Abstract:
RESUMO :O Piauí abriga uma rica diversidade faunística devido a sua variedade vegetacional. Entretanto, mudanças ambientais de ordem antrópica, têm sido comuns na região e retratam uma das principais ameaças para toda a biota existente. Diante do potencial de aumento de degradação e perda de habitat do estado, um estudo detalhado sobre a comunidade de aves da região se faz necessário. O objetivo do estudo foi verificar a diversidade e composição das aves nos diferentes biomas do Piauí e realizar atividades de educação ambiental com enfoque na conservação das espécies da região. O levantamento da avifauna foi realizado através de uma revisão bibliográfica das espécies em que sua ocorrência no estado está documentada cientificamente. Foram pesquisados artigos em periódicos, dissertações, teses e livros, através
do Portal de Periódicos da CAPES/CNPq, Scielo, Google acadêmico, bibliotecas virtuais das instituições de ensino superior e registros de espécies na plataforma WikiAves. A partir da análise dos dados, foi possível a identificação de 554 espécies de aves, distribuídas em 44 estudos com registros em 173 municípios do Piauí. Do total de espécies de aves registradas no Piauí, 480 apresentaram distribuição no Cerrado do estado, sendo 39 com distribuição restrita ao bioma. Com relação as espécies distribuídas na Caatinga, constatou-se o registo de 464 espécies, sendo 22 com distribuição apenas na Caatinga. A Área de Transição Cerrado-Caatinga
apresentou registro de 474 espécies documentadas, desse total, 15 apresentaram distribuição apenas na área. A avifauna registrada nos domínios do Piauí compreende um grupo bastante diverso e heterogêneo, do total geral de espécies, 44 são endêmicas do Brasil e 38 com algum nível de ameaça de acordo com dados da IUCN (2023) e MMA (2022). Com relação as atividades de educação ambiental, estas ocorreram em uma escola pública de Parnaíba, Piauí. As atividades foram realizadas por meio de uma aplicação de questionários semiestruturados e palestras. A pesquisa contou com a participação de 113 alunos distribuídos em três turmas do ensino médio, com idade variando entre 15 a 19 anos. As atividades foram realizadas entre o período de abril a maio de 2023. Um questionário foi aplicado antes da palestra e um logo depois. Foi possível constatar que o conhecimento dos estudantes sobre a avifauna local ainda é limitado. Os alunos não conheciam, de fato, a diversidade de aves do estado, e a grande
maioria relacionava a importância ecológica desse grupo com aspectos mais pessoais. Após as atividades desenvolvidas, pôde-se perceber que os discentes adquiriram um conhecimento amplo acerca das aves do Piauí. Em suma, após a realização desta pesquisa, fica explicita a importância da conservação da avifauna do Piauí. Considerando os dados da diversidade de espécies, associado aos impactos causados pela ação antrópica na região, recomenda-se um maior investimento em pesquisas científicas dessa natureza, a fim de se ter uma melhor compreensão da relação ecológica entre a avifauna e a variedade vegetacional do estado, e a difusão da educação ambiental e científica nas escolas para a construção desse conhecimento e para o desenvolvimento de uma consciência ecológica que entenda a importância da biodiversidade e dos aspectos relacionados a sua conservação.
Palavras-chave: Aves; Conservação; Piauí; Educação Ambiental.
ABSTRACT:Piauí is home to a rich faunal diversity due to its vegetation variety. However, anthropic environmental changes have been common in the region and represent one of the main threats to all existing biota. Given the potential for increased degradation and loss of habitat in the state, a detailed study of the region's bird community is necessary. The objective of the study was to verify the diversity and composition of birds in the different biomes of Piauí and to carry out environmental education activities focusing on the conservation of species in the region. The bird fauna survey was carried out through a bibliographical review of the species whose occurrence in the state is scientifically documented. Articles in periodicals, dissertations, theses and books were searched through the CAPES/CNPq Periodicals Portal, Scielo, Google Scholar, virtual libraries of higher education institutions and species records on the WikiAves platform. From data analysis, it was possible to identify 554 species of birds, distributed in 44 studies with records in 173 municipalities in Piauí. Of the total bird species recorded in Piauí, 480 were distributed in the state's Cerrado, with 39 having a distribution restricted to the biome. Regarding species distributed in the Caatinga, 464 species were recorded, 22 of which were distributed only in the Caatinga. The Cerrado-Caatinga Transition Area recorded 474 documented species, of which 15 were distributed only in the area. The avifauna recorded in the domains of Piauí comprises a very diverse and heterogeneous group, of the general total of species, 44 are endemic to Brazil and 38 with some level of threat according to data from IUCN (2023) and MMA (2022). Regarding environmental education activities, these took place in a public school in Parnaíba, Piauí. The activities were carried out through the application of semi structured questionnaires and lectures. The research involved the participation of 113 students
distributed across three high school classes, with ages ranging from 15 to 19 years old. The activities were carried out between April and May 2023. A questionnaire was administered before the lecture and one immediately after. It was possible to verify that students' knowledge about local birdlife is still limited. The students did not, in fact, know the diversity of birds in the state, and the vast majority related the ecological importance of this group to more personal aspects. After the activities carried out, it was clear that the students acquired a broad knowledge about the birds of Piauí. In short, after carrying out this research, the importance of conserving the birdlife of Piauí becomes clear. Considering the data on species diversity, associated with the impacts caused by human action in the region, greater investment in scientific research of this nature is recommended, in order to have a better understanding of the
ecological relationship between birdlife and the state's vegetation variety. , and the
dissemination of environmental and scientific education in schools to build this knowledge and develop an ecological awareness that understands the importance of biodiversity and aspects
Keywords: Birds; Conservation; Piauí; Environmental education
Description:
