Abstract:
RESUMO
Esse trabalho resulta de uma investigação na área de História da educação. Nele é
analisado: A constituição da rede escolar de Timon- MA: do Grupo Escolar ao
Ginásio Bandeirante (1942-1971). Tem-se como recorte temporal os anos de 1942 a
1971, justificado em decorrência de que em 1942 era criada a primeira escola, do
ponto de vista pedagógico e estético, considerado moderno para os padrões da
época, o Grupo Escolar “Urbano Santos” e no ano de 1971, ocorre a reforma na
educação nacional brasileira, culminando com a Lei 5692/71. Pesquisa-se aqui a
gênese do processo de constituição da rede escolar no município de Timon- MA, as
articulações políticas, econômicas de uma sociedade interiorana tendo como marcos
a implantação de modelos modernos de escolas, do ponto de vista pedagógico,
arquitetônico e sua função na sociedade timonense no recorte temporal de 1942-
1971. Este trabalho está baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da
História Cultural, seguindo os traços apontados em Barros (2004); Le Goff (2003);
Roger Chartier (1990) Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs (1990); Catroga
(2001), dentre outros. Além destes utilizamos ainda: Azevedo (1976); Nagle (1974);
Ribeiro (1992); Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro (2002). Elegeuse
como categorias analíticas: Grupos escolares; Inovação conservadora;
Representações; Cultura Escolar. Estas baseiam- se em: Faria Filho (2000); Sousa
(1998); Vidal (2006); Pinheiro (2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs
(1990); Catroga (2011); Sousa (2005); Julia (2001). Este trabalho procurou analisar o
processo de constituição da rede escolar do município de Timon, por muito
silenciado na historiografia educacional maranhense, evidenciando que a
constituição da rede escolar de Timon-MA, acompanhou as transformações do
município, sendo conduzida numa perspectiva de soluções locais/ regionais, dos
pontos de vista pedagógico e financeiro, marcada por contradições, tendo
possibilitado aos sujeitos envolvidos nesse processo, experiências escolares
significativas e a continuidade de sua escolarização. ABSTRACT
This work is the result of an investigation in the area of Educational History. It is
analyzed: The constitution of the school network in Timon city in the state of
Maranhão: since Grupo Escolar until Ginásio Bandeirante (1942-1971). Based on the
years from 1942 to 1971, justified by the fact that in 1942 the first school was set up,
according to the pedagogical point of view and the aesthetic one, which was
considered modern by the standards of the time, the School called Grupo Escolar
Urbano Santos and in 1971, there was a reform to national education, culminating
with Law 5692/71. It was searched up here the genesis of the school network
formation process in the city of Timon - MA, the political and economic joints of a
provincial society taking as benchmark the implementation of modern models of
schools, from a pedagogical and architectural perspective according to timonense
society in the time frame of 1942-1971. This work is based on theoretical and
methodological assumptions of Cultural History, following the lines indicated in Barros
(2004); Le Goff (2003); Roger Chartier (1990), Peter Burke (1991); Maurice Halbwachs
(1990); Catroga (2001), among others. In addition, we still use: Azevedo (1976); Nagle
(1974); Ribeiro (1992); Lopes (2001); Castro (2009); Mota (2011), Pinheiro (2002). It was
elected as analytical categories: Grupo Escolar; Conservative innovation; representations;
school culture. These are based on: Faria Filho (2000); Sousa (1998); Vidal (2006); Pinheiro
(2000); Warde (1985); Chartier (1990); Halbwachs (1990); Catroga (2011); Sousa (2005);
Julia (2001). This study sought to analyze the school system generation process of the city of
Timon, however it was silenced in Maranhão educational historiography, showing that the
establishment of the school network of Timon-MA has accompanied the changes in the city,
and it is being conducted with a view to local/regional solutions based on points of
educational and financial view, characterized by contradictions which made it possible for the
subjects involved in this process, significant school experiences and a continued education
for them.