Abstract:
RESUMO :
Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a eficácia da Plataforma Física Virtual como ferramenta mediadora no ensino de Hidrostática para alunos da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Teresina. A Física, muitas vezes percebida como complexa e distante da realidade dos alunos, enfrenta desafios como lacunas conceituais e dificuldades matemáticas. O estudo visa analisar como a adoção dessa tecnologia pode superar tais barreiras, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora. Especificamente busca-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos; apresentar a Plataforma Física Virtual aos alunos; propor a resolução de problemas mediada pela plataforma; e por fim, analisar a percepção dos alunos sobre a contribuição da plataforma para o aprendizado. A pesquisa baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, destacando a importância de conectar novos conhecimentos aos pré-existentes para facilitar a compreensão dos princípios da Hidrostática.
A metodologia combina abordagens quantitativas e qualitativas, utilizando questionários,
entrevistas e observação direta para coletar e analisar dados. Os resultados indicam que a Plataforma Física Virtual proporciona uma experiência de aprendizado mais imersiva e
interativa, facilitando a compreensão de conceitos complexos de Hidrostática. Houve melhoria nos desempenhos em testes e avaliações, maior participação em discussões em sala de aula e um entendimento mais profundo dos princípios da Hidrostática. O pré-teste revelou lacunas no conhecimento dos alunos, enquanto o pós-teste indicou uma melhoria geral na performance, mostrando avanços na compreensão dos conceitos. Além disso, a pesquisa conclui que a Plataforma Física Virtual é uma ferramenta eficaz para melhorar o entendimento e a aplicação dos conceitos de Hidrostática. No entanto, desafios como o acesso à tecnologia, a necessidade de suporte técnico e treinamento para professores, e o equilíbrio entre o uso de tecnologia e a interação humana foram identificados. Futuras investigações devem incluir entrevistas ou questionários detalhados para obter feedbacks mais específicos dos alunos e investigar os efeitos a longo prazo do uso da plataforma na retenção e aplicação dos conceitos de Hidrostática. Os resultados desta pesquisa fornecem insights significativos sobre a eficácia da Plataforma Física Virtual e contribuem para o aprimoramento das práticas educacionais no ensino de Física.
Palavras-chave: Plataforma Física Virtual; Hidrostática; Aprendizagem Significativa;
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Ensino de Física.
ABSTRACT :
This research proposes an investigation into the effectiveness of the Virtual Physical Platform as a mediating tool in teaching hydrostatics to 1st-year high school students at a public school in Teresina. Physics, often perceived as complex and distant from students' everyday reality, faces challenges such as conceptual gaps and mathematical difficulties. The study aims to analyze how the adoption of this technology can overcome such barriers, promoting meaningful and engaging learning. Specifically, it seeks to identify students' prior knowledge, introduce the Virtual Physical Platform to students, propose problem-solving mediated by the platform, and finally, analyze students' perceptions of the platform's contribution to learning. The research is based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, emphasizing the importance of connecting new knowledge to existing knowledge to facilitate the understanding of hydrostatic principles.
The methodology combines quantitative and qualitative approaches, using questionnaires,
interviews, and direct observation to collect and analyze data. Results indicate that the Virtual Physical Platform provides a more immersive and interactive learning experience, facilitating the understanding of complex hydrostatic concepts. There was improvement in test scores, increased participation in classroom discussions, and a deeper understanding of hydrostatic principles. The pre-test revealed gaps in students' knowledge, while the post-test indicated an overall improvement in performance, demonstrating advancements in understanding concepts. Furthermore, the research concludes that the Virtual Physical Platform is an effective tool for enhancing understanding and application of hydrostatic concepts. However, challenges such as access to technology, the need for technical support and training for teachers, and balancing technology use with human interaction were identified. Future research should include detailed interviews or questionnaires to obtain more specific student feedback and investigate the long term effects of platform use on retention and application of hydrostatic concepts. The findings
of this research provide significant insights into the effectiveness of the Virtual Physical
Platform and contribute to the improvement of educational practices in Physics teaching.
Kewwords: Virtual Physical Platform; Hydrostatics; Meaningful Learning; Information and
Communication Technologies (ICTs); Physics Education.