Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Isaias do Nascimento,
dc.date.accessioned 2024-11-11T13:29:39Z
dc.date.available 2024-11-11T13:29:39Z
dc.date.issued 2024-11-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3778
dc.description Orientador: Prof. Dr. Micaias Andrade Rodrigues. Examinador interno: Boniek Venceslau da Cruz Silva. Examinador externo: João Eduardo Fernandes Ramos- UFPE. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO :Atualmente, os jovens procuram os meios que os proporcionem as respostas mais rápidas e fáceis possíveis, nessa busca por respostas de fácil acesso muitas vezes são aceitas teorias incompatíveis com os estudos da Ciência. Essa prática em aceitar qualquer tipo de respostas tem prejudicado o meio escolar fazendo com que os jovens não tenham mais interesse pela concepção científica, tornando-os em “tábula rasa”. Nesse sentido, a construção de um modelo de Sequência Didática que colabore para uma aprendizagem significativa surge a todo momento como necessidade nas escolas, devido a forma volátil e dinâmica da escola com seu público que a cada dia torna-se mais jovem. No entanto, mesmo com a alta rotatividade do público, alguns obstáculos na aprendizagem não mudam, como o caso das concepções alternativas que sempre existiram, e provavelmente continuarão existindo, por uma razão básica, o ser humano sempre irá formular explicações razoáveis, sem fundamento científico, para explicar situações problema do dia a dia. Por esse motivo, explicações equivocadas sempre produziram concepções alternativas. Nessa perspectiva o presente trabalho aborda a implementação de uma Sequência Didática voltada para modificação das concepções alternativas referentes aos primeiros fenômenos da Óptica: Absorção, Reflexão e Refração da luz. Para isso, teoria escolhida para fundamentação dessa pesquisa é Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A SE é composta por 4 estágios, sendo o primeiro responsável pela identificação das concepções alternativas, o segundo estágio promove a avaliação formativa através da construção de mapas conceituais, o terceiro estágio compreende a atividade com simulador virtual. E por fim, o último estágio que possui a missão de avaliar todos os resultados analisados durante os estágios iniciais. Os resultados apresentados durante o fim da aplicação do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos alunos nas aulas do ensino de Física, além da verificação de aquisição de conhecimento sobre os fenômenos de absorção, reflexão e refração. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Concepções alternativas, Ensino de Física, Óptica. ABSTRACT :Currently, young individuals seek the means that provide them with the quickest and easiest answers possible. In this quest for easily accessible answers, theories incompatible with scientific studies are often embraced. This practice of accepting any type of answer has detrimentally affected the educational environment, causing the youth to lose interest in scientific concepts, rendering them as "blank slates." In this context, the development of a Didactic Sequence model that contributes to meaningful learning emerges as a constant necessity in schools, due to the volatile and dynamic nature of the educational setting, with an increasingly youthful audience each day. Nevertheless, even with the high turnover of the audience, some obstacles to learning remain unchanged, such as the case of alternative conceptions that have always existed, and likely will continue to exist for a fundamental reason: human beings will always formulate reasonable explanations, devoid of scientific foundation, to elucidate everyday problems. For this reason, misconceptions have consistently generated alternative conceptions. From this perspective, the present study addresses the implementation of a Didactic Sequence aimed at modifying alternative conceptions related to the primary phenomena of Optics: Absorption, Reflection, and Refraction of light. To achieve this, the theory chosen for the foundation of this research is David Ausubel's Theory of Meaningful Learning.The Didactic Sequence comprises four stages. The first stage is responsible for identifying alternative conceptions, while the second stage fosters formative evaluation through the construction of conceptual maps. The third stage involves activities with a virtual simulator, and finally, the last stage is dedicated to evaluating all the results analyzed during the initial stages. The results presented at the end of the application of the educational product proved satisfactory, as they motivated student engagement in Physics classes, in addition to verifying the acquisition of knowledge about the phenomena of absorption, reflection, and refraction. Keywords: Meaningful Learning, Alternative Conceptions, Physics Education, Optics. pt_BR
dc.description.sponsorship Não informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física - Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject . Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Óptica pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account