Abstract:
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um jogo didático do
estilo RPG (Role-Playing Games),que em tradução livre para o português significa, jogo de
interpretação de personagens, chamado de RPG das Leis de Newton, com ênfase no conteúdo
das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: quais as
possibilidades de haver uma aprendizagem significativa utilizando o jogo eletrônico como
recurso didático para auxiliar nas aulas do conteúdo das Leis de Newton na educação básica?
Levando em consideração que jogos são passa tempos muito presentes nas vidas dos alunos,
com idades entre 14 e 18 anos, a ideia de trazer os jogos para o contexto não só de sala de aula,
mas no contexto da aprendizagem como um todo, tem grande capacidade de ser uma ferramenta
de sucesso, considerando que a tecnologia está presente na vida desses alunos, pois eles têm
acesso a muitos jogos em seus celulares, gratuitamente bastando ter internet, o jogo tem
potencial para que seja mais fácil atrair a atenção dos alunos para os assuntos e problemas
referentes às leis de Newton. Assim, neste trabalho, utilizando como suporte teórico a teoria de
aprendizagem significativa e David Ausubel, criou-se um jogo que possibilita ao aluno retomar
conhecimentos relacionados ao conteúdo das Leis de Newton para realizar desafios e avançar
no jogo, criando assim uma atmosfera motivacional para que o aluno busque esses
conhecimentos em sua estrutura cognitiva para que sejam utilizados criando assim maiores
chances de que sejam assimilados e aprendidos, buscando promover elementos de uma
aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa
com professores da rede pública de ensino dos estados do Piauí e Maranhão, de forma online
devido à pandemia de COVID-19 que impossibilitou a aplicação de qualquer atividade em sala
de aula presencialmente. Os professores participantes da pesquisa foram reunidos em uma sala
de reuniões online da plataforma Google, o Google Meet para passar as informações de como
seria feito o downloaddo jogo e como eles iriam fazer os registros da sua participação por meio
de um questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores participantes,
apesar das dificuldades estruturais que enfrentam nas escolas têm interesse na aplicação do jogo
em suas aulas e por sugestão deles foi criada uma proposta de aplicação do jogo em meio a uma
sequência didática.
ABSTRACT
This work presents a proposal for Physics Teaching through a didactic game of RPG (role-playing game) style, in free translation into Portuguese means, “Jogo de Interpretação de
personagens, named “RPG das Leis de Newton” (Newton’s Law’s RPG), with emphasis on the
content of Newton's Laws for high school students. The research problem: what are the
possibilities of having a meaningful learning using the electronic game as a didactic resource
to assist in the classes of Newton's Law content in basic education? since games are often
present in the lives of students, aged between 14 and 18 years (in most public schools) the idea
of bringing this to the context not only of the classroom, but the context of learning as a whole,
has great ability to be a successful tool, because with the technology always present in the lives
of these students, they have access to many games on their cell phones, for free just having
internet, the game has the potential to make it easier to attract students' attention to the subjects
and problems concerning Newton's laws. Thus, in this work, using as a theoretical support the
meaningful leaning theory of David Ausubel, a game was created that allows the student to
retake knowledge related to the content of Newton's Laws to carry out challenges and advance
the game, thus creating a motivational atmosphere for the student to seek that knowledge in his
cognitive structure so that they are used thus creating greater chances of being assimilated and
learned, seeking to promote elements of meaningful learning. For the development of this work,
a survey was conducted with teachers from public schools in Piauí and Maranhão, online due
to the COVID-19 pandemic that made it impossible to gather and apply any classroom activity
in person. The teachers participating in the survey were gathered in an online meeting room on
the Google platform, Google Meet, to provide information about how the game would be
downloaded and how they would record their participation through a questionnaire. The
research results showed that the participating teachers, despite the structural difficulties they
face in schools, are interested in the application of the game in their classes and at their
suggestion, a proposal for the application of the game was created in the middle of a didactic
sequence.