Abstract:
RESUMO Este trabalho tem como corpus a comédia musical Ópera do malandro, composta em 1978 por Chico Buarque de Hollanda. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que o referido autor utilizou-se da teoria do teatro épico de Bertolt Brecht para traçar, criticamente, o perfil da sociedade brasileira inserida no regime ditatorial de 1964 a 1984. O método utilizado para a análise política da peça teatral em questão foi o estudo comparativo entre o comportamento de algumas de suas personagens marcantes e o momento histórico que o país atravessava na década de 1970. Para tanto, foram apreciados alguns trechos da obra, incluindo diálogos e música, bem como, as composições ―O malandro‖, ―Se eu fosse o teu patrão‖ e ―Geni e o Zepelim‖. Como suporte teórico o trabalho utiliza Bertolt Brecht (1978, 2004), Anatol Rosenfeld (2011, 2012), Georg Lukács (1965, 1970), Peter Szondi (2001), Adélia Bezerra de Meneses (2002), Solange Ribeiro de Oliveira (2011), dentre outros nomes. O estudo da Ópera do malandro, a partir das ações das personagens e das canções, confirma que Chico Buarque de Hollanda, por meio da teoria de Brecht, metaforizou a situação política, social e econômica de um Brasil governado por militares, a fim de criticá-la. ABSTRACT This work has as corpus the musical comedy Ópera do malandro, composed by Chico Buarque de Hollanda in 1978. The objective of this research is to demonstrate that the aforementioned author used Bertolt Brecht‘s Epic Theater Theory to draw, critically, the profile of the Brazilian society inserted in the dictatorial regime which took place from 1964 to 1984. The method used for the political analysis of the play in vogue was the comparative study between the behavior of some of its remarkable characters and the historical moment through which the country was going in the 1970s. For that matter, some passages of the work were examined, including dialogues and music, as well as the lyrics to the songs "O malandro", "Se eu fosse o teu patrão" and "Geni e o Zepelim". As theoretical support Bertolt Brecht (1978, 2004), Anatol Rosenfeld (2011, 2012), Georg Lukács (1965, 1970), Peter Szondi (2001), Adélia Bezerra de Meneses (2002), Solange Ribeiro de Oliveira (2011) and their works, among works by other scholars, were used. The study of the Ópera do malandro, starting from the characters' actions and the songs, confirms that Chico Buarque, through Brecht's theory, turned the political, social and economical situation of a Brazil governed by the military into a metaphor, aiming at criticizing it.