Repositório Institucional da UFPI

ENSINO DE FÍSICA EM AULAS REMOTAS: possibilidades do uso do guia didático com simulador phet como experimento virtual de circuitos elétricos no ensino médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Cristian Fernandes
dc.date.accessioned 2024-10-16T12:14:55Z
dc.date.available 2024-10-16T12:14:55Z
dc.date.issued 2024-10-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3741
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes Examinadora interna: Profa. Dra. Claudia Adriana de Sousa Melo Examinadora externa: Profa. Dra. Josãnia Lima Portela Carvalhêdo Suplente 1: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo Suplente 2: Profa. Dra. Hilda Maria Martins Bandeira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas traz possibilidades para o aprendizado dos alunos. Adota-se como objetivo geral desta pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos como objetivos específicos, identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, na disciplina de Física no 3º ano do Ensino Médio, aplicar um guia didático no ensino de eletricidade em aulas remotas, com o uso da plataforma Google Meet e do site PhET, no 3º ano do Ensino Médio, avaliar as possibilidades do uso do guia didático, como experimento virtual de circuitos elétricos do PheT na mediação das aprendizagens, no ensino de eletricidade em aulas remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19, utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (1978) e para fundamentação dos conteúdos de eletricidade podemos citar alguns autores Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998), Stocklmayer (2010), Treagust (1998), dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar posteriormente material pedagógico que os auxíliásem no ensino de eletricidade em aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos professores participantes da pesquisa. ABSTRACT The present study is entitled: Didactic guide for teachers: using the PHET simulator for teaching electricity in remote classes. We continue with the following question: what is the possibility of a didactic guide using Phet's virtual electrical circuit ex periment to collaborate with the process of teaching and learning the content of electricity in remote classes? We adopted as a general objective of this research, to elaborate a didactic guide for the teaching of the contents of Electricity in the discipline of Physics in the 3rd grade of High School in remote classes. To this end, we set as specific objectives, to identify with the teachers the students' learning difficulties in subjects related to the teaching of Electricity, to apply a didactic guide th rough remote classes using the Google Meet platform and the PhET website with the teachers of the 3rd grade of Education Medium, evaluate the possibility of a didactic guide using Phet's virtual electrical circuit experiment to improve the teaching of electricity in remote classes. To carry out the study considering the pandemic moment, COVID-19, we used the Google Meet digital platform and the PHET website to apply questionnaires to teachers of the 3rd grade of high school after graduating from the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, Polo Universidade Federal do Piauí. Based on the premise that, in order to develop remote teaching, teachers are in need of playful tools that help them teach a dynamic class in which more emphasis is pla ced on learning, through technological mediation. The study had as a theoretical -methodological basis, the theory of significant learning by Ausubel (1978) and to support the content of electricity we can mention some authors Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998), Stocklmayer (2010), Treagust (1998), among others. This study was developed by means of an explanatory-based quantitative methodology and as a procedure for data collection, initial questionnaires were applied as a way to diagnose the needs of the teachers participating in the research with the purpose of later elaborating pedagogical material that would help them in teaching electricity in remote classes and a final questionnaire to assess the use of the didactic guide; In the end, after using the didactic guide it was found that the educational product, developed with texts and images that are easy to access and understand, was approved by 87% of the teachers participating in the research. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Aula remota pt_BR
dc.subject Eletricidade pt_BR
dc.subject PHET pt_BR
dc.subject Electricity pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Remote lessons pt_BR
dc.title ENSINO DE FÍSICA EM AULAS REMOTAS: possibilidades do uso do guia didático com simulador phet como experimento virtual de circuitos elétricos no ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account