Abstract:
RESUMO : Este estudo tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Óptica na modalidade de Educação de Jovens e 
Adultos (EJA), em consonância com a Teoria Social da Aprendizagem, de Étienne 
Wenger. A aplicação desta SD deu-se no Centro de Educação Profissional Professor 
Ruy Leite Berger Filho, pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Piauí. 
Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os alunos da EJA, etapa VII do turno 
da noite. Esta SD utilizou experimentos de baixo custo, simuladores PhET e 
GeoGebra, aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, questionários criados 
e enviados através do Google Forms, vídeos educativos do YouTube e oficinas de 
aprendizagem. A SD levou em conta o perfil típico dos alunos da EJA: estudantes 
que possuem uma certa experiência de vida e que normalmente trabalham. Por isso, 
a abordagem utilizada priorizou a construção dos conceitos da Óptica em conjunto 
com os alunos, valorizando as suas experiências individuais e o relacionamento da 
turma através da troca de experiências. Durante a aplicação da SD, observou-se o 
bom engajamento dos alunos nas atividades propostas. O ambiente de 
relacionamento de grupo criado favoreceu a livre participação dos alunos em 
levantar e responder os questionamentos. A utilização de simuladores para explicar 
os fenômenos ópticos foi bem aceita pelos estudantes. A observação do Eclipse 
Solar Anular de 14/10/2023, realizada de forma individual em ambiente não escolar 
e compartilhada por eles através do grupo de mensagens instantâneas, contribuiu 
para a consolidação da Comunidade de Prática (CP) em ambiente virtual. As 
oficinas de aprendizagem propostas ao final da SD, com a construção dos dois 
dispositivos, “O Disco de Newton” e “A Câmara Escura”, foram decisivas para 
demonstrar a eficácia da aprendizagem de grupo através da formação da CP. Foi 
para auxiliar os professores dessa modalidade que esta SD foi idealizada, mas nada 
impede que ela possa ser utilizada no ensino regular, desde que o professor realize 
as adaptações que julgar necessárias. 
Palavras-chave: ensino de física; educação de jovens e adultos; sequência didática; 
comunidade de prática; teoria social da aprendizagem. 
ABSTRACT :This study focuses on the development and application of a Didactic Sequence (DS) for teaching Optics in the Youth and Adult Education (YAE) modality, in line with Étienne Wenger's Social Learning Theory. The DS was implemented at the 
Professional Education Center Professor Ruy Leite Berger Filho, which is part of the 
State Department of Education of Piauí. The participants in this research were 
students from the YAE, stage VII of the night shift. This DS utilized low-cost 
experiments, PhET and GeoGebra simulators, the WhatsApp instant messaging app, 
questionnaires created and sent via Google Forms, educational YouTube videos, 
and learning workshops. The DS took into account the typical profile of YAE 
students: individuals who have some life experience and usually work. Therefore, the 
approach used prioritized the construction of Optics concepts together with the 
students, valuing their individual experiences and the class relationships through the 
exchange of experiences. During the DS implementation, good student engagement 
in the proposed activities was observed. The group relationship environment created 
favored the free participation of students in raising and answering questions. The use 
of simulators to explain optical phenomena was well received by the students. The 
observation of the Annular Solar Eclipse on 10/14/2023, conducted individually in a 
non-school environment and shared by them through the instant messaging group, 
contributed to the consolidation of the Community of Practice (CP) in a virtual 
environment. The learning workshops proposed at the end of the DS, with the 
construction of two devices, "Newton's Disk" and "The Camera Obscura," were 
decisive in demonstrating the effectiveness of group learning through the formation of 
the CP. This DS was designed to assist teachers in this modality, but nothing 
prevents it from being used in regular education, provided that the teacher makes the 
necessary adaptations. Keywords: physics teaching; youth and adult education; didactic sequence; community of practice; social learning theory.