Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
RESUMO
Trata-se de uma sequência didática proposta para o programa de eletromagnetismo
do terceiro ano do ensino médio. Ela é composta por 4 passos. 1 - Comentários Sobre
Equipamentos ou Eletrodomésticos da Vivência dos Alunos. Nesta primeira parte, a
intenção é vincular o assunto que será discutido na aula com algum fato que ocorra
realmente ao redor dos alunos e que seja de fácil visualização para eles. 2 -Realização do Experimento. Na segunda parte, ocorre a realização de experimentos
para que os alunos possam observar o fenômeno físico que permite ao equipamento
ou eletrodoméstico, que foi usado como comentário no passo 1, funcionar. 3 –
Explicação Teórica. No passo 3, ocorre a explicação teórica do fenômeno físico
envolvido no funcionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como
modelo no passo 1. 4 – Montagem do Mapa Conceitual. A última parte consiste na
construção de um mapa conceitual. A orientação foi a de sempre fazê-lo o mais
objetivo possível para facilitar a aprendizagem. A inspiração para este trabalho é a
teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sendo assim, a montagem da
sequência didática foi feita de forma que possa se transformar em uma possível
estrutura cognitiva para os alunos. Nessa estrutura, o subsunçor de maior hierarquia
é o experimento, ou seja, o experimento é a “ideia-âncora”. A primeira parte da
sequência, que fala sobre equipamentos ou eletrodomésticos da vivência dos alunos,
foi pensada para que se tenha condições de fazer uma ligação entre a nova estrutura
cognitiva, que é o assunto da aula, com um subsunçor que já exista na mente dos
alunos, que no caso seria um equipamento ou eletrodoméstico que eles sempre estão
vendo e/ou manipulando. O papel do experimento é fazer com que eles sempre
possam se lembrar da aula e do que foi ensinado quando estiverem diante de algum
aparato que se usa do mesmo fundamento mostrado. Foram feitas três avaliações e
os resultados mostraram que houve eficácia da sequência didática junto aos alunos.
As avaliações foram feitas de modo escalonado. A primeira, realizada logo no início
da aplicação do trabalho, foi para verificar conhecimentos prévios. A segunda,
realizada no terceiro encontro, foi para verificação do que foi apreendido até aquele
momento e para realizar ajustes. A terceira, realizada no último encontro, foi feita de
questões puramente objetivas e de vestibulares. O desempenho dos alunos foi
classificado como muito bom, de acordo com os dados colhidos nas avaliações. De
fato, os resultados mostraram que houve a formação de uma estrutura cognitiva.
ABSTRACT
It is a didactic sequence proposed for the electromagnetism program. It consists of 4
steps. 1 - Comments On Equipment or Appliances of the Experience of Students. In
this first part, the intention is to link the subject that will be discussed in class with some
fact that actually occurs around the students and that is easy to see for them. 2 -Realization of the Experiment. In the second part, experiments are carried out so that
students can observe the physical phenomenon that allows the equipment or
household appliance, which was used as a comment in step 1, to function. 3 -Theoretical Explanation. In step 3, there is a theoretical explanation of the physical
phenomenon involved in the functioning of the equipment or appliance that was used
as a model in step 1. 4 - Assembly of the Conceptual Map. The last part consists of
building a conceptual map. The guidance was to always do so as objectively as
possible to facilitate learning. The inspiration for this work is David Ausubel's theory of
meaningful learning. Thus, the assembly of the didactic sequence was done so that it
can become a possible cognitive structure for the students. In this structure, the most
hierarchy subsunmis is the design, that is, the design is the "anchor idea". The first
part of the sequence, which talks about equipment or appliances of the students'
experience, was designed to be able to make a connection between the new cognitive
structure, which is the subject of the class, with a subsunçor that already exists in the
students' minds, which in this case would be an equipment or appliance that they are
always seeing and/or manipulating. The role of the experiment is to make sure that
they can always remember the lesson and what was taught when they are faced with
some device that uses the same foundation shown. Three evaluations were made and
the results showed that there was efficacy of the didactic sequence with the students.
The evaluations were made in a staggered manner. The first, carried out at the
beginning of the application of the work, was to investigate previous knowledge. The
second, held at the third meeting, was to verify what was seized up to that moment
and to make adjustments. The third, held at the last meeting, was made of purely
objective and vestibular questions. The students' performance was classified as very
good, according to the data collected in the evaluations. In fact, the results showed
that there was the formation of a cognitive structure.