Abstract:
RESUMO
O presente trabalho aborda a aplicação de um modelo de jogo didático, Produto Educacional,
que consiste em um jogo com um formato de Manual Básico de Regras que utiliza o Role
Playing Game (RPG) como ferramenta didática para o ensino da Dinâmica na Física, na
Educação Básica. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo construir e aplicar
um modelo de jogo didático como uma metodologia ativa, sob a perspectiva da aprendizagem
significativa. Isto consistiu na elaboração de um modelo de RPG que pudesse identificar as
habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes participantes da pesquisa, através do
uso de questionários relacionados ao RPG e aos conteúdos de Física. Os seus objetivos
consistiram em: investigar quais as formas mais eficientes de usar um jogo educacional ou de
incorporar as Metodologias Ativas a este jogo; verificar se os conteúdos de Física abordados
são os mais adequados à metodologia proposta e aferir qualitativamente os resultados obtidos
no teste do Manual de Regras. A proposta tinha a finalidade de despertar o interesse do aluno
no estudo de Física, estimulando a sua participação ativa em seu processo de formação, e, ao
mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da
aventura proposta no Manual/Jogo de RPG que devem ser solucionadas através dos
conhecimentos prévios de seus participantes. Este trabalho contém uma explicação geral do
que é o RPG e seu funcionamento e a análise dos dados produzidos se deu por meio do
método de análise textual discursiva, aplicado aos resultados das respostas dos questionários e
sobre as impressões do Professor autor desse trabalho, em uma aventura de RPG aplicada em
turmas de alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de
Teresina-PI. Através dos resultados obtidos com os instrumentos de coleta de dados e das
observações feitas durante e após a aplicação do RPG, objeto deste trabalho, percebemos que
o uso desse jogo propiciou uma grande interação entre os alunos, despertando nestes um
maior interesse pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito à
argumentação e à exposição de suas ideias. Desta forma, a aplicação do RPG de forma remota
promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando ainda, que a introdução dos jogos
lúdicos foi bem recebida pelos alunos e aumentou a interação entre professor e aluno. Por fim,
percebemos através dos resultados que o RPG é um recurso que auxilia o Ensino de Física,
aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos
conceitos físicos de Dinâmica.
ABSTRACT
The present work address the application of a didactic game model, an Educational Resource,
which consists of a game with a Player’s Handbook that uses the Role Playing Game (RPG)
as a didactic tool to teach Dynamics in Physics, during classes in Basic education. The use of
RPG in the classroom aims to build and apply a didactic game model as an active
methodology, under a meaningful learning. This consisted in the elaboration of a model of
RPG that could identify the cognitive abilities developed by the students participating in the
research, through the use of questionnaires related to the RPG and the topics on Physics. The
objectives are: to investigate the most efficient ways to use an educational game or to
incorporate active methodologies into this game; to verify if the Physics topics approached are
the most adequate to the proposed methodology; and qualitatively assess the results obtained
during the test of the player’s handbook. The goal of this work is to arouse students' interest in
the studying Physics, stimulating their active participation in their educational process, and, at
the same time, bringing meaning to the topics seen in the classroom through the campaign
proposed by the handbook/ RPG game that must be solved through the previous knowledge of
its participants. This work contains a general explanation of what RPG is and its functioning,
and the analysis of the data produced was carried out through text discourse analysis, applied
to the answers of the questionnaires and on the impressions of the teacher-author of this work,
in a RPG campaign applied in classes of students of the 1st (first) series of high school in a
public school in the city of Teresina-PI. Through the results obtained with the data collection
tools and the observations made during and after the application of the RPG campaign,
subject of this work, we realized that the use of this game provided a great interaction
between the students, arousing in them a greater interest about Physics, as well as
improvements in terms of argumentation and the exposition of their ideas. Thus, the remote
application of the RPG campaign promoted meaningful learning, showing that the
introduction of recreational games was well received by the students and increased the
interaction between teacher and student. Finally, we realized through the results that RPG is a
helpful resource for teaching Physics, bringing the teaching of theory closer to practice, thus
facilitating the learning of the physical concepts of Dynamics.