| dc.description.abstract | 
RESUMO 
O projeto intitulado Qualidade de vida, sons e memórias que cruzaram o Atlântico: narrativas 
(auto)biográficas de brasileiros doutores em Música pela universidade de Aveiro – Portugal 
objetiva compreender a viagem no processo de formação, intercâmbio, circulação de ideias e 
sua relação com a qualidade de vida entre os anos 2001 e 2018, período de expansão dos cursos 
de graduação em Música em universidades no Brasil. O trabalho tem como horizonte a 
experiência de artistas, músicos educadores que atuam em universidades brasileiras, que 
atravessaram o oceano em busca de qualidade de vida por meio de aperfeiçoamento artístico, 
consolidação profissional e intelectual, e ampliação de redes de sociabilidade. Dessa maneira, 
interroga-se: qual a relevância das viagens empreendidas por educadores musicais para 
formação em nível de doutorado em Música? Se, por um lado, há a possibilidade de se 
perceberem os atributos que as unem, por outro, quais são as especificidades atinentes à 
qualidade de vida de tais experiências educacionais e artísticas? Essas viagens foram tempos de 
significativa qualidade de vida? Viabilizaram intercâmbios e desdobramentos na atuação 
musical profissional no Brasil? Nesse sentido, o que representa viajar para fora do país? Na 
perspectiva metodológica, busca-se, por meio da pesquisa (auto)biográfica, pela história de 
vida, a narrativa desses sujeitos, como também se mobilizam os acervos pessoais desses 
músicos: partituras, agendas e diários de viagens, cadernos de anotações, livros, apostilas, 
relatórios, cartas, textos publicados em periódicos, (auto)biografias, fotografias, cartões postais, 
programas de concertos, certificados de participação em eventos, postagens em redes sociais, 
dentre outros documentos.
ABSTRACT 
This project entitled Quality of life, sounds and memories that crossed the Atlantic: 
(auto)biographical narratives of Brazilian Doctors of Philosophy in Music at the University of 
Aveiro – Portugal aims to understand travelling experiences in the processes of education, 
interchange, dissemination of ideas and their relation with quality of life between the years 2001 
and 2018, period of expansion of the undergraduate courses in Music in Brazilian universities. 
The project has as horizon the experience of artists, musicians educators who work in Brazilian 
universities, and had crossed the ocean in search of quality of life by means of artistic 
improvement, professional and intellectual consolidation, and expansion of sociability 
networks. In this regard, it questions: Which is the relevance of musical educators' travels in 
order to complete a doctoral degree in Music? If, on the one hand, there is the possibility to 
perceive the attributes that unite them, on the other hand, which are the specificities on the 
quality of life of such educational and artistic experiences? Were these travels periods of 
significant quality of life? Did they make interchanges and developments in their professional 
career in Brazil? In this sense, what represents to travel to another country? Concerning the 
methodological perspective, the project seeks, by means of the (auto)biographical research, to 
understand the history of life, the narratives of these individuals; in addition, the personal 
collections of these musicians are mobilized: daily partitions, planners and travel diaries, 
notebooks, books, handouts, reports, letters, texts published in journals, (auto)biographies, 
photographs, cards, concert programs, certificates of participation in events, posts in social 
media, among other documents. | 
pt_BR |