RESUMO :
Piauí abriga uma rica diversidade faunística devido a sua variedade vegetacional. Entretanto, mudanças ambientais de ordem antrópica, têm sido comuns na região e retratam uma das principais ameaças para toda a biota existente. Diante do potencial de aumento de degradação e perda de habitat do estado, um estudo detalhado sobre a comunidade de aves da região se faz necessário. O objetivo do estudo foi verificar a diversidade e composição das aves nos diferentes biomas do Piauí e realizar atividades de educação ambiental com enfoque na conservação das espécies da região. O levantamento da avifauna foi realizado através de uma revisão bibliográfica das espécies em que sua ocorrência no estado está documentada cientificamente. Foram pesquisados artigos em periódicos, dissertações, teses e livros, através do Portal de Periódicos da CAPES/CNPq, Scielo, Google acadêmico, bibliotecas virtuais das instituições de ensino superior e registros de espécies na plataforma WikiAves. A partir da análise dos dados, foi possível a identificação de 554 espécies de aves, distribuídas em 44 estudos com registros em 173 municípios do Piauí. Do total de espécies de aves registradas no
Piauí, 480 apresentaram distribuição no Cerrado do estado, sendo 39 com distribuição restrita ao bioma. Com relação as espécies distribuídas na Caatinga, constatou-se o registo de 464 espécies, sendo 22 com distribuição apenas na Caatinga. A Área de Transição Cerrado-Caatinga apresentou registro de 474 espécies documentadas, desse total, 15 apresentaram distribuição apenas na área. A avifauna registrada nos domínios do Piauí compreende um grupo bastante diverso e heterogêneo, do total geral de espécies, 44 são endêmicas do Brasil e 38 com algum nível de ameaça de acordo com dados da IUCN (2023) e MMA (2022). Com relação as atividades de educação ambiental, estas ocorreram em uma escola pública de Parnaíba, Piauí. As atividades foram realizadas por meio de uma aplicação de questionários semiestruturados e
palestras. A pesquisa contou com a participação de 113 alunos distribuídos em três turmas do ensino médio, com idade variando entre 15 a 19 anos. As atividades foram realizadas entre o período de abril a maio de 2023. Um questionário foi aplicado antes da palestra e um logo depois. Foi possível constatar que o conhecimento dos estudantes sobre a avifauna local ainda é limitado. Os alunos não conheciam, de fato, a diversidade de aves do estado, e a grande maioria relacionava a importância ecológica desse grupo com aspectos mais pessoais. Após as atividades desenvolvidas, pôde-se perceber que os discentes adquiriram um conhecimento amplo acerca das aves do Piauí. Em suma, após a realização desta pesquisa, fica explicita a importância da conservação da avifauna do Piauí. Considerando os dados da diversidade de espécies, associado aos impactos causados pela ação antrópica na região, recomenda-se um maior investimento em pesquisas científicas dessa natureza, a fim de se ter uma melhor compreensão da relação ecológica entre a avifauna e a variedade vegetacional do estado, e a
difusão da educação ambiental e científica nas escolas para a construção desse conhecimento e para o desenvolvimento de uma consciência ecológica que entenda a importância da biodiversidade e dos aspectos relacionados a sua conservação.
Palavras-chave: Aves; Conservação; Piauí; Educação Ambiental.
ABSTRACT :Piauí is home to a rich faunal diversity due to its vegetation variety. However, anthropic environmental changes have been common in the region and represent one of the main threats to all existing biota. Given the potential for increased degradation and loss of habitat in the state, a detailed study of the region's bird community is necessary. The objective of the study was to verify the diversity and composition of birds in the different biomes of Piauí and to carry out environmental education activities focusing on the conservation of species in the region. The bird fauna survey was carried out through a bibliographical review of the species whose occurrence in the state is scientifically documented. Articles in periodicals, dissertations, theses and books were searched through the CAPES/CNPq Periodicals Portal, Scielo, Google Scholar, virtual libraries of higher education institutions and species records on the WikiAves platform. From data analysis, it was possible to identify 554 species of birds, distributed in 44 studies with records in 173 municipalities in Piauí. Of the total bird species recorded in Piauí, 480 were
distributed in the state's Cerrado, with 39 having a distribution restricted to the biome.
Regarding species distributed in the Caatinga, 464 species were recorded, 22 of which were distributed only in the Caatinga. The Cerrado-Caatinga Transition Area recorded 474
documented species, of which 15 were distributed only in the area. The avifauna recorded in the domains of Piauí comprises a very diverse and heterogeneous group, of the general total of species, 44 are endemic to Brazil and 38 with some level of threat according to data from IUCN (2023) and MMA (2022). Regarding environmental education activities, these took place in a public school in Parnaíba, Piauí. The activities were carried out through the application of semi structured questionnaires and lectures. The research involved the participation of 113 students distributed across three high school classes, with ages ranging from 15 to 19 years old. The activities were carried out between April and May 2023. A questionnaire was administered before the lecture and one immediately after. It was possible to verify that students' knowledge about local birdlife is still limited. The students did not, in fact, know the diversity of birds in the state, and the vast majority related the ecological importance of this group to more personal aspects. After the activities carried out, it was clear that the students acquired a broad knowledge about the birds of Piauí. In short, after carrying out this research, the importance of
conserving the birdlife of Piauí becomes clear. Considering the data on species diversity,
associated with the impacts caused by human action in the region, greater investment in
scientific research of this nature is recommended, in order to have a better understanding of the ecological relationship between birdlife and the state's vegetation variety. , and the
dissemination of environmental and scientific education in schools to build this knowledge and develop an ecological awareness that understands the importance of biodiversity and aspects related to its conservation.
Keywords: Birds; Conservation; Piauí; Environmental education.