Abstract:
RESUMO
O presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o
simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da
seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento
virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o
pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de
circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas traz
possibilidades para o aprendizado dos alunos. Adota-se como objetivo geral desta
pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na
disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos
como objetivos específicos, identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos
nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, na disciplina de Física no 3º ano
do Ensino Médio, aplicar um guia didático no ensino de eletricidade em aulas remotas,
com o uso da plataforma Google Meet e do site PhET, no 3º ano do Ensino Médio,
avaliar as possibilidades do uso do guia didático, como experimento virtual de circuitos
elétricos do PheT na mediação das aprendizagens, no ensino de eletricidade em aulas
remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19,
utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários
aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional
Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na
premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão
necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na
qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O
estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem
significativa de David Paul Ausubel (1978) e para fundamentação dos conteúdos de
eletricidade podemos citar alguns autores Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998),
Stocklmayer (2010), Treagust (1998), dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por
meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para
coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as
necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar
posteriormente material pedagógico que os auxíliásem no ensino de eletricidade em
aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o
uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com
textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos
professores participantes da pesquisa.
ABSTRACT
The present study is entitled: Didactic guide for teachers: using the PHET simulator for
teaching electricity in remote classes. We continue with the following question: what is
the possibility of a didactic guide using Phet's virtual electrical circuit ex periment to
collaborate with the process of teaching and learning the content of electricity in remote
classes? We adopted as a general objective of this research, to elaborate a didactic
guide for the teaching of the contents of Electricity in the discipline of Physics in the
3rd grade of High School in remote classes. To this end, we set as specific objectives,
to identify with the teachers the students' learning difficulties in subjects related to the
teaching of Electricity, to apply a didactic guide th rough remote classes using the
Google Meet platform and the PhET website with the teachers of the 3rd grade of
Education Medium, evaluate the possibility of a didactic guide using Phet's virtual
electrical circuit experiment to improve the teaching of electricity in remote classes. To
carry out the study considering the pandemic moment, COVID-19, we used the Google
Meet digital platform and the PHET website to apply questionnaires to teachers of the
3rd grade of high school after graduating from the National Professional Master's
Degree in Physics Teaching, Polo Universidade Federal do Piauí. Based on the
premise that, in order to develop remote teaching, teachers are in need of playful tools
that help them teach a dynamic class in which more emphasis is pla ced on learning,
through technological mediation. The study had as a theoretical -methodological basis,
the theory of significant learning by Ausubel (1978) and to support the content of
electricity we can mention some authors Psillos (1998), Viennot (2001), Duit (1998),
Stocklmayer (2010), Treagust (1998), among others. This study was developed by
means of an explanatory-based quantitative methodology and as a procedure for data
collection, initial questionnaires were applied as a way to diagnose the needs of the
teachers participating in the research with the purpose of later elaborating pedagogical
material that would help them in teaching electricity in remote classes and a final
questionnaire to assess the use of the didactic guide; In the end, after using the didactic
guide it was found that the educational product, developed with texts and images that
are easy to access and understand, was approved by 87% of the teachers participating
in the research.