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GRUPO ESCOLAR AGRÔNOMO PARENTES: formação e cultura escolar na cidade de Floriano (PI) entre os anos de 1928 1971___

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dc.contributor.author COSTA, Jéssica oliveira da,
dc.date.accessioned 2025-01-10T15:01:20Z
dc.date.available 2025-01-10T15:01:20Z
dc.date.issued 2025-01-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3796
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Examinador interno: Prof. Dra. Ednardo Monteiro Gonzaga Monti. Examinador externo: Prof. Dr. Alcebíades Costa Filho - Universidade Estadual do Piauí - UESPI. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O trabalho tem por objeto de investigação a história do Grupo Escolar Agrônomo Parentes,dando atenção aos elementos da sua cultura escolar, entre os anos de 1928 e 1971. Trata-se de uma escola de ensino primário localizada na cidade de Floriano, Estado do Piauí. O recorte temporal se justifica por levar em conta que a instituição foi criada por decreto estadual em 1928 e a lei 5.692/71, que modificou a organização de ensino, fundindo a escola primária e primeiro ciclo secundário. A pesquisa foi organizada partindo da seguinte problematização: como se constitui a cultura escolar do Grupo Escolar Agrônomo Parentes, considerando sua história e memória, entre os anos de 1928-1971? A partir desse questionamento se estabeleceu como objetivo geral investigar a cultura escolar presente no Grupo Escolar Agrônomo Parentes entre os anos de 1928-1970 e os objetivos específicos: identificar como se deu a criação desse grupo escolar; examinar o programa de ensino primário como forma de normatização da cultura escolar; elucidar o papel da cultura material na organização da instrução de ensino primário bem como as características de suas dinâmicas de atendimento ao público infantil e sua contribuição para com a sociedade Florianense. A pesquisa encontra-se fundamentada nos referenciais teóricos e metodológicos da Nova História Cultural, apoiada nos autores Chartier (1988), Sousa (1998), Sousa e Faria Filho (2006), Dominique Julia (2001), Magalhães (2005), Halbwachs (1990), Sousa (2000), Nagle (1974), Ferro (1996), entre outros. Para realização do estudo utilizaram-se fontes: bibliográficas, documentais, fotográficas, orais. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa e historiográfica. As análises proporcionam reflexões sobre as particularidades da cultura escolar do Grupo Escolar Agrônomo Parentes como uma instituição educativa pioneira no modelo de grupo escolar na cidade de Floriano-PI, os indícios históricos favorecem a preservação da memória educativa de uma escola, que na atualidade, no cenário Florianense ainda carece de uma educação patrimonial. Palavras-chaves: História das Instituições Escolares, História Cultural, Grupo Escolar Agrônomo Parentes, História da Cultura Escolar. ABSTRACT :The object of this work is to investigate the history of the Parentes Agronomist School Group, s a primary school located in the city of Floriano, State of Piauí. The time frame is justified by taking into account that the institution was created by state decree in 1928 and law 5.692/71, which modified the teaching organization by merging the primary school and the first secondary cycle. The research was organized based on the following problematization: What are the constitutive elements of the school culture of the Parentes Agronomist School Group, considering its history and memory, between the years 1928-1971? From this questioning, the general objective was to investigate the school culture present in the Parentes Agronomist School Group between the years 1928-1970 and the specific objectives: identify how this school group was created; examine the primary education program as a way of standardizing school culture; to elucidate the role of material culture in the organization of primary education instruction, as well as the characteristics of its dynamics of service to children and its contribution to the society of Florianense. The research is based on the theoretical and methodological references of the New Cultural History, supported by the authors Chartier (1988), Sousa (1998), Sousa and Faria Filho (2006), Dominique Julia (2001), Magalhães carry out the study, the following sources were used: bibliographic, documentary, photographic, oral. Methodologically, a qualitative and historiographical research was carried out. The analyses provide reflections on the particularities of the school culture of the Parentes Agronomist School Group as a pioneer educational iFloriano-PI, the historical evidence favors the preservation of the educational memory of a school, which currently, in the Florianense scenario, there is still a lack of patrimonial education. Keywords: Agronomist School Group Relatives, School Culture, History, Memory, Educational Institution. pt_BR
dc.description.sponsorship Não informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História das instituições escolares pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Grupo Escolar Agrônomo Parentes (Floriano - PI ) pt_BR
dc.subject História da cultura escolar pt_BR
dc.title GRUPO ESCOLAR AGRÔNOMO PARENTES: formação e cultura escolar na cidade de Floriano (PI) entre os anos de 1928 1971___ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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