Abstract:
RESUMO
A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos
do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí
(PPGED/UFPI) tem como problema central a seguinte indagação: quais as reverberações do
neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de
ensino no município de União-PI? E como objetivo geral: analisar as reverberações do
neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em União-PI. Para tanto, trilhamos como caminho teórico e metodológico o materialismo histórico e
dialético, fundamentado em Karl Marx, Antonio Gramsci e Gyorgy Lukács, que visa analisar
um determinado objeto em sua totalidade, considerando sua relação dialética com a
particularidade e a singularidade. No primeiro momento realizamos uma pesquisa
bibliográfica a fim de demonstrar a relação entre o neofascismo brasileiro e o fascismo
clássico, este entendido como um movimento reacionário ocorrido entregueras, sobretudo na
Itália liderada por Benito Mussolini, bem como no Império Nazista sob liderança de Adolf
Hitler. Em seguida buscamos identificar as instituições responsáveis por disseminar a
ideologia neofascista no âmbito educacional escolar brasileiro. Entendemos que perante um
contexto de crises políticas, econômicas e sociais, apresentam-se reformas nos mais
diferentes setores, dentre os quais a educação escolar que tem sido visada por várias
organizações liberais e neoconservadoras como as thiks tanks e o Banco Mundial que buscam
garantir a manutenção da ordem social vigente. Nessa etapa, além da pesquisa bibliográfica
realizamos uma pesquisa documental. Posteriormente nos dedicamos a caracterizar aspectos
do neofascismo e sua expressão no cotidiano de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de
uma escola pública da cidade de União-PI. Nessa terceira e última etapa da pesquisa foi feita
uma pesquisa de campo em uma escola pública da supracitada cidade, da qual participaram
sete estudantes, escolhidos através dos seguintes critérios: disponibilidade, interesse em
participar da pesquisa, estar cursando o 3º ano do ensino médio e ter faixa etária de 16 a 18
anos. Para a análise das falas dos participantes utilizamos a técnica de Análise Textual
Discursiva (ATD) de Moraes (2003). Para concluir, constatamos que o neofascismo brasileiro
se caracteriza pelo reaparecimento de elementos típicos do fascismo clássico, como o uso da
violência e ataque a organizações políticas dissidentes, o fim da liberdade de imprensa sob a
máscara da defesa da liberdade de expressão, aniquilação da democracia liberal etc. Todas
essas características têm reverberado em vários âmbitos sociais, inclusive na educação e na
cotidianidade de estudantes que, assim como a maioria da população estão suscetíveis a serem
convencidos pelos movimentos reacionários neofascistas.
ABSTRACT
This research, linked to the Human Formation and Educational Processes research line of the
Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí (PPGED/UFPI), addresses
the central problem: what are the reverberations of neofascism in the daily lives of high school
students in a public school in the city of União-PI? The general objective is to analyze the
reverberations of neofascism in the daily lives of high school students in a public school in
União-PI. The theoretical and methodological path chosen is historical and dialectical
materialism, grounded in Karl Marx, Antonio Gramsci, and Gyorgy Lukács, aiming to analyze
a specific object in its entirety, considering its dialectical relationship with particularity and
singularity. Initially, a bibliographic research was conducted to demonstrate the relationship
between Brazilian neofascism and classical fascism, the latter understood as a reactionary
movement that occurred in the interwar period, especially in Italy led by Benito Mussolini, and
in the Nazi Empire under the leadership of Adolf Hitler. Subsequently, efforts were made to
identify institutions responsible for disseminating neofascist ideology in Brazilian school
education. In the context of political, economic, and social crises, various sectors undergo
reforms, including school education targeted by liberal and neoconservative organizations such
as think tanks and the World Bank, seeking to ensure the maintenance of the current social
order. In addition to bibliographic research, a documentary research was conducted. Later, the
focus shifted to characterizing aspects of neofascism and its expression in the daily lives of
third-year high school students in a public school in the city of União-PI. In the third and final
stage of the research, a field study was conducted in a public school in the aforementioned city,
involving seven students selected based on criteria such as availability, interest in participating
in the research, enrollment in the third year of high school, and an age range of 16 to 18 years.
The participants' statements were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA)
technique by Moraes (2003). In conclusion, it was observed that Brazilian neofascism is
characterized by the reappearance of typical elements of classical fascism, such as the use of
violence and attacks on dissident political organizations, the suppression of press freedom under
the guise of defending freedom of expression, and the annihilation of liberal democracy, among
others. All these characteristics have reverberated in various social spheres, including education
and the daily lives of students who, like the majority of the population, are susceptible to being
influenced by neofascist reactionary movements.