availability of reading and writing materials. The study concludes that reading and writing in
multigrade classes have been used considering both the dimension of school literacy and social literacy.
It also concludes that reading and writing practices in multigrade classes transcend coding and decoding
skills, because in literacy routines the diversity of discursive genres present in children's daily lives is
privileged.