Abstract:
RESUMO
Desde a década de 1930, o salário mínimo (SM) passa a compor o escopo dos
direitos do trabalho no Brasil. As exigências internacionais por regulação do trabalho
passam a coincidir com as demandas da classe trabalhadora brasileira. Os
interesses das frações do capital passam cada vez mais a hegemonizar a disputa
política e econômica. A redemocratização de 1945 e a participação política da classe
trabalhadora dão novos rumos à luta de classes no Brasil. O golpe aprofunda as
desigualdades, sobretudo, de renda. A redemocratização e a eleição de Lula em
2002, induz a um pacto pelo desenvolvimento nacional. As movimentações e
influência dos atores sociais nos fóruns de participação democráticas promovem a
formulação e implementação da política de valorização do SM desde 2003. Os
objetos de análise podem ser divididos em cinco temas: a caracterização conceitual
da política de SM nos governos Lula I e II; a análise da participação da classe
trabalhadora na formulação da agenda do SM; a análise da participação dos atores
sociais no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (DIEESE); uma
síntese histórica comparativa da evolução da política de SM; e uma reflexão geral
sobre os trabalhos trabalhos monográficos sobre a política e economia dos governos
Lula. A técnica utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico
pode ser dividido entre análises do SM no campo político, econômico e do direito
(MAIOR, 2017; KERSTENETZKY , 2017). A metodologia usada foi orientada pela
perspectiva de síntese histórica envolvendo política, direito e economia (MARX,
201 1). Os resultados indicam que pelo menos três elementos contribuíram para o
sucesso da classe trabalhadora na formulação e implementação da política de SM,
são elas: a mobilização da classe trabalhadora nos ambientes políticos; a conjuntura
de crescimento econômico provocado pelo aumentos da exportações; e a sintonia
do governo com as pautas reivindicadas pelas entidades sindicais. A conjuntura
política dos dois governos Lula, foi muito ativa na pressão da classe trabalhadora, O
poder executivo e legislativo, após audiências públicas, marchas e publicações
produzidas pelas entidades sindicais, precisaram ceder à pressão do conjunto de
atores sociais. No CDES, a disputa inicialmente se dá pela inclusão da política de
salário mínimo na agenda de desenvolvimento, enquanto no segundo governo o que
impera é o consenso de classes. Da mudança na orientação do governo sobre a
política de valorização do SM, a partir de 2005, abre-se uma porta pela qual adentra
essa investigação, o que nos move ao seu resultado é a certeza de que os
trabalhadores resistem, e muitas vezes vencem.
ABSTRACT
Since the 1930s, the minimum wage (SM) has become part of the scope of labor
rights in Brazil. International demands for labor regulation began to coincide with the
demands of the Brazilian working class. The interests of the fractions of capital are
increasingly dominating the political and economic dispute. The redemocratization of
1945 and the political participation of the working class gave new directions to the
class struggle in Brazil. The coup deepens inequalities, especially in terms of income.
The re-democratization and the election of Lula in 2002 led to a pact for national
development. The movements and influence of social actors in democratic
participation forums have promoted the formulation and implementation of the
minimum wage policy since 2003. The objects of analysis can be divided into five
themes: the conceptual characterization of the minimum wage policy in the first and
second Lula governments; the analysis of the participation of the working class in the
formulation of the minimum wage agenda; the analysis of the participation of social
actors in the Economic and Social Development Council (CDES); a comparative
historical synthesis of the evolution of SM policy; and a general reflection on the
works monographic works on the politics and economy of the Lula governments. The
technique used was bibliographical and documentary research. The theoretical
framework can be divided between analyzes of the minimum wage in the political,
economic and legal fields (MAIOR, 2017; KERSTENETZKY , 2017). The methodology
used was guided by the perspective of historical synthesis involving politics, law and
economics (MARX, 201 1). The results indicate that at least three elements
contributed to the success of the working class in formulating and implementing the
minimum wage policy , namely: the mobilization of the working class in political
environments; the conjuncture of economic growth provoked by the increase in
exports; and the government's harmony with the agendas claimed by union entities.
The political conjuncture of the two Lula governments was very active in the pressure
of the working class. The executive and legislative power , after public hearings,
marches and publications produced by the unions, had to give in to the pressure of
the group of social actors. In the CDES, the dispute initially took place over the
inclusion of the minimum wage policy in the development agenda, while in the
second government what prevailed was class consensus. From the change in the
government's orientation on the minimum wage valuation policy , from 2005 onwards,
a door opens through which this investigation enters, what moves us to its result is
the certainty that workers resist, and often they win.