Repositório Institucional da UFPI

UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCORPORANDO ELEMENTOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA A PARTIR DOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ANDRADE, Fernando Alves de
dc.date.accessioned 2024-10-17T14:12:12Z
dc.date.available 2024-10-17T14:12:12Z
dc.date.issued 2024-10-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3749
dc.description Orientador: Prof. Dr. Boniek Venceslau da Cruz Silva Examinador externo: Prof. Dr. Olival Freire Junior - UFBA Examinadora interna: Prof. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Barbosa Filho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Essa pesquisa se ocupa do Ensino de Física tendo como norte as elaborações de seus saberes a partir de reflexões de cunho histórico e filosófico. Ela parte da seguinte questão de pesquisa: Quais as possibilidades de uma Estratégia Didática que incorpore elementos de História e Filosofia da Ciência, mediar a apropriação de conceitos relacionados aos Processos de Eletrização no Ensino Médio? Em relação ao objetivo geral, buscamos analisar as possibilidades de uma Estratégia Didática que incorpore elementos de História e Filosofia da Ciência, mediar a apropriação de conceitos relacionados aos Processos de Eletrização no Ensino Médio. E como objetivos específicos nos propomos a realizar estudos teóricos sobre a História e a Filosofia da Ciência no ensino de Física, com destaque para o tempo estrutural e para a mediação como elementos integrantes das narrativas históricas; elaborar a estratégia didática sobre Processos de Eletrização, como potencializador da apropriação de conceitos em Eletricidade; implementar a estratégia didática, contemplando situações teórico-práticas com elementos de História e Filosofia da Ciência no contexto da teoria da eletricidade; reconhecer os índices do par significados/sentidos elaborados pelos estudantes, participantes da pesquisa sobre a relação História-Filosofia-Física e suas possibilidades na apropriação de conceitos da Eletricidade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a problematização de textos previamente elaborados, a apreciação crítica de um recurso audiovisual do gênero documentário e a montagem e problematização de experimentos históricos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 3ª série do Ensino Médio do Colégio Militar Tiradentes V, no município de Timon/MA. Como dispositivos de produção de dados utilizamos questionários abertos e produções textuais do tipo sínteses integradoras. Os dispositivos analíticos utilizados foi a análise textual discursiva, onde como principal categoria analítica foi o par significados/sentidos elaborados pelos sujeitos. Como principais resultados podemos destacar que o Ensino da Teoria da Eletricidade a partir da História e Filosofia da Física possui forte correlação com ferramentas avaliativas pautas na linguagem não matemática, sendo assim, uma rica fonte de acesso tanto às significações quanto aos sentidos elaborados pelos estudantes. ABSTRACT This research deals with the teaching of Physics having as a guide the elaboration of their knowledge based on reflections of a historical and philosophical nature. It starts from the following research question: What are the possibilities of a Didactic Strategy that incorporates elements of History and Philosophy of Science, mediating the appropriation of concepts related to the Electrification Processes in High School? In relation to the general objective, we seek to analyse the possibilities of a Didactic Strategy that incorporates elements of History and Philosophy of Science, mediating the appropriation of concepts related to the Electrification Processes in High School. And as specific objectives we propose to carry out theoretical studies on the History and Philosophy of Science in the teaching of Physics, with emphasis on structural time and mediation as integral elements of historical narratives; to elaborate the didactic strategy on Electrification Processes, as a potentiator of the appropriation of concepts in Electricity; implement the didactic strategy, contemplating theoretical-practical situations with elements of History and Philosophy of Science in the context of electricity theory; recognize the indexes of the pair meanings/senses elaborated by the students, participants in the research on the History-Philosophy-Physics relationship and its possibilities in the appropriation of Electricity concepts. The methodology used in the research was the problematization of previously prepared texts, the critical appreciation of an audio-visuals resource of the documentary genre and the assembly and problematization of historical experiments. The research subjects were students from a 3rd grade class at Colégio Militar Tiradentes V, in the municipality of Timon/MA. As data production devices we use open questionnaires and textual productions of the type integrative syntheses. The analytical devices used were the discursive textual analysis, where the main analytical category was the pair of meanings/senses elaborated by the subjects. As main results we can highlight that the Teaching of Electricity Theory from the History and Philosophy of Physics has a strong correlation with assessment tools based on non-mathematical language, being, therefore, a rich source of access to both the meanings and the senses elaborated by the students. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject História da eletricidade pt_BR
dc.subject Processos de eletrização - Longa duração pt_BR
dc.subject Par Significado/sentido pt_BR
dc.subject History of electricity pt_BR
dc.subject Electrification processes - Long duration pt_BR
dc.subject Duality Meaning/sense pt_BR
dc.title UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA INCORPORANDO ELEMENTOS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA A PARTIR DOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account