Abstract:
RESUMO
Este trabalho tem o principal objetivo em auxiliar ao professor no ensino de Física no âmbito da
Educação Básica, a nível de Ensino Médio, no que se diz respeito ao conteúdo da Termometria (parte
da ciência física que engloba fenômenos relacionados ao conceito de temperatura). Para atingir tal
objetivo, neste trabalho utilizaremos uma Sequência Didática fundamentada numa concepção
construtivista do processo ensino-aprendizagem utilizando recursos alternativos como um manual
para a construção de aparatos experimentais, proporcionando métodos práticos de se confeccionar
experimentos referentes ao conteúdo da Termometria, os mesmos abordados nos livros de Ensino
Médio. Tais métodos serão potencializados pelo uso de recursos computacionais gráficos, o uso do
microcontrolador Arduino UNO, e de sensores como instrumento de medição para obtenção e
visualização da evolução das grandezas físicas evidenciadas no fenômeno. Criamos assim, segundo
o teórico em Educação Lev Vigotski, um instrumento material de mediação que facilita a
compreensão de algumas leis físicas da Termometria, estas são expressas numa linguagem
matemática. O objetivo é ilustrar estas leis físicas através da visualização de gráficos gerados pelo
computador. Esta mediação pode ser motivadora no sentido de efetivar a aprendizagem e incentivar
o senso de investigação, tanto em professores como em estudantes, através da Física Experimental.
Acreditamos que este trabalho seja capaz de promover uma boa instrumentação no ensino da Física.
ABSTRACT: This work has the main objective of assisting the teacher in teaching Physics in the scope of
Basic Education, at the level of High School, with regard to the content of Thermometry (part of
physical science that encompasses phenomena related to the concept of temperature). To achieve this
goal, in this work we will use a Didactic Sequence based on a constructivist conception of the
teaching-learning process using alternative resources such as a manual for the construction of
experimental apparatus, providing practical methods of making experiments related to the content of
Thermometry, the same approached in high school books. Such methods will be enhanced using
graphic computational resources, the use of the Arduino UNO microcontroller, and sensors as a
measuring instrument for obtaining and visualizing the evolution of the physical quantities shown in
the phenomenon. Thus, according to the education theorist Lev Vigotski, we created a material
mediation tool that facilitates the understanding of some physical laws of Thermometry, these are
expressed in a mathematical language. The aim is to illustrate these physical laws by viewing
computer generated graphics. This mediation can be motivating to effect learning and encourage the
sense of investigation, both in teachers and in students, through Experimental Physics. We believe
that this work can promote good instrumentation in the teaching of Physics.