Abstract:
RESUMO : O sistema rodoviário brasileiro encontra-se em uma acentuada degradação,
necessitando de novos projetos e reparos na infraestrutura existente. Pavimentação
asfáltica, assim como qualquer intervenção humana, afeta o meio ambiente, gerando
diversos impactos ambientais. Devido à insuficiência de políticas públicas para
amenizar os problemas ambientais, a relação entre os problemas ambientais e as
instituições acadêmicas se torna mais próxima, e um estudo detalhado da questão é
realizado. Nesse projeto, será realizado uma investigação, do ponto de vista da
educação ambiental na engenharia, a percepção ambiental dos engenheiros em obras
de pavimentação asfáltica na zona urbana de Teresina-PI. A coleta de dados ocorre
em duas etapas: Primeira Etapa: Inicialmente a delimitação da área das obras em
estudo, e a Segunda Etapa: Definição as obras, será aplicado questionários a
engenheiros, visando identificar a percepção ambiental desses profissionais. Análise
de Dados: Primeira Análise: Inferência Estatística, classificação dos impactos
ambientais levantados de acordo com a legislação ambiental; e a Segunda Análise:
Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os impactos ambientais
identificados foram classificados em três fases: Fase 0: Preliminar
(Planejamento/Projeto); Fase 1: Implantação e Fase 2: Operação da Via Asfáltica. A
execução de qualquer obra afetará o meio ambiente. No caso da implantação de vias
asfálticas, os danos ambientais são inevitáveis devido à grande área de interferência
ocupada pela execução de obras de infraestrutura viária. Os resultados indicaram que
a maioria dos participantes reconhece a importância da Educação Ambiental, mas
muitos possuem um conhecimento vago sobre os temas relacionados. Sugere-se a
inclusão de conteúdos ambientais nos currículos de engenharia e a promoção de
práticas sustentáveis nas atividades profissionais. Conclui-se que a Educação
Ambiental é fundamental para formar profissionais conscientes de sua
responsabilidade na proteção do meio ambiente, alinhados com a Política Nacional
do Meio Ambiente. Por fim, com base na legislação ambiental, foram propostas
medidas mitigadoras. Conclusão que os impactos aqui apresentados, ocorrem em
praticamente todas as obras de pavimentação asfáltica, o que indica a necessidade
de um controle ambiental, visando a manutenção da qualidade ambiental durante o
período de implantação do empreendimento rodoviário.
PALAVRA-CHAVE: Educação Ambiental; Pavimentação Asfáltica; Educação
Ambiental na Engenharia; Percepção Ambiental.
ABSTRACT :
The Brazilian road system is in severe degradation, requiring new projects and repairs
to the existing infrastructure. Asphalt paving, like any human intervention, affects the
environment, generating several environmental impacts. The relationship between
environmental issues and academic organizations becomes closer as public policies
fail to resolve environmental problems, leading to a detailed study of the problem. In
this project, an investigation will be carried out, from the point of view of environmental
education in engineering, on the environmental perception of engineers in asphalt
paving works in the urban area of Teresina-PI. Data collection occurs in two stages:
First Stage: Initially the delimitation of the area of the works under study, and the
Second Stage: Once the works have been defined, questionnaires will be applied to
engineers, aiming to identify the environmental perception of these professionals. Data
Analysis: First Analysis: Statistical Inference, classification of environmental impacts
assessed in accordance with current environmental legislation; and the Second
Analysis: Content Analysis, proposed by Bardin (2009). The identified environmental
impacts were classified into three phases: Phase 0: Preliminary (Planning/Project);
Phase 1: Implementation and Phase 2: Operation of the Asphalt Road. The execution
of any work will affect the environment. In the case of the implementation of asphalt
roads, environmental damage is inevitable due to the large area of interference
occupied by the execution of road infrastructure works. The results indicated that the
majority of participants recognize the importance of Environmental Education, but
many have vague knowledge about related topics. It is suggested to include
environmental content in engineering curricula and promote sustainable practices in
professional activities. It is concluded that Environmental Education is essential to train
professionals aware of their responsibility in protecting the environment, in line with the
National Environmental Policy. Finally, based on current environmental legislation,
mitigating measures were proposed. Conclusion that the impacts presented here occur
in practically all asphalt paving works, which indicates the need for environmental
control, aiming to maintain environmental quality during the period of implementation
of the road project..
KEYWORD: Environmental Education; Asphalt Paving; Environmental Education in
Engineering; Environmental Perception.