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BIOLOGIA E BIOÉTICA: Significações de professores e alunos mediadas por atividade pedagógica na perspectiva da formação humana

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dc.contributor.author SANTOS, Alisson Carlos Avelino
dc.date.accessioned 2025-01-09T16:13:07Z
dc.date.available 2025-01-09T16:13:07Z
dc.date.issued 2025-01-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3793
dc.description Orientadora:: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinador interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinador externo:Profa. Dra. Maria Escolástica de Moura Santos Examinador externo: Prof. Dr. Raimundo Nonato Moura Oliveira -Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Examinador externo :Profa. Dra. Luciana de oliveira Rocha Magalhães.- Universidade de Taubaté (UNITAU) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO :O campo da Bioética reflete e debate acerca das questões éticas e morais referentes aos impactos negativos do emprego equivocado da ciência e tecnologia. Esse campo de estudo é presente como disciplina em alguns cursos de graduação, mas existem estudos que defendem a abordagem desse conhecimento, também, na educação básica, por acreditar que o trabalho pedagógico envolvendo temas ligados à Bioética pode favorecer uma formação mais crítica e humanizada aos estudantes. Neste sentido, a pesquisa vinculada à linha Formação humana e processos educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, parte do seguinte problema: como se constitui a atividade pedagógica no Ensino Médio com potencial de mediar o desenvolvimento da consciência Bioética de docentes e estudantes? Para tanto, guia-se pelo objetivo geral de investigar a produção de significações mediada pela atividade pedagógica no Ensino Médio que medeie o desenvolvimento da consciência Bioética da docente e estudantes. De forma específica: conhecer a significação que professores e alunos têm sobre a Bioética; desenvolver ações formativas que expandam a significação de professores e alunos acerca da Bioética; realizar Atividade pedagógica a partir de temas da Bioética que medeiem o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. A pesquisa de natureza crítica dialética fundamenta-se teoricamente nos aportes da Psicologia Histórico Cultural. Participam da pesquisa uma professora de Biologia no Ensino Médio da rede pública de ensino de Caxias Maranhão, juntamente com 30 (trinta) alunos de uma turma de terceiro ano, na qual a professora ministra a disciplina de Biologia. A produção de dados envolve os seguintes procedimentos: entrevista semiestruturada, questionário, reunião de planejamento, roda de conversa. A análise dos dados e sua realização adota o procedimento denominado Análise textual discursiva, envolve atividade pedagógica com os estudantes com o objetivo de promover a expansão das significações acerca dos temas aborto e células-tronco, temas da bioética, escolhidos pelos estudantes para discussão. Os resultados da investigação apontam que a professora participante significa a relação Bioética e a realidade social, a importância da Bioética para a formação profissional e Bioética e a atividade pedagógica no campo de atuação da biologia. Quanto aos estudantes, demonstram um nível de consciência acerca da Bioética fortemente mediada pelo cotidiano, e pouco ou nenhum conhecimento acerca dos temas aborto e células-tronco. Todavia, com a realização da atividade pedagógica, evidenciaram indícios da expansão de suas significações uma vez que na avaliação da atividade, demonstraram apropriação dos conteúdos lecionados. A expansão das significações contribui para o desenvolvimento de suas consciências. Palavras-chave: Atividade pedagógica; Significado e sentido; Consciência Bioética. ABSTRACT : The field of Bioethics reflects and debates about the ethical and moral issues related to the negative impacts of the wrong use of science and technology. This field of study is present as a discipline in some undergraduate courses, but there are studies that defend the approach of this knowledge also in basic education, since it is believed that the pedagogical work involving themes related to Bioethics can favor a more critical and humanized formation of the students. students. In this sense, the research linked to the line Human formation and educational processes of the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí, starts from the following problem: how is the pedagogical activity in high school with the potential to mediate the development of Bioethical awareness constituted in students? To solve this problem, the general objective of the investigation is to investigate pedagogical activity in high school that mediates the development of Bioethical awareness in students. Specifically: to know the meaning that teachers and students have about Bioethics; develop training actions that expand the meaning of teachers and students about Bioethics; carry out a pedagogical activity based on Bioethics themes that mediate the development of students' critical thinking. The research of dialectic critical nature was theoretically based on the contributions of Cultural Historical Psychology. A high school Biology teacher from the public school system in Caxias Maranhão participated in the research, along with 30 (thirty) students from a third-year class in which the teacher teaches Biology. Data production involved semi-structured interviews, questionnaires, planning meetings and conversation circles. Data analysis was performed using the Discursive Textual Analysis procedure. A pedagogical activity was carried out with the students with the aim of promoting the expansion of meanings regarding the themes of abortion and stem cells, bioethics themes chosen by the students for discussion. The results of the investigation showed that the teacher means the relationship between Bioethics and social reality, the importance of Bioethics for professional training and Bioethics and pedagogical activity in the field of biology. The students, on the other hand, demonstrated a level of awareness about Bioethics that was very mediated by everyday life, and little or no knowledge about abortion and stem cells. However, with the performance of the pedagogical activity, they showed evidence of the expansion of their meanings, since in the evaluation of the activity, they demonstrated appropriation of the contents taught. The expansion of their meanings contributes to the development of their consciences. Key-words: Pedagogical activity; Meaning and sense; Bioethics Consciousness. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Atividade pedagógica pt_BR
dc.subject Significado e Sentido pt_BR
dc.subject Consciência Bioética pt_BR
dc.title BIOLOGIA E BIOÉTICA: Significações de professores e alunos mediadas por atividade pedagógica na perspectiva da formação humana pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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