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A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: do grupo escolar ao ginásio bandeirante (1942-1971)

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dc.contributor.author SILVA, Cristiano de Assis
dc.date.accessioned 2016-10-21T15:37:38Z
dc.date.available 2016-10-21T15:37:38Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/377
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes. Membro Interno: Prof. Dr. Luis Carlos Sales. Membro Externo: Profa. Dra. Salânia Maria Barbosa de Melo (UEMA). Membro Externo (Suplente): Profa. Dra. Samara Mendes Araújo (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esse trabalho resulta de uma investigação na área de História da educação. Nele é analisado: A constituição da rede escolar de Timon- MA: do Grupo Escolar ao Ginásio Bandeirante (1942-1971). Tem-se como recorte temporal os anos de 1942 a 1971, justificado em decorrência de que em 1942 era criada a primeira escola, do ponto de vista pedagógico e estético, considerado moderno para os padrões da época, o Grupo Escolar “Urbano Santos” e no ano de 1971, ocorre a reforma na educação nacional brasileira, culminando com a Lei 5692/71. Pesquisa-se aqui a gênese do processo de constituição da rede escolar no município de Timon- MA, as articulações políticas, econômicas de uma sociedade interiorana tendo como marcos a implantação de modelos modernos de escolas, do ponto de vista pedagógico, arquitetônico e sua função na sociedade timonense no recorte temporal de 1942- 1971. Este trabalho está baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da História Cultural, seguindo os traços apontados em Barros (2004); Le Goff (2003); Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs (1990); Catroga (2001), dentre outros. Além destes utilizamos ainda: Azevedo (1976); Nagle (1974); Ribeiro (1992); Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro (2002). Elegeuse como categorias analíticas: Grupos escolares; Inovação conservadora; Representações; Cultura Escolar. Estas baseiam- se em: Faria Filho (2000); Sousa (1998); Vidal (2006); Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs (1990); Catroga (2011); Sousa (2005); Julia (2001). Este trabalho procurou analisar o processo de constituição da rede escolar do município de Timon, por muito silenciado na historiografia educacional maranhense, evidenciando que a constituição da rede escolar de Timon-MA, acompanhou as transformações do município, sendo conduzida numa perspectiva de soluções locais/ regionais, dos pontos de vista pedagógico e financeiro, marcada por contradições, tendo possibilitado aos sujeitos envolvidos nesse processo, experiências escolares significativas e a continuidade de sua escolarização. ABSTRACT This work is the result of an investigation in the area of Educational History. It is analyzed: The constitution of the school network in Timon city in the state of Maranhão: since Grupo Escolar until Ginásio Bandeirante (1942-1971). Based on the years from 1942 to 1971, justified by the fact that in 1942 the first school was set up, according to the pedagogical point of view and the aesthetic one, which was considered modern by the standards of the time, the School called Grupo Escolar Urbano Santos and in 1971, there was a reform to national education, culminating with Law 5692/71. It was searched up here the genesis of the school network formation process in the city of Timon - MA, the political and economic joints of a provincial society taking as benchmark the implementation of modern models of schools, from a pedagogical and architectural perspective according to timonense society in the time frame of 1942-1971. This work is based on theoretical and methodological assumptions of Cultural History, following the lines indicated in Barros (2004); Le Goff (2003); Roger Chartier (1990), Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs (1990); Catroga (2001), among others. In addition, we still use: Azevedo (1976); Nagle (1974); Ribeiro (1992); Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro (2002). It was elected as analytical categories: Grupo Escolar; Conservative innovation; representations; school culture. These are based on: Faria Filho (2000); Sousa (1998); Vidal (2006); Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs (1990); Catroga (2011); Sousa (2005); Julia (2001). This study sought to analyze the school system generation process of the city of Timon, however it was silenced in Maranhão educational historiography, showing that the establishment of the school network of Timon-MA has accompanied the changes in the city, and it is being conducted with a view to local/regional solutions based on points of educational and financial view, characterized by contradictions which made it possible for the subjects involved in this process, significant school experiences and a continued education for them. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação-História-Maranhão pt_BR
dc.subject Educação-História-Timon (MA) pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.title A CONSTITUIÇÃO DA REDE ESCOLAR DE TIMON-MA: do grupo escolar ao ginásio bandeirante (1942-1971) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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