Abstract:
RESUMO :
Este trabalho foi norteado considerando a contextualização dos conceitos estudados em Física, então considerando os aspectos climáticos de nossa região, propomos estudar os fenômenos físicos associados ao forno solar do tipo caixa, sendo um dispositivo de simples fabricação. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, lei que normatiza a educação básica, foi construída visando o desenvolvimento de competências de habilidades nos egressos da Educação Básica, em suas orientações e a busca pela contextualização dos conteúdos estudados. A mesma lei, norteia a ação
docente, para que estes desenvolvam atividades práticas, podendo facilitar a aprendizagem dos alunos a respeito dos temas científicos mediados por questões cotidianas, como uso de uma energia alternativa no cozimento de alimentos onde tais atividades provocam questionamentos sobre o conteúdo estudado em Termologia. Este trabalho tem como objetivo discutir o uso do Forno Solar Automatizado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando a aprendizagem dos conceitos científicos relacionados aos processos de transmissão de calor. A metodologia usada foi a experimentação com a construção do forno solar e sua automação com a utilização do Arduino. Essa estratégia permitiu a observação do efeito físico analisado, como também permitiu verificar cada variação da temperatura no interior da caixa. Concluímos que os objetivos do trabalho foram alcançados, pois os estudantes participaram ativamente de todas as etapas desenvolvidas, além de sugerirem alterações no experimento, mostrando que atividades práticas e contextualizadas despertam o interesse dos estudantes.
Palavras-chave: Conceitos científicos, Termologia, Aprendizagem Significativa.
ABSTRACT : This work was guided considering the contextualization of the concepts studied in Physics, so considering the climatic aspects of our region, we propose to study the physical phenomena associated with the box-type solar oven, being a device of simple manufacture. The National Common Curricular Base – BNCC, law that regulates basiceducation, was built aiming at the development of skills and abilities in Basic Education graduates, in its orientations and the search for the contextualization of
the contents studied. The same law guides the teaching action, so that they develop practical activities, which can facilitate students' learning about scientific themes mediated by everyday issues, such as the use of alternative energy in cooking food where such activities provoke questions about the content studied in Thermology. This work aims to discuss the use of the Automated Solar Furnace as a tool in the teaching-learning process, helping the learning of scientific concepts related to heat transmission processes. The methodology used was experimentation with the construction of the solar
oven and its automation using Arduino. This strategy allowed the observation of the analyzed physical effect, as well as the verification of each temperature variation inside the box. We conclude that the objectives of the work were achieved, as the students actively participated in all the stages developed, in addition to suggesting changes in the experiment, showing that practical and contextualized activities arouse the students' interest.
Keywords: Scientific concepts, Thermology, Meaningful Learning.