Abstract:
RESUMO :
A pesquisa realizada caracteriza-se de natureza qualitativa, desenvolvida em escola do Campo da rede municipal de Teresina, tem como objetivo geral analisar a formação continuada de professores/as que trabalham na escola do Campo e a construção e mobilização de saberes no contexto da prática pedagógica de professores/as do Ensino Fundamental. Tem como objetivos
específicos identificar os princípios que norteiam os processos de formação continuada
desenvolvidos nas escolas do Campo; descrever os processos de formação continuada
desenvolvidos no espaço escolar; caracterizar os saberes construídos e mobilizados pelos/as docentes na prática pedagógica da escola do Campo. Nesse sentido, o objeto de estudo desta pesquisa constitui-se em “contribuições das formações na escola como espaço para construção e mobilização de saberes no contexto da prática pedagógica de professores/as em escolas do Campo”. Como proposta de tese, destaca: “A formação continuada de professores/as, quando desenvolvida na escola e fundamentada em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação promove o diálogo entre os pares através do processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes”. Os aportes teóricos se embasam em Alarcão (2011), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996) Nóvoa (2002), Passeggi (2010), Tardif (2014), entre outros. No desenvolvimento da investigação,optou-se pela narrativa como método de investigação, permitindo que os/as interlocutores/as tenham possibilidades de rememorar suas histórias de vida. Na produção de dados, foram
utilizados como dispositivos a narrativa em forma de Diários (Zabalza, 1994), Ateliês
biográficos (Delory-Momberger, 2006) e entrevistas semi-estruturada (Minayo, 2009) com 08 colaboradores/as, considerando a natureza do objeto de estudo. Os diários foram utilizados em um primeiro momento, como instrumento para a produção de dados sobre os perfis formativos biográficos e nas possíveis temáticas formativas que foram sugeridas pelos/as partícipes, passo importante no planejamento dos ateliês biográficos; e, em um segundo momento, após a realização do ateliê, os/as participantes foram convidados a produzir ou dar continuidade à produção dos diários, neles sublinharam impressões, sentimentos e emoções sobre os encontros e práticas experienciadas durante a pesquisa. A análise de dados embasou-se em Poirier, Valladon e Raybaut (1999), da qual emergiram cinco grandes categorias: formação continuada, prática pedagógica, saberes docentes, educação do campo e escolas do campo. Os achados da pesquisa evidenciaram os desafios vivenciados nas formações continuadas e nas construções e
mobilizações de saberes no contexto das práticas pedagógicas ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de professores/as favoreceram a ação de (re)pensar sobre os processos formativos individuais e coletivos, beneficiaram a construção e mobilização de saberes nas escolas que atuam. Revelaram, ainda, a necessidade de que as formações continuadas dialoguem com os projetos de vida dos/as professores/as e as especificidades existentes nas escolas, respeitando os modos de produção da comunidade e suas especificidades. Apontam como necessárias as discussões coletivas, indeferem-se a necessidade de ampliar esses momentos de troca de formações continuadas na escola, como meio de oportunizar os/as professores/as (re)pensarem suas práticas pedagógicas
e a reconstrução e ressignificação de seus saberes. Comprova a tese proposta que defende a formação continuada de professores fundamentada nos princípios: reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promovendo o diálogo entre os pares através do processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes.Chega-se à conclusão que os diferentes espaços formativos tratam os/as professores/as e escolas do Campo, na visão urbanocêntrica, de forma que existe uma necessidade latente de reafirmação das políticas públicas para a educação do Campo na rede municipal de Teresina.
Palavras-Chave: Formação continuada; Escolas do campo; Prática pedagógica; Saberes
docentes.
SUMMARY :The proposed research is an investigation of a qualitative nature that will be developed in a rural school in the municipal network, and its general objective is to analyze how the continued training of teachers, carried out in the rural school, contributes to the construction and mobilization of knowledge in the context of the pedagogical practice of elementary school teachers. It aims to reveal specific objectives that aim to identify the principles that guide the continuing education processes developed in rural schools; describe the continuing education processes developed in the school space andcharacterize the knowledge constructed and mobilized by teachers in the pedagogical practice of the Campo school. In this sense, the object of study of this research is “contributions of training at school as a space for the construction and mobilization of knowledge in the context of the pedagogical practice of teachers in rural schools”. As a thesis proposal, it is highlighted that: “Continuing teacher training, when developed at school and based on principles such as critical reflection, relationship between
theory and practice and participation, promotes dialogue between peers through a process of (re) thinking about pedagogical practice, emerging the mobilization and construction of teaching knowledge”. The theoretical contributions will be based on Alarcão (2011), Arroyo (2004), Nóvoa (1992, 2002), Freire (1996), Caldart (2004), Arroyo (2004), Zeichner (1993), Tardif (2014), Delory- Momberger (2006), Passeggi (2010), among others. In developing the investigation, narrative was chosen as an investigation method, as it allows interlocutors the possibility of remembering their life stories. In the production of data, diaries and biographical workshops will be used, considering the nature of the object of study. We intend to develop the research with 10 collaborators. Considering the nature of the study, we will use diaries at two stages of the research: firstly, as an instrument for producing data on biographical training profiles and possible training themes that will be suggested by the participants, an important step in planning the workshops biographical; and in a second moment, after the workshop, participants are invited to produce or continue the production of their diaries, and in them they
will be able to highlight impressions, feelings and emotions about the encounters and practices experienced during the research. Five major categories emerged from the analyzes: continuing education, pedagogical practice, teaching knowledge, rural education and rural schools. The partial findings of the research point out, initially, the difficulties of continued training and pedagogical practices that occurred during the pandemic period in rural schools. The narratives shared by the group of teachers favored the action of (re)thinking about the individual and collective training processes in which they are participating, in order to reveal their continuous process inside and outside education and training institutions. They also reveal the need for such processes to dialogue with teachers' life projects and the specificities existing in rural
schools, respecting the community's modes of production and their differences.
Word – Keys: Continuing training; Country schools; Pedagogical practice; Teaching
knowledge.