Abstract:
RESUMO
Os Jogos didáticos são tecnologias intelectuais capazes de alterar o processo cognitivo dos
indivíduos, através da estimulação da atenção e criatividade. Uma das principais di ficuldades
que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os
alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma.
Para tanto, desenvolvemos e aplicamos um jogo didático intitulado “Na Trilha da Física”,
baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel, para a primeira série do Ensino
Médio. A motivação para a apresentação deste trabalho vem da nossa constatação das
dificuldades e limitações do exercício da nossa atividade didática em sala de aula,
principalmente no que diz respeito ao baixo desempenho dos discentes em sala de aula.
Partimos do seguinte problema: será possível aprender Física por meio de jogos educativos,
de maneira que além de ensinar novos conteúdos, consiga ainda despertar o interesse dos
alunos do Ensino Médio para a disciplina? A intervenção em sala de aula através de um jogo
dessa natureza visou dinamizar o aprendizado no ensino de física no ensino médio. Trata-se
de uma pesquisa aplicada, qualitativa, explicativa e de campo. Desenvolvemos um jogo de
tabuleiro, do tipo trilha, como ferramenta pedagógica para auxiliar os educandos no
aprimoramento de sua capacidade de concentração, e abstração de conceitos da Física no
estudo das colisões. No jogo proposto, estudamos e evidenciamos as Leis da Física,
enfatizando suas aplicações. A dinâmica do jogo se inici ou pela organização dos jogadores
em grupos definidos durante as aulas; essa interação é também um fator relevante dentro da
busca de novos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos de Física. Também faz parte
desta atividade os relatos e observações de sua utilização em turmas do Ensino Médio, além
da análise do rendimento dos alunos a partir da utilização deste material bem como do
desempenho do jogo como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico
ali contido. Os dados coletados em momentos anteriores e posteriores à aplicação do jogo, por
meio de questionários, indicam que houve melhora nas respostas apresentadas pelos alunos,
os quais apresentaram conceitos mais assertivos para as questões. Isso indica que o jogo
elaborado contribuiu para aprendizagem significativa dos conteúdos abordados.
ABSTRACT
The Educational Games are intellectuals technologies capable of altering the cognitive
process of individuals, through the stimulation of attention and creativity. One of the main
difficulties that we find in Physics teaching in High School is how to teach students to be
stimulated to learn and develop their learning autonomously. For that, we developed and
applied a didactic game entitled "On the Trail of Physics" based on the meaningful learning of
David Ausubel in Moreira (2012), for the first grade of High School. The motivation for the
presentation of this work comes from our observation of the difficulties and limitations of the
exercise of our didactic activity in the classroom, especially regarding the low performance of
dissenters in the classroom. Is it possible to learn physics through educational games, so that
in addition to teaching new content, it can still arouse the interest of the students of the High
School to the discipline? The intervention in the classroom through a game of this nature
aims, through playful activities, to dynamize the learning in the teaching of physics in high
school. This proposal is not unprecedented, as can be easily verified in the literature, where
there are reports that this is a very efficient method and constitutes an important tool in the
teaching learning process. We will develop a board game, of the trails type as a pedagogical
tool to assist the students in the improvement of their capacity of concentration, and
abstraction of concepts of Physics in the study of collisions. In the proposed game, we will
study and evidence the Laws of Physics, emphasizing its applications. The dynamics of the
game begin with the organization of the players in groups to be defined during the classes,
this interaction is also a relevant factor in the search for new kno wledge and learning of
physics students. Also included in this activity are the reports and observations of its use in
high school classes, as well as the analysis of students' performance based on the use of this
material as well as the performance of the game as a trigger for curiosity about the scientific
knowledge contained therein.