Abstract:
RESUMO: O presente estudo investiga o Programa Escola da Terra (PET), no estado do Piauí, na 1ª e 2ªedições, dentro do conjunto de uma das maiores políticas de Educação do Campo, o PRONACAMPO, tendo como objetivo geral: analisar as potencialidades e limites desse programa, no e stado do Piauí, relacionando-o ao direito à E ducação do C ampo e como objetivos específicos: i dentificar os agentes políticos e o seu nível de participação no programa; analisar o processo de implementação dentro da Universidade Federal do Piauí; identificar a percepção dos participantes quanto à estrutura pedagógica, administrativa, política e financeira; e analisar os critérios relativos ao vínculo dos cursistas, currículo do curso e escolha dos municípios participantes. Quanto à metodologia, trata-se de u m estudo de c aso, com abordagem qualitativa a partir das entrevistas com p articipantes do programa. Como aporte teórico para a sustentação das análises, baseou-se na literatura que trata do programa, bem como nos estudos sobre Educação do Campo de Arroyo (2015), Caldart (2023), Hage (2021), Mainardes (2018) e Munarim e Locks (2012); sobre políticas públicas, nas pesquisas de Fernandes et al. (2008); sobre estudo de caso, nos trabalhos de Graham (2010), Martins (2006) e Yin (2001, 2015), triangulando os dados teóricos, legislação e realidade. Os dados encontrados indicam que programas como o Escola da Terra representam parte do direito à e ducação dos povos do c ampo e uma ação de resistência contra a educação hegemônica que se impõe a essa população . A pesquisa identificou que o PET no Piauí tem qualificado os professores para atuar no campo, assim como apresentado condições para adequar e elevar o nível de formação dos docentes atuantes nas zonas rurais do estado e que se faz necessário ampliar o número de vagas e de investimento em políticas para o campo piauiense como medida de combate ao fechamento e nucleação da escola, tal como parte da garantia do direito à educação e de medida de justiça social a essa população. Palavras-chave: Politica educacional. E ducação do C ampo; Programa Escola da Terra; d ireito à educação.
ABSTRACT: The present study investigates the Escola da Terra Program in the State of Piauí in the 1st and 2nd edition within the set of one of the largest Rural Education policies, PRONACAMPO, with the general objective: to analyze the potentialities and limits of this Program in the State of Piauí. Piauí relating it to the right to Rural Education and as specific objectives the aim was to identify political agents and their level of participation in the Program; analyze the implementation process within the Federal University of Piauí; identify the participants' perception regarding the pedagogical, administrative, political and financial structure and analyze the criteria related to the course participants' commitment, course curriculum and choice of participating municipalities. As for the methodology, it is a Case Study. The approach is qualitative and has as theoretical contributions to support the analyzes the literature that organizes the program, interviews with Program participants in Piauí as well as studies o n Rural Education Arroyo (2015), Caldart (2023), Hage (2021), Mainardes (2018) and Munarim and Locks (2012); public policies, Fernandes et al. (2008); case study Graham (2010), Martins (2006) and Yin (2001, 2015), t riangulating theoretical data, l egislation and reality. In this sense, the findings indicate that programs such as Escola da Terra represent part of the right to Education of rural people and an action of resistance against the hegemonic education that has historically been imposed on this population. The research identified that PET in Piauí has qualified teachers to work in the field, thus presenting a condition to adapt and raise the level of training of teachers working in rural areas of the state and that, if it is necessary to increase the number of vacancies and of investment in policies for the countryside of Piauí as a measure to combat the closure and nucleation of schools, as part of guaranteeing the right to education and a measure of social justice for this population.Keywords: E ducational politics. Rural E ducation; Escola da Terra Program; r ight to e ducation.