Repositório Institucional da UFPI

ANÁLISE SEMIÓTICA DA BELEZA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MAQUIAGEM

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dc.contributor.author BARBOSA, Isana Maria Ferreira
dc.date.accessioned 2016-10-21T16:43:42Z
dc.date.available 2016-10-21T16:43:42Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/378
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francisco Wellington Borges Gomes. 1º Membro Interno: Profa. Dra. Ana Cláudia Oliveira Silva. 2º Membro Interno: Prof. Dr. João Benvindo de Moura. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Com o objetivo de investigar a formação de sentido em textos multimodais do gênero anúncio publicitário, este trabalho descreve os processos semióticos presentes na estrutura dos textos, observando a contribuição persuasiva de conceitos de beleza possivelmente trazidos ideologicamente na sua estrutura. Estudos de imagens em conjunto com textos verbais surgiram a partir da necessidade de se compreender como funciona a utilização de recursos semióticos na construção de sentidos produzida pelos mesmos, através principalmente do seu caráter interativo interpessoal e composicional, por meio da análise semiótica social, e recorrendo à Gramática do design visual, de Kress e van Leeuwen (2006), define-se o papel social e ideológico desse conceito do que é belo para a informação publicitária com fins persuasivos nessa relação entre produção e consumo de informação. De acordo com os objetivos a serem atingidos neste trabalho, a metodologia utilizada é exploratória, de base qualitativa, com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 6 anúncios publicitários recolhidos em revistas femininas brasileiras publicadas nos meses de junho e outubro de 2014. Foram elas as revistas Glamour, Marie Claire, Boa Forma, Estilo de vida e Claudia, todas voltadas a um público alvo que coincide com o mesmo possível consumidor de produtos de maquiagem. Com o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se ideais de beleza clássicos, tradicionais, de nacionalidade brasileira, e ainda luxo e naturalidade convivem com conceitos clássicos de beleza que ultrapassam limites temporais e conferem ideais a serem alcançados por meio da aquisição e uso das maquiagens. Seu comportamento constitui elemento construtor de argumento para a venda de produtos que, teoricamente, atenderiam a essa demanda do público alvo de adquirir o que socialmente seria aceito enquanto belo. Assim, o conceito de beleza trazido em cada texto, através de seus elementos, verbais e/ou imagéticos, constitui em si mesmo o principal argumento persuasivo e traz consigo constructos de significação idealizados de belezas, acionando uma necessidade de consumo que é o primordial intuito de um texto que comunica com finalidade de venda de produtos e, inclusive, ideias. Essas ideologias do que é belo enquanto clássico, feminino, brasileiro e luxuoso apresentadas nos anúncios constituem-se socialmente em verdade, por meio das estratégias argumentativas analisadas por metafunções presentes nos textos, no momento desse diálogo entre participantes do processo textual. Em metafunção representacional, observou-se a unanimidade de processos conceituais analíticos, nos quais um portador carrega atributos. Já em análise mais detalhada da metafunção interativa, tem-se as presenças em igual número de olhares de oferta e demanda, caracterizando relações de proximidade entre o que é retratado e seu expectador, mas também exposição como uma vitrine disposta à apreciação. A distância social mostra-se predominantemente muito próxima, em imagens de recortes específicos em closes e bustos, em perspectiva frontal e modalidade naturalística, conferindo uma maior empatia e identificação com o observador. Essa aproximação é favorecida em todas as escolhas de tratamento de imagem e relações com os textos verbais. Pela metafunção composicional, os anúncios caracterizam-se por valores informativos da beleza ofertada como dada, posicionada à esquerda, e o novo em seguida caracterizado pelos produtos que proporcionariam o belo especificamente apresentado, além dos ideais acima e realidade abaixo pelos produtos. As estruturas são normalmente divididas em dois quadrantes, até por constituírem páginas e representarem especificamente beleza e seus objetos de construção. A saliência é trazida sempre no produto em uso no portador. Assim, os anúncios apresentam em sua constituição imagética instantes de atividade social que favorecem um processo que constrói valores dentro de uma sociedade consumidora de produtos, mas, principalmente, de ideias e informação valorativa. ABSTRACT In order to investigate the formation of meaning in multimodal texts of the advertisement genre, this work describes the semiotic processes present in the structure of the texts, aiming at an investigation on the persuasive contribution of beauty concepts possibly brought ideologically in its structure. Image studies in association with the study of verbal texts emerged from the need to understand how the construction of meanings produced by semiotic texts would happen, primarily through their interpersonal/interactive and compositional nature, seeking, through social semiotic analysis by the use of the grammar of visual design, proposed by Kress & van Leeuwen, to perceive the social and ideological roles of the concept of what is beautiful to advertising information with persuasive purposes, in this relationship between production and consumption of information. The methodology used is exploratory, qualitative research, with descriptive analysis. For that, we selected a corpus of 6 advertisements collected in Brazilian women's magazines. They were the magazines Glamour, Marie Claire , Boa Forma , Estilo de vida and Claudia, all geared to a target audience that matches the same possible consumer makeup products . With the development of this research , there was classical ideals of beauty , traditional , a Brazilian national , and even luxury and naturalness coexist with classical concepts of beauty beyond time limits and provide ideals to be achieved through the acquisition and use of makeup . Their behavior is argument constructor element for the sale of products that theoretically would meet this target public demand to buy what would be socially accepted as beautiful. Their behavior is argument constructor element for the sale of products that theoretically would meet this target public demand to buy what would be socially accepted as beautiful. Thus, the concept of beauty brought in each text, through its elements, verbal and/or pictorial, constitutes in itself the main argument for selling them and brings meanings that trigger a need for consumption, the primary purpose of a text that communicates with sales purposes. These ideologies of what is beautiful as classical, female , Brazilian and luxurious presented in the ads constitute socially in fact, through argumentative strategies analyzed by metafunctions present in the text at the time of this dialogue between participants of the textual process. In representational metafunction, there was unanimity of analytical conceptual processes, in which a carrier carries attributes. In more detailed analysis of interactive metafunction, there is the presence in the same number of supply and demand looks, featuring close relationships between what is depicted and your viewer, but also exhibition as a showcase willing to appreciation. Social distance is shown to be predominantly very close in specific cuts images in close-ups and busts in front and naturalistic mode perspective, giving greater empathy and identification with the observer. This approach is favored in all image processing choices and relationships with verbal texts. For compositional metafunction, ads are characterized by informational beauty values offered as given, positioned to the left, and then again characterized by products that would provide the beautiful specifically presented in addition to the above ideals and reality below the products. The structures are usually divided into two quadrants, until they constitute pages and specifically represent beauty and their construction objects. The boss is always brought the product in use in the carrier. So the ads present in its constitution imagery moments of social activity that favor a process that builds values within a consumer society of products, but mainly ideas and evaluative information. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso zh pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Imagem pt_BR
dc.subject GDV pt_BR
dc.subject Beleza pt_BR
dc.subject Ideologia pt_BR
dc.subject Advertisement pt_BR
dc.subject Image pt_BR
dc.subject Beauty pt_BR
dc.subject Ideology pt_BR
dc.title ANÁLISE SEMIÓTICA DA BELEZA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MAQUIAGEM pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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