Repositório Institucional da UFPI

“NA TRILHA DA FÍSICA”: construção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o estudo das colisões

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Ezequias da Cruz
dc.date.accessioned 2024-10-17T14:02:59Z
dc.date.available 2024-10-17T14:02:59Z
dc.date.issued 2024-10-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3748
dc.description Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa Examinadora externa: Profa. Dra. Janete Batista da Silva - UESPI Examinador externo: Prof. Dr. José Ricardo Rodrigues Duarte - IFPI Examinador externo: prof. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos Suplente: Dr. Antônio Macedo Fílho (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Os Jogos didáticos são tecnologias intelectuais capazes de alterar o processo cognitivo dos indivíduos, através da estimulação da atenção e criatividade. Uma das principais di ficuldades que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos um jogo didático intitulado “Na Trilha da Física”, baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel, para a primeira série do Ensino Médio. A motivação para a apresentação deste trabalho vem da nossa constatação das dificuldades e limitações do exercício da nossa atividade didática em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao baixo desempenho dos discentes em sala de aula. Partimos do seguinte problema: será possível aprender Física por meio de jogos educativos, de maneira que além de ensinar novos conteúdos, consiga ainda despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a disciplina? A intervenção em sala de aula através de um jogo dessa natureza visou dinamizar o aprendizado no ensino de física no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, explicativa e de campo. Desenvolvemos um jogo de tabuleiro, do tipo trilha, como ferramenta pedagógica para auxiliar os educandos no aprimoramento de sua capacidade de concentração, e abstração de conceitos da Física no estudo das colisões. No jogo proposto, estudamos e evidenciamos as Leis da Física, enfatizando suas aplicações. A dinâmica do jogo se inici ou pela organização dos jogadores em grupos definidos durante as aulas; essa interação é também um fator relevante dentro da busca de novos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos de Física. Também faz parte desta atividade os relatos e observações de sua utilização em turmas do Ensino Médio, além da análise do rendimento dos alunos a partir da utilização deste material bem como do desempenho do jogo como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido. Os dados coletados em momentos anteriores e posteriores à aplicação do jogo, por meio de questionários, indicam que houve melhora nas respostas apresentadas pelos alunos, os quais apresentaram conceitos mais assertivos para as questões. Isso indica que o jogo elaborado contribuiu para aprendizagem significativa dos conteúdos abordados. ABSTRACT The Educational Games are intellectuals technologies capable of altering the cognitive process of individuals, through the stimulation of attention and creativity. One of the main difficulties that we find in Physics teaching in High School is how to teach students to be stimulated to learn and develop their learning autonomously. For that, we developed and applied a didactic game entitled "On the Trail of Physics" based on the meaningful learning of David Ausubel in Moreira (2012), for the first grade of High School. The motivation for the presentation of this work comes from our observation of the difficulties and limitations of the exercise of our didactic activity in the classroom, especially regarding the low performance of dissenters in the classroom. Is it possible to learn physics through educational games, so that in addition to teaching new content, it can still arouse the interest of the students of the High School to the discipline? The intervention in the classroom through a game of this nature aims, through playful activities, to dynamize the learning in the teaching of physics in high school. This proposal is not unprecedented, as can be easily verified in the literature, where there are reports that this is a very efficient method and constitutes an important tool in the teaching learning process. We will develop a board game, of the trails type as a pedagogical tool to assist the students in the improvement of their capacity of concentration, and abstraction of concepts of Physics in the study of collisions. In the proposed game, we will study and evidence the Laws of Physics, emphasizing its applications. The dynamics of the game begin with the organization of the players in groups to be defined during the classes, this interaction is also a relevant factor in the search for new kno wledge and learning of physics students. Also included in this activity are the reports and observations of its use in high school classes, as well as the analysis of students' performance based on the use of this material as well as the performance of the game as a trigger for curiosity about the scientific knowledge contained therein. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Jogo de tabuleiro pt_BR
dc.subject Teaching learning pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Board game pt_BR
dc.title “NA TRILHA DA FÍSICA”: construção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o estudo das colisões pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account