Abstract:
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a utilização de atividades experimentais para o ensino de eletrodinâmica, com o propósito de resolver a questão: a utilização de
atividades experimentais no ensino de eletrodinâmica, na educação básica pode
melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem? Diante da necessidade
de exercitar de maneira prática o que foi ensinado em sala de aula e de apresentar
aos estudantes os conceitos da Física de maneira pratica elaboramos uma sequência
didática com atividades para análise do comportamento de componentes de circuitos
elétricos (resistores, baterias, capacitores) em diferentes configurações. Dessa
maneira, recorremos aos estudos sobre a teoria sócio histórico cultural de Lev
Semenovich Vygotsky, pois a partir dos seus conceitos de zona de desenvolvimento
proximal e mediação se adequa melhor podemos alcançar nossos objetivos. Esta
sequência didática gerou um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional
em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa
pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante CEEP José
Pacífico de Moura Neto no município de Teresina-PI, para alunos da 3º série do
Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em seis grupos de três participantes.
Foi realizado um pré-teste, utilização de um questionário, com o propósito de analisar
o conhecimento prévio dos alunos e, posteriormente, verificou-se uma melhora
expressiva nas notas dos alunos nessa unidade através da realização da prova pós
aplicação da sequência didática. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e
quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Verificou-se que com
a aplicação da sequência didática, os estudantes mostraram-se mais colaborativos,
participando mais efetivamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi notado
o surgimento de uma maior interação entre os alunos que possibilitou diálogos e
debates dos conteúdos envolvidos. Dessa forma, acreditamos, a construção do saber a partir da mediação do professor.
Palavras-chave: Eletrodinâmica. Circuitos. Ensino Médio. Mediação.
ABSTRACT :This work aimed to use experimental activities for the teaching of electrodynamics, with the purpose of solving the question: can the use of experimental activities in the teaching of electrodynamics, in basic education, improve the quality of the teaching and learning process? Faced with the need to practice in a practical way what was taught in the classroom and to introduce students to the concepts of Physics in a
practical way, we developed a didactic sequence with activities to analyze the behavior
of electrical circuit components (resistors, batteries, capacitors) in different settings. In
this way, we resort to studies on the socio-historical-cultural theory of Lev Semenovich
Vygotsky, because from his concepts of zone of proximal development and mediation
that best suits us, we can achieve our goals. This didactic sequence generated an
educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching
(MNPEF) at the Federal University of Piauí (UFPI). This research was applied at the
CEEP José Pacífico de Moura Neto State Vocational Education Center in the city of
Teresina-PI, for students of the 3rd grade of high school, in which the students were
divided into six groups of three participants. A pre-test was carried out, using a
questionnaire, with the purpose of analyzing the students' prior knowledge and, later,
there was a significant improvement in the students' grades in this unit through the test
after the application of the didactic sequence. This work had a qualitative and
quantitative approach that together provided results of the entire process. It was found
that with the application of the didactic sequence, the students were more
collaborative, participating more effectively in the teaching and learning process. It was
noticed the emergence of a greater interaction between the students that made
possible dialogues and debates of the involved contents. In this way, we believe, the
construction of knowledge from the teacher's mediation.
Kewwords: Electrodynamics. circuits. High school. Mediation.