dc.description.abstract |
RESUMO:
Com o objetivo de investigar a formação de sentido em textos multimodais do gênero anúncio
publicitário, este trabalho descreve os processos semióticos presentes na estrutura dos textos,
observando a contribuição persuasiva de conceitos de beleza possivelmente trazidos
ideologicamente na sua estrutura. Estudos de imagens em conjunto com textos verbais
surgiram a partir da necessidade de se compreender como funciona a utilização de recursos
semióticos na construção de sentidos produzida pelos mesmos, através principalmente do seu
caráter interativo interpessoal e composicional, por meio da análise semiótica social, e
recorrendo à Gramática do design visual, de Kress e van Leeuwen (2006), define-se o papel
social e ideológico desse conceito do que é belo para a informação publicitária com fins
persuasivos nessa relação entre produção e consumo de informação. De acordo com os
objetivos a serem atingidos neste trabalho, a metodologia utilizada é exploratória, de base
qualitativa, com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 6
anúncios publicitários recolhidos em revistas femininas brasileiras publicadas nos meses de
junho e outubro de 2014. Foram elas as revistas Glamour, Marie Claire, Boa Forma, Estilo de
vida e Claudia, todas voltadas a um público alvo que coincide com o mesmo possível
consumidor de produtos de maquiagem. Com o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se
ideais de beleza clássicos, tradicionais, de nacionalidade brasileira, e ainda luxo e naturalidade
convivem com conceitos clássicos de beleza que ultrapassam limites temporais e conferem
ideais a serem alcançados por meio da aquisição e uso das maquiagens. Seu comportamento
constitui elemento construtor de argumento para a venda de produtos que, teoricamente,
atenderiam a essa demanda do público alvo de adquirir o que socialmente seria aceito
enquanto belo. Assim, o conceito de beleza trazido em cada texto, através de seus elementos,
verbais e/ou imagéticos, constitui em si mesmo o principal argumento persuasivo e traz
consigo constructos de significação idealizados de belezas, acionando uma necessidade de
consumo que é o primordial intuito de um texto que comunica com finalidade de venda de
produtos e, inclusive, ideias. Essas ideologias do que é belo enquanto clássico, feminino,
brasileiro e luxuoso apresentadas nos anúncios constituem-se socialmente em verdade, por
meio das estratégias argumentativas analisadas por metafunções presentes nos textos, no
momento desse diálogo entre participantes do processo textual. Em metafunção
representacional, observou-se a unanimidade de processos conceituais analíticos, nos quais
um portador carrega atributos. Já em análise mais detalhada da metafunção interativa, tem-se
as presenças em igual número de olhares de oferta e demanda, caracterizando relações de
proximidade entre o que é retratado e seu expectador, mas também exposição como uma
vitrine disposta à apreciação. A distância social mostra-se predominantemente muito próxima,
em imagens de recortes específicos em closes e bustos, em perspectiva frontal e modalidade
naturalística, conferindo uma maior empatia e identificação com o observador. Essa
aproximação é favorecida em todas as escolhas de tratamento de imagem e relações com os
textos verbais. Pela metafunção composicional, os anúncios caracterizam-se por valores
informativos da beleza ofertada como dada, posicionada à esquerda, e o novo em seguida
caracterizado pelos produtos que proporcionariam o belo especificamente apresentado, além
dos ideais acima e realidade abaixo pelos produtos. As estruturas são normalmente divididas
em dois quadrantes, até por constituírem páginas e representarem especificamente beleza e
seus objetos de construção. A saliência é trazida sempre no produto em uso no portador.
Assim, os anúncios apresentam em sua constituição imagética instantes de atividade social
que favorecem um processo que constrói valores dentro de uma sociedade consumidora de
produtos, mas, principalmente, de ideias e informação valorativa. ABSTRACT
In order to investigate the formation of meaning in multimodal texts of the advertisement
genre, this work describes the semiotic processes present in the structure of the texts, aiming
at an investigation on the persuasive contribution of beauty concepts possibly brought
ideologically in its structure. Image studies in association with the study of verbal texts
emerged from the need to understand how the construction of meanings produced by semiotic
texts would happen, primarily through their interpersonal/interactive and compositional
nature, seeking, through social semiotic analysis by the use of the grammar of visual design,
proposed by Kress & van Leeuwen, to perceive the social and ideological roles of the concept
of what is beautiful to advertising information with persuasive purposes, in this relationship
between production and consumption of information. The methodology used is exploratory,
qualitative research, with descriptive analysis. For that, we selected a corpus of 6
advertisements collected in Brazilian women's magazines. They were the magazines Glamour,
Marie Claire , Boa Forma , Estilo de vida and Claudia, all geared to a target audience that
matches the same possible consumer makeup products . With the development of this
research , there was classical ideals of beauty , traditional , a Brazilian national , and even
luxury and naturalness coexist with classical concepts of beauty beyond time limits and
provide ideals to be achieved through the acquisition and use of makeup . Their behavior is
argument constructor element for the sale of products that theoretically would meet this target
public demand to buy what would be socially accepted as beautiful. Their behavior is
argument constructor element for the sale of products that theoretically would meet this target
public demand to buy what would be socially accepted as beautiful. Thus, the concept of
beauty brought in each text, through its elements, verbal and/or pictorial, constitutes in itself
the main argument for selling them and brings meanings that trigger a need for consumption,
the primary purpose of a text that communicates with sales purposes. These ideologies of
what is beautiful as classical, female , Brazilian and luxurious presented in the ads constitute
socially in fact, through argumentative strategies analyzed by metafunctions present in the
text at the time of this dialogue between participants of the textual process. In representational
metafunction, there was unanimity of analytical conceptual processes, in which a carrier
carries attributes. In more detailed analysis of interactive metafunction, there is the presence
in the same number of supply and demand looks, featuring close relationships between what
is depicted and your viewer, but also exhibition as a showcase willing to appreciation. Social
distance is shown to be predominantly very close in specific cuts images in close-ups and
busts in front and naturalistic mode perspective, giving greater empathy and identification
with the observer. This approach is favored in all image processing choices and relationships
with verbal texts. For compositional metafunction, ads are characterized by informational
beauty values offered as given, positioned to the left, and then again characterized by products
that would provide the beautiful specifically presented in addition to the above ideals and
reality below the products. The structures are usually divided into two quadrants, until they
constitute pages and specifically represent beauty and their construction objects. The boss is
always brought the product in use in the carrier. So the ads present in its constitution imagery
moments of social activity that favor a process that builds values within a consumer society of
products, but mainly ideas and evaluative information. |
pt_BR |