Abstract:
RESUMO
A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Piauí (POLAE) foi regulamentada com base no Decreto nº 7.234/2010
que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) cujas ações têm
o propósito de viabilizar a igualdade de oportunidades, especialmente dos estudantes
em situação de vulnerabilidade social, bem como contribuir para a melhoria de seu
desempenho acadêmico. Procurando identificar o alcance e a contribuição da política
frente aos indicadores de desempenho acadêmico, esta pesquisa tem como objetivo
geral avaliar a contribuição do Programa de Atendimento ao Estudante em
Vulnerabilidade Social da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do
Piauí na promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários. Para
contemplar o objetivo proposto, tem-se como objetivos específicos: a) analisar o
desempenho acadêmico, considerando os indicadores de evasão, reprovação,
aprovação e conclusão dos estudantes PAEVS, nos anos de 2014 a 2022; b) qualificar
o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes no Ensino Técnico Integrado
ao Médio nos anos de 2018, 2019 e 2020 comparando os indicadores educacionais
de evasão, reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não
beneficiários do PAEVS; c) comparar os resultados dos indicadores de evasão,
reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não beneficiários do
PAEVS dos campi investigados, identificando as similaridades e diferenças que
contribuem para suas performances. Para tanto, foi adotada como metodologia a
pesquisa bibliográfico-documental, utilizando, como fontes de pesquisa, livros, artigos
e legislações que tratam sobre a temática da assistência estudantil. Como
instrumentais de coleta de dados, foram utilizados a tabela de indicadores de evasão,
reprovação, aprovação e conclusão do PAEVS além dos relatórios de dados
institucionais e sites oficiais. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise quanti-qualitativa que respondeu ao objetivo proposto o qual comprovou que o PAEVS ao
longo do período analisado vem contribuindo com a promoção do percurso acadêmico
dos estudantes beneficiários e, dessa forma, pretende-se continuar na defesa de uma
política de estado, transformando o PNAES em lei para, assim, fortalecer a política de
assistência estudantil nas Universidades e Institutos Federais e consequentemente
no Instituto Federal do Piauí.
ABSTRACT
The Student Assistance Policy of Federal Institute of Education, Science and
Technology of Piauí (POLAE) was regulated based on decree no. 7.234/2010, which
instituted the Nacional Student Assistance Program (PNAES), whose actions are
intended to enable equal opportunities, especially for students in situation of social
vulnerability, as well as, to contribute to the improvement in their academic
performance. In attempt to identify the scope and the contribution of the policy in
relation to academic performance indicators, this research has as general objective to
evaluate the contribution of the Program for Assistance to Students in Social
Vulnerability of the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Piauí in
promoting the academic career of beneficiary students. In order to achieve the
proposed objective, the specific objectives are: a) to analyze the academic
performance, considering the indicators of dropout, failure, approval and completion of
PAEVS students, in the years 2014 to 2022; b) to qualify the academic performance
of entering students in Integrated Technical High Scholl in the years 2018, 2019 and
2020 by comparing the educational indicators of dropout, failure, approval and
completion between PAEVS beneficiaries and non-beneficiaries; c) to compare the
results of the dropout, failure, approval and completion indicators between PAEVS
beneficiaries and non-beneficiaries at the campi investigated, identifying the
similarities and differences that contribute to their performance. In order to do this, the
methodology adopted as research sources was bibliographical-documentary research,
using books, articles and legislation on the subject of student assistance. As data
collection instruments were used the PAEVS dropout, failure, approval and completion
indicator tables, as well as, institutional data reports and official websites. Based on
the data collected, a quantitative and qualitative analysis was carried out to answer the
proposed objective, which proved that PAEVS over the period analyzed has been
contributing to the promotion of the academic path of the beneficiary students and, this
way, we intend to contribute to continue defending a state policy, transforming PNAES
into law in order to strengthen the students assistance policy in the Federal Universities
and Institutes and, consequently, in the Federal Institute of Piauí.