| dc.description.abstract | 
RESUMO
Esse trabalho aborda como o Samba, em especial,  o samba de Bezerra da Silva, enquanto 
manifestação artística do povo negro se põe resistente  à  lógica do projeto de mundo moderno
ocidental,  contrariando os planos de uma pretensa racionalidade desvinculada de qualquer 
subjetividade  conforme  quer a tradição epistêmica colonial. Nesse sentido, indaga-se:  de que 
modo  se expressa a territorialidade negra no samba de Bezerra da Silva?  A  hipótese a ser 
desenvolvida a partir da questão posta, leva em consideração que o samba de Bezerra de 
Silva, ao expressar a  territorialidade negra, consegue ir contra o que pretende o projeto de 
modernidade, e unir razão (objetividade) e emoção (subjetividade), com fundamento em Luís 
Alberto Warat, bem como associa resistências, denúncias e pensamentos expressos em versos, 
com o sentir do ritmo batucado, das festas e danças típicas do gênero. O objetivo geral segue a 
proposta de debater a questão da territorialidade negra a partir do discurso musical presente 
nos sambas de Bezerra da Silva, buscando constatar os elementos de reencontro entre razão e 
emoção que aparentemente se distanciaram a partir do projeto da modernidade. Já os 
objetivos específicos encaminham-se em: esboçar como o projeto da modernidade empenhou-se em causar a ruptura entre razão e emoção, demonstrando para tanto as evidências de que 
razão e emoção de fato não se separaram na modernidade; analisar   de que forma  o samba de 
Bezerra da Silva, passou de produto criminalizado a patrimônio cultural e examinar como a 
territorialidade negra é retratada nos sambas de Bezerra da Silva. A metodologia empregada 
no trabalho leva em conta o modelo quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). 
Esse  modelo metodológico estrutura a dinâmica da pesquisa no âmbito das ciências sociais 
em quatro polos, quais sejam: morfológico, epistemológico, teórico e técnico.  O polo 
epistemológico  orienta a perspectiva adotada, que é a da racionalidade moderna questionada 
em seus fundamentos divisionistas, portanto com  Mignolo (2008)  orienta-se por  uma 
“desobediência epistemológica”. O polo teórico  orientou-se pela abordagem dos fenômenos 
sociais  sob  viés crítico  quanto à separação entre razão e emoção e pela negação dos 
sentimentos como algo fora da racionalidade com base em  Luis Alberto Warat, Eduardo 
Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar e outros. Já o polo morfológico, buscando 
a organização e articulação do fenômeno pesquisado,  foi adotado o campo simbólico de 
Bourdieu, que rompe com a visão sistêmica funcional e apresenta uma separação que mantem 
os elos que estruturam a racionalidade, portanto  que não se  separa  efetivamente, o que revela 
o diálogo entre razão e emoção. Por fim, o polo técnico  adotado se  deu  através de uma 
pesquisa bibliográfica de cunho  qualitativo  juntamente com a análise dos 10 (dez) sambas 
selecionados, a partir dos critérios metodológicos  propostos e de um itinerário analítico que 
leva em conta o pertencimento territorial.  O resultado  foi  à  percepção de que o samba une 
razão e emoção e que a resistência por meio do samba afirma a territorialidade por meio dos 
vínculos contínuos como parte da nação brasileira.
ABSTRACT
This work addresses how Samba, in particular, Bezerra da Silva's samba, as an artistic 
manifestation of the black people is resistant to the logic of the modern Western world 
project, contradicting the plans of an alleged rationality unrelated  to any subjectivity 
according to tradition colonial epistemic. In this sense, it is asked: how is black territoriality 
expressed in Bezerra da Silva's samba? The hypothesis to be developed from the question 
posed, takes into account that Bezerra de Silva's  samba, by expressing black territoriality, 
manages to go against what the modernity project intends, and to unite reason (objectivity) 
and emotion (subjectivity) , based on Luís Alberto Warat, as well as associating resistances, 
denunciations and thoughts  expressed in verses, with the feeling of the beat rhythm, of the 
parties and dances typical of the genre. The general objective follows the proposal to debate 
the issue of black territoriality from the musical discourse present in Bezerra da Silva's 
sambas, seeking to verify the elements of reunion between reason and emotion that apparently 
distanced themselves from the project of modernity. The specific objectives are directed to: 
outline how the project of modernity endeavored to cause the rupture between reason and 
emotion, demonstrating for that purpose the evidence that reason and emotion in fact did not 
separate in modernity; analyze how Bezerra da Silva's samba went from criminalized product 
to cultural heritage and examine how black territoriality is portrayed in Bezerra da Silva's 
sambas. The methodology used in the work takes into account the four-pole model by Bruyne, 
Herman and Schoutheete (1977). This methodological model structures the dynamics of 
research within the social sciences into four poles, namely: morphological, epistemological, 
theoretical and technical. The epistemological pole guides the adopted perspective, which is 
that of modern rationality questioned in its divisive fundamentals, therefore with Mignolo 
(2008) it is guided by an  “epistemological disobedience”. The theoretical pole was guided by 
the approach of social phenomena under a critical bias regarding the separation between 
reason and emotion and by the denial of feelings as something out of rationality based on Luis 
Alberto Warat, Eduardo Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar and others. As for 
the morphological pole, seeking the organization and articulation of the researched 
phenomenon, Bourdieu's symbolic field was adopted, which breaks with the functional 
systemic view and presents a separation that maintains the links that structure rationality, so 
that it does not separate effectively, that reveals the dialogue between reason and emotion. 
Finally, the technical pole adopted was through a qualitative bibliographic research together 
with the analysis of the 10 (ten) selected sambas, based on the proposed methodological 
criteria and an analytical itinerary that takes into account territorial belonging. The result was 
the perception that samba combines reason and  emotion and that resistance through samba 
affirms territoriality through continuous ties as part of the Brazilian nation. | 
pt_BR |