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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ENGENHARIA: percepção ambiental de engenheiros em obras de pavimentação asfáltica na zona urbana Teresina-PI

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dc.contributor.author CAVALCANTE, Carlos Orestes Araujo
dc.date.accessioned 2025-01-08T14:28:14Z
dc.date.available 2025-01-08T14:28:14Z
dc.date.issued 2025-01-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3791
dc.description Orientador: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho.(PRODEMA/UFPI). Examinadora interna: Prof. Dra. Renata Shirley de Andrade Araújo. Examinadora externa :Prof. Dra. Artemaria Coelho de Andrade -(Universidade Estadual do Piauí-UESPI). Examinadora externa: Dra. Josélia de Carvalho Leão -(Universidade Estadual do Piauí-UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO : O sistema rodoviário brasileiro encontra-se em uma acentuada degradação, necessitando de novos projetos e reparos na infraestrutura existente. Pavimentação asfáltica, assim como qualquer intervenção humana, afeta o meio ambiente, gerando diversos impactos ambientais. Devido à insuficiência de políticas públicas para amenizar os problemas ambientais, a relação entre os problemas ambientais e as instituições acadêmicas se torna mais próxima, e um estudo detalhado da questão é realizado. Nesse projeto, será realizado uma investigação, do ponto de vista da educação ambiental na engenharia, a percepção ambiental dos engenheiros em obras de pavimentação asfáltica na zona urbana de Teresina-PI. A coleta de dados ocorre em duas etapas: Primeira Etapa: Inicialmente a delimitação da área das obras em estudo, e a Segunda Etapa: Definição as obras, será aplicado questionários a engenheiros, visando identificar a percepção ambiental desses profissionais. Análise de Dados: Primeira Análise: Inferência Estatística, classificação dos impactos ambientais levantados de acordo com a legislação ambiental; e a Segunda Análise: Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os impactos ambientais identificados foram classificados em três fases: Fase 0: Preliminar (Planejamento/Projeto); Fase 1: Implantação e Fase 2: Operação da Via Asfáltica. A execução de qualquer obra afetará o meio ambiente. No caso da implantação de vias asfálticas, os danos ambientais são inevitáveis devido à grande área de interferência ocupada pela execução de obras de infraestrutura viária. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes reconhece a importância da Educação Ambiental, mas muitos possuem um conhecimento vago sobre os temas relacionados. Sugere-se a inclusão de conteúdos ambientais nos currículos de engenharia e a promoção de práticas sustentáveis nas atividades profissionais. Conclui-se que a Educação Ambiental é fundamental para formar profissionais conscientes de sua responsabilidade na proteção do meio ambiente, alinhados com a Política Nacional do Meio Ambiente. Por fim, com base na legislação ambiental, foram propostas medidas mitigadoras. Conclusão que os impactos aqui apresentados, ocorrem em praticamente todas as obras de pavimentação asfáltica, o que indica a necessidade de um controle ambiental, visando a manutenção da qualidade ambiental durante o período de implantação do empreendimento rodoviário. PALAVRA-CHAVE: Educação Ambiental; Pavimentação Asfáltica; Educação Ambiental na Engenharia; Percepção Ambiental. ABSTRACT : The Brazilian road system is in severe degradation, requiring new projects and repairs to the existing infrastructure. Asphalt paving, like any human intervention, affects the environment, generating several environmental impacts. The relationship between environmental issues and academic organizations becomes closer as public policies fail to resolve environmental problems, leading to a detailed study of the problem. In this project, an investigation will be carried out, from the point of view of environmental education in engineering, on the environmental perception of engineers in asphalt paving works in the urban area of Teresina-PI. Data collection occurs in two stages: First Stage: Initially the delimitation of the area of the works under study, and the Second Stage: Once the works have been defined, questionnaires will be applied to engineers, aiming to identify the environmental perception of these professionals. Data Analysis: First Analysis: Statistical Inference, classification of environmental impacts assessed in accordance with current environmental legislation; and the Second Analysis: Content Analysis, proposed by Bardin (2009). The identified environmental impacts were classified into three phases: Phase 0: Preliminary (Planning/Project); Phase 1: Implementation and Phase 2: Operation of the Asphalt Road. The execution of any work will affect the environment. In the case of the implementation of asphalt roads, environmental damage is inevitable due to the large area of interference occupied by the execution of road infrastructure works. The results indicated that the majority of participants recognize the importance of Environmental Education, but many have vague knowledge about related topics. It is suggested to include environmental content in engineering curricula and promote sustainable practices in professional activities. It is concluded that Environmental Education is essential to train professionals aware of their responsibility in protecting the environment, in line with the National Environmental Policy. Finally, based on current environmental legislation, mitigating measures were proposed. Conclusion that the impacts presented here occur in practically all asphalt paving works, which indicates the need for environmental control, aiming to maintain environmental quality during the period of implementation of the road project.. KEYWORD: Environmental Education; Asphalt Paving; Environmental Education in Engineering; Environmental Perception. pt_BR
dc.description.sponsorship Não informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Ambiental. pt_BR
dc.subject Pavimentação Asfáltica pt_BR
dc.subject Educação Ambiental na Engenharia pt_BR
dc.subject Percepção Ambienta pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ENGENHARIA: percepção ambiental de engenheiros em obras de pavimentação asfáltica na zona urbana Teresina-PI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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