Abstract:
RESUMO
Este trabalho tem o principal objetivo em auxiliar ao professor no ensino de Física no âmbito da 
Educação Básica, a nível de Ensino Médio, no que se diz respeito ao conteúdo da Termometria (parte 
da ciência física que engloba fenômenos relacionados ao conceito de temperatura). Para atingir tal 
objetivo, neste trabalho utilizaremos uma Sequência Didática fundamentada numa concepção 
construtivista do processo ensino-aprendizagem utilizando recursos alternativos como um manual 
para a construção de aparatos experimentais, proporcionando métodos práticos de se confeccionar 
experimentos referentes ao conteúdo da Termometria, os mesmos abordados nos livros de Ensino 
Médio. Tais métodos serão potencializados pelo uso de recursos computacionais gráficos, o uso do 
microcontrolador Arduino UNO, e de sensores como instrumento de medição para obtenção  e 
visualização da evolução das grandezas físicas evidenciadas no fenômeno. Criamos assim, segundo 
o teórico em Educação Lev Vigotski, um instrumento material de mediação que facilita a 
compreensão de algumas leis físicas da Termometria, estas são expressas  numa  linguagem 
matemática. O objetivo é ilustrar estas leis físicas através da visualização de gráficos gerados pelo 
computador. Esta mediação pode ser motivadora no sentido de efetivar a aprendizagem e incentivar 
o senso de investigação, tanto em professores como em estudantes, através da Física Experimental. 
Acreditamos que este trabalho seja capaz de promover uma boa instrumentação no ensino da Física. 
ABSTRACT: This work has the main objective of assisting the teacher in teaching Physics in the scope of 
Basic Education, at the level of High School, with  regard to the content of Thermometry (part of 
physical science that encompasses phenomena related to the concept of temperature). To achieve this 
goal, in this work we will use a Didactic Sequence based on a constructivist conception of the 
teaching-learning process using alternative resources such as a manual for the construction of 
experimental apparatus, providing practical methods of making experiments related to the content of 
Thermometry, the same approached in high school books. Such methods will be  enhanced using 
graphic computational resources, the use of the Arduino UNO microcontroller, and sensors as a 
measuring instrument for obtaining and visualizing the evolution of the physical quantities shown in 
the phenomenon. Thus, according to the education theorist Lev Vigotski, we created a material 
mediation tool that facilitates the understanding of some physical laws of Thermometry, these are 
expressed in a mathematical language. The aim is to illustrate these physical laws by viewing 
computer generated graphics. This mediation can be motivating to effect learning and encourage the 
sense of investigation, both in teachers and in students, through Experimental Physics. We believe 
that this work can promote good instrumentation in the teaching of Physics.