Abstract:
RESUMO
Esta proposta de trabalho, teve como objetivo produzir um aplicativo com o intuito de ensinar
a lei de Ohm e associações de resistores no circuito elétrico na perspectiva de uma
aprendizagem significativa. O aplicativo desenvolvido como Produto Educacional passou a se
chamar ElectricMax.Para acompanhar o uso do aplicativo ElectricMax voltado para o ensino
da lei de ohm e associações de resistores elaborou-se também uma sequência didática
contemplando situações-problema acerca do conteúdo a ser estudado. Para o eventual
trabalho, foi feito simulações no circuito elétrico da expressão primeira lei de Ohm, com o
objetivo de construirmos um entendimento significativo da relação entre corrente elétrica,
tensão elétrica e resistência elétrica. Também foi feito simulações no circuito elétrico para
associações de resistores em série e em paralelo, nesses tipos de associações o aluno percebeu
as diferenças entre essas associações e como as grandezas físicas presentes nesses circuitos se
comportam e se relacionam, essas simulações foram feitas no aplicativo ElectricMax. Dentro
da atual conjuntura sabe-se da necessidade de inovação dos métodos de abordagem do
conteúdo em sala de aula para o ensino de física, sendo o uso de tecnologias algo fundamental
na construção do ensino aprendizagem, mas quando se fala em tecnologia, não limita-se em
apenas aplicativos de celulares, pode-se destacar também o uso de softwares para
desenvolvimento de simulações, desde a confecção de experimentos, onde o próprio aluno
participa diretamente do processo de construção do conhecimento. Neste trabalho defende-se
a hipótese de que o aplicativo ElectricMax se apresente como possibilidade de despertar nos
alunos o interesse e, consequentemente, a aprendizagem dos conceitos da lei de Ohm e
associações de resistores.
ABSTRACT
This work proposal aimed to produce an application in order to teach Ohm's law and resistor
associations in the electrical circuit in the perspective of meaningful learning. The application
developed as an Educational Product was renamed ElectricMax. To monitor the use of the
ElectricMax application aimed at teaching ohm's law and resistor associations, a didactic
sequence was also elaborated, contemplating problem-situations about the content to be
studied. For the eventual work, simulations were made in the electrical circuit of the
expression first Ohm's law, in order to build a meaningful understanding of the relationship
between electrical current, electrical voltage and electrical resistance. Simulations were also
carried out in the electrical circuit for resistor associations in series and in parallel. In these
types of associations the student realized the differences between these associations and how
the physical quantities present in these circuits behave and relate to each other, these
simulations were performed in the ElectricMax application. Within the current situation, it is
known that there is a need for innovation in methods of approaching content in the classroom
for the teaching of physics, with the use of technologies being fundamental in the construction
of teaching and learning, but when it comes to technology, it does not limit if in cellphone
applications only, it is also possible to highlight the use of software for developing
simulations, from the making of experiments, where the student himself directly participates
in the knowledge construction process. This work defends the hypothesis that the ElectricMax
application presents itself as a possibility to awaken in the students the interest and,
consequently, the learning of the concepts of Ohm's law and resistor associations.