Repositório Institucional da UFPI

A VOZ DO MORRO: territorialidade e resistência no samba de Bezerra da Silva

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Pablo Cavalcante
dc.date.accessioned 2024-10-14T11:05:52Z
dc.date.available 2024-10-14T11:05:52Z
dc.date.issued 2024-10-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3720
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Maria Sueli Rodrigues de Sousa Examinador interno: Prof. Dr. Samuel Pires de Melo Examinadora externa: Profa. Dra. Silvana Maria Pantoja dos Santos - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esse trabalho aborda como o Samba, em especial, o samba de Bezerra da Silva, enquanto manifestação artística do povo negro se põe resistente à lógica do projeto de mundo moderno ocidental, contrariando os planos de uma pretensa racionalidade desvinculada de qualquer subjetividade conforme quer a tradição epistêmica colonial. Nesse sentido, indaga-se: de que modo se expressa a territorialidade negra no samba de Bezerra da Silva? A hipótese a ser desenvolvida a partir da questão posta, leva em consideração que o samba de Bezerra de Silva, ao expressar a territorialidade negra, consegue ir contra o que pretende o projeto de modernidade, e unir razão (objetividade) e emoção (subjetividade), com fundamento em Luís Alberto Warat, bem como associa resistências, denúncias e pensamentos expressos em versos, com o sentir do ritmo batucado, das festas e danças típicas do gênero. O objetivo geral segue a proposta de debater a questão da territorialidade negra a partir do discurso musical presente nos sambas de Bezerra da Silva, buscando constatar os elementos de reencontro entre razão e emoção que aparentemente se distanciaram a partir do projeto da modernidade. Já os objetivos específicos encaminham-se em: esboçar como o projeto da modernidade empenhou-se em causar a ruptura entre razão e emoção, demonstrando para tanto as evidências de que razão e emoção de fato não se separaram na modernidade; analisar de que forma o samba de Bezerra da Silva, passou de produto criminalizado a patrimônio cultural e examinar como a territorialidade negra é retratada nos sambas de Bezerra da Silva. A metodologia empregada no trabalho leva em conta o modelo quadripolar de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977). Esse modelo metodológico estrutura a dinâmica da pesquisa no âmbito das ciências sociais em quatro polos, quais sejam: morfológico, epistemológico, teórico e técnico. O polo epistemológico orienta a perspectiva adotada, que é a da racionalidade moderna questionada em seus fundamentos divisionistas, portanto com Mignolo (2008) orienta-se por uma “desobediência epistemológica”. O polo teórico orientou-se pela abordagem dos fenômenos sociais sob viés crítico quanto à separação entre razão e emoção e pela negação dos sentimentos como algo fora da racionalidade com base em Luis Alberto Warat, Eduardo Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar e outros. Já o polo morfológico, buscando a organização e articulação do fenômeno pesquisado, foi adotado o campo simbólico de Bourdieu, que rompe com a visão sistêmica funcional e apresenta uma separação que mantem os elos que estruturam a racionalidade, portanto que não se separa efetivamente, o que revela o diálogo entre razão e emoção. Por fim, o polo técnico adotado se deu através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo juntamente com a análise dos 10 (dez) sambas selecionados, a partir dos critérios metodológicos propostos e de um itinerário analítico que leva em conta o pertencimento territorial. O resultado foi à percepção de que o samba une razão e emoção e que a resistência por meio do samba afirma a territorialidade por meio dos vínculos contínuos como parte da nação brasileira. ABSTRACT This work addresses how Samba, in particular, Bezerra da Silva's samba, as an artistic manifestation of the black people is resistant to the logic of the modern Western world project, contradicting the plans of an alleged rationality unrelated to any subjectivity according to tradition colonial epistemic. In this sense, it is asked: how is black territoriality expressed in Bezerra da Silva's samba? The hypothesis to be developed from the question posed, takes into account that Bezerra de Silva's samba, by expressing black territoriality, manages to go against what the modernity project intends, and to unite reason (objectivity) and emotion (subjectivity) , based on Luís Alberto Warat, as well as associating resistances, denunciations and thoughts expressed in verses, with the feeling of the beat rhythm, of the parties and dances typical of the genre. The general objective follows the proposal to debate the issue of black territoriality from the musical discourse present in Bezerra da Silva's sambas, seeking to verify the elements of reunion between reason and emotion that apparently distanced themselves from the project of modernity. The specific objectives are directed to: outline how the project of modernity endeavored to cause the rupture between reason and emotion, demonstrating for that purpose the evidence that reason and emotion in fact did not separate in modernity; analyze how Bezerra da Silva's samba went from criminalized product to cultural heritage and examine how black territoriality is portrayed in Bezerra da Silva's sambas. The methodology used in the work takes into account the four-pole model by Bruyne, Herman and Schoutheete (1977). This methodological model structures the dynamics of research within the social sciences into four poles, namely: morphological, epistemological, theoretical and technical. The epistemological pole guides the adopted perspective, which is that of modern rationality questioned in its divisive fundamentals, therefore with Mignolo (2008) it is guided by an “epistemological disobedience”. The theoretical pole was guided by the approach of social phenomena under a critical bias regarding the separation between reason and emotion and by the denial of feelings as something out of rationality based on Luis Alberto Warat, Eduardo Gonçalves Rocha, Anibal Quijano, Arturo Escobar and others. As for the morphological pole, seeking the organization and articulation of the researched phenomenon, Bourdieu's symbolic field was adopted, which breaks with the functional systemic view and presents a separation that maintains the links that structure rationality, so that it does not separate effectively, that reveals the dialogue between reason and emotion. Finally, the technical pole adopted was through a qualitative bibliographic research together with the analysis of the 10 (ten) selected sambas, based on the proposed methodological criteria and an analytical itinerary that takes into account territorial belonging. The result was the perception that samba combines reason and emotion and that resistance through samba affirms territoriality through continuous ties as part of the Brazilian nation. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Territorialidade pt_BR
dc.subject Samba pt_BR
dc.subject Bezerra da Silva pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Territoriality pt_BR
dc.subject Samba pt_BR
dc.subject Bezerra da Silva pt_BR
dc.subject Modernity pt_BR
dc.title A VOZ DO MORRO: territorialidade e resistência no samba de Bezerra da Silva pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account