Repositório Institucional da UFPI

O NEOFASCISMO NA COTIDIANIDADE: uma análise das reverberações neofascistas no cotidiano de estudantes do Ensino Médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MAGALHÃES, Antonia Márcia da Silva
dc.date.accessioned 2024-11-18T14:06:21Z
dc.date.available 2024-11-18T14:06:21Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3783
dc.description Orientadora: Dra. Maria Escolástica de Moura Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinadora interna: Profa. Dra. Anita Helena Schlesener pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI) tem como problema central a seguinte indagação: quais as reverberações do neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino no município de União-PI? E como objetivo geral: analisar as reverberações do neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em União-PI. Para tanto, trilhamos como caminho teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, fundamentado em Karl Marx, Antonio Gramsci e Gyorgy Lukács, que visa analisar um determinado objeto em sua totalidade, considerando sua relação dialética com a particularidade e a singularidade. No primeiro momento realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de demonstrar a relação entre o neofascismo brasileiro e o fascismo clássico, este entendido como um movimento reacionário ocorrido entregueras, sobretudo na Itália liderada por Benito Mussolini, bem como no Império Nazista sob liderança de Adolf Hitler. Em seguida buscamos identificar as instituições responsáveis por disseminar a ideologia neofascista no âmbito educacional escolar brasileiro. Entendemos que perante um contexto de crises políticas, econômicas e sociais, apresentam-se reformas nos mais diferentes setores, dentre os quais a educação escolar que tem sido visada por várias organizações liberais e neoconservadoras como as thiks tanks e o Banco Mundial que buscam garantir a manutenção da ordem social vigente. Nessa etapa, além da pesquisa bibliográfica realizamos uma pesquisa documental. Posteriormente nos dedicamos a caracterizar aspectos do neofascismo e sua expressão no cotidiano de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de União-PI. Nessa terceira e última etapa da pesquisa foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública da supracitada cidade, da qual participaram sete estudantes, escolhidos através dos seguintes critérios: disponibilidade, interesse em participar da pesquisa, estar cursando o 3º ano do ensino médio e ter faixa etária de 16 a 18 anos. Para a análise das falas dos participantes utilizamos a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes (2003). Para concluir, constatamos que o neofascismo brasileiro se caracteriza pelo reaparecimento de elementos típicos do fascismo clássico, como o uso da violência e ataque a organizações políticas dissidentes, o fim da liberdade de imprensa sob a máscara da defesa da liberdade de expressão, aniquilação da democracia liberal etc. Todas essas características têm reverberado em vários âmbitos sociais, inclusive na educação e na cotidianidade de estudantes que, assim como a maioria da população estão suscetíveis a serem convencidos pelos movimentos reacionários neofascistas. ABSTRACT This research, linked to the Human Formation and Educational Processes research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí (PPGED/UFPI), addresses the central problem: what are the reverberations of neofascism in the daily lives of high school students in a public school in the city of União-PI? The general objective is to analyze the reverberations of neofascism in the daily lives of high school students in a public school in União-PI. The theoretical and methodological path chosen is historical and dialectical materialism, grounded in Karl Marx, Antonio Gramsci, and Gyorgy Lukács, aiming to analyze a specific object in its entirety, considering its dialectical relationship with particularity and singularity. Initially, a bibliographic research was conducted to demonstrate the relationship between Brazilian neofascism and classical fascism, the latter understood as a reactionary movement that occurred in the interwar period, especially in Italy led by Benito Mussolini, and in the Nazi Empire under the leadership of Adolf Hitler. Subsequently, efforts were made to identify institutions responsible for disseminating neofascist ideology in Brazilian school education. In the context of political, economic, and social crises, various sectors undergo reforms, including school education targeted by liberal and neoconservative organizations such as think tanks and the World Bank, seeking to ensure the maintenance of the current social order. In addition to bibliographic research, a documentary research was conducted. Later, the focus shifted to characterizing aspects of neofascism and its expression in the daily lives of third-year high school students in a public school in the city of União-PI. In the third and final stage of the research, a field study was conducted in a public school in the aforementioned city, involving seven students selected based on criteria such as availability, interest in participating in the research, enrollment in the third year of high school, and an age range of 16 to 18 years. The participants' statements were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) technique by Moraes (2003). In conclusion, it was observed that Brazilian neofascism is characterized by the reappearance of typical elements of classical fascism, such as the use of violence and attacks on dissident political organizations, the suppression of press freedom under the guise of defending freedom of expression, and the annihilation of liberal democracy, among others. All these characteristics have reverberated in various social spheres, including education and the daily lives of students who, like the majority of the population, are susceptible to being influenced by neofascist reactionary movements. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Fascismo clássico pt_BR
dc.subject Neofascismo pt_BR
dc.subject Cotidianidade pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Classical fascism pt_BR
dc.subject Neofascism pt_BR
dc.subject Daily life pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.title O NEOFASCISMO NA COTIDIANIDADE: uma análise das reverberações neofascistas no cotidiano de estudantes do Ensino Médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account