Abstract:
RESUMO :As aulas tradicionais e mecanizadas nas abordagens dos conteúdos se restringem apenas à sua explanação pelo professor e na resolução de atividades, pelos alunos. Isso torna o ensino pouco produtivo, não sendo possibilitada uma aprendizagem
“potencialmente significativa”. Tendo como ponto de partida essa realidade, a
presente pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral possibilitar a
alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA - Campus Barra do Corda/MA a
aprendizagem potencialmente significativa da 2ª Lei de Newton, com base na Teoria
de Ausubel, a partir da utilização de softwares educacionais/simuladores em
laboratórios virtuais. E especificamente, temos os objetivos: - fazer um diagnóstico
inicial acerca das compreensões dos alunos sobre a 2ª Lei de Newton e suas
aplicações a partir da proposição de atividades escritas (em sala de aula); - apresentar
aos alunos os softwares educacionais a fim de que esses possam aplicá-los no
desenvolvimento das situações-problema envolvendo a 2ª Lei de Newton; -
desenvolver atividades, de forma significativa, por intermédio da utilização de
softwares educacionais gratuitos, contemplando a 2ª Lei de Newton; - criar um
laboratório virtual para a aprendizagem da 2ª Lei de Newton, utilizando softwares
educacionais/simuladores (Produto Educacional); - identificar se houve (ou não) uma
aprendizagem significativa no desenvolvimento de situações-problema acerca da 2ª
Lei de Newton com o auxílio dos softwares educacionais. Entendemos que os
laboratórios trazem as demonstrações experimentais das teorias que foram vistas em
sala de aula, estabelecendo um feedback entre teoria-experimento-aprendizagem,
deixando, com isso, a atividade de ensinar mais agradável ao professor, bem como a
atividade de aprender mais significativa ao aluno. Na prática, os laboratórios virtuais,
quando comparados com os tradicionais, são mais concebíveis, pois sua
implementação não gera ônus às Instituições de Ensino, haja vista, que a maioria
delas já possui computadores à disposição dos alunos. Além disso, o Laboratório
Virtual (LV) fornece estratégias que facilitam o acesso ao conhecimento. Podemos
destacar o uso da Informática como ferramenta nesse processo, posto que através de
um computador é possível a montagem de um LV permanente com simulações
computacionais disponibilizadas gratuitamente na internet. O campo empírico/
ambiente de pesquisa foi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão – Campus Barra do Corda e os sujeitos/participantes da pesquisa foram
alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA. Como técnicas/instrumentos de
produção de dados, empregamos: questionário semiestruturado, observação
participante e entrevista/relatos orais. Os resultados da análise dos dados. No
processo da análise dos dados seguimos as orientações de Bardin (2011).
Palavras-chave: Laboratório Virtual. Simuladores. Leis de Newton. Física. Ensino
Médio.
ABSTRACT: Traditional and systematic classes with a content approach are limited only to their explanation by the teacher, and the solving tasks, by the students. This makes teaching unproductive, and a “potentially meaningful” learning is impossible. Taking this reality as a starting point, the present research with a qualitative approach has a general
objective of enabling freshman students of integrated courses of the IFMA - Campus
Barra do Corda / MA to learn potentially significant learning of the Newton's Second
Law, based on Ausubel's Theory, by using educational software / simulators in virtual
laboratories. And specifically, we have the objectives: - to make an initial diagnosis of
the students' understanding about the Newton's Second Law and its applications
through proposed written activities (in the classroom); - to introduce students to
educational software so that they can apply it to the development of problem-solving
situations involving Newton's Second Law; - to develop activities, in a significant way,
through the use of free educational software, contemplating Newton's Second Law; -
to create a virtual laboratory for the Newton's Second Law learning process, using
educational software/ simulators (Educational Product); - to identify if there was (or
not) significant learning in the development of problem-solving situations about
Newton's Second law with the aid of educational software. We understand that the
laboratories bring the experimental demonstrations of the theories that were seen in
the classroom, establishing feedback between theory-experiment-learning, thereby
making the teaching process more pleasant to the teacher, as well as the learning
process more meaningful to the student. In practice, virtual laboratories, when
compared to traditional ones, are more conceivable, since their implementation does
not impose a burden on Educational Institutions, given that most of them already have
computers available to students. In addition, the Virtual Laboratory (VL) provides
strategies that facilitate access to knowledge. We can highlight the use of computer
science as a tool in this process, since through a computer it is possible to set up a
permanent VL with computer simulations available for free on the internet. The
empirical field / research environment was the Federal Institute of Education, Science
and Technology of Maranhão - Campus Barra do Corda and the subjects / participants
of the research were students of the 1st year of IFMA Integrated courses. As
techniques / instruments of data production we use: semi-structured questionnaire,
participant observation and interview / oral reports. The results of the data analysis. In
the process of data analysis, we follow the guidelines of Bardin (2011).
Keywords: Virtual Laboratory. Simulators. Newton´s Laws. Physic. High school.