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RESUMO : A especificidade de ser a literatura infantil negro-brasileira de autoria feminina uma poética insubmissa, potencializou nossas perspectivas investigativas, pois, além de literatas, as mulheres negras contribuem com suas percepções e leitura da realidade,cunhando categorias e dispositivos que servem de subsídios para que compreendamos suas poéticas. A partir desse cenário, a problemática central e as primeiras motivações se deram em virtude da necessidade de compreender e demonstrar nessa literatura, a emergência da tematização positivada dos universos étnico-raciais e femininos, do ponto de vista do gênero, bem como da autoria feminina negra e seus projetos literários. Nessa direção, propõe-se com esta pesquisa investigar, via perspectiva teórica decolonial, a autoria feminina negra e como essa representa suas personagens interseccionalizando raça, classe e gênero. Como aporte teórico, recorremos às discussões de Candido (1962; 1989; 1999; 2006; 2011), Bosi (2002; 2005; 2015), Santiago (2000; 2018), Dalcastagnè (2012; 2015; 2018), Coelho (1991; 1993; 2000; 2006), Zilberman (2003; 2010; 2014), Collins (2019), Evaristo (2006b; 2010; 2011c), Cuti (2010), Debus (2017), Miranda (2019), AníbalQuijano (2000; 2005), Maldonado-Torres (2019), Spivak (2010), González (2020) entre outras(os). Enquanto metodologia, a pesquisa é básica, de natureza qualitativa, caracterizada como análise-crítica, precedida de revisão bibliográfica, estruturando-se a partir da abordagem interseccional. O corpus literário selecionado confronta diversas perspectivas e vozes, a saber: Os tesouros de Monifa (2009), de Sonia Rosa; Histórias da Preta (2005 [1998]), de Heloisa Pires Lima; Entremeio sem babado (2007), de Patrícia Santana; Betina (2009), de Nilma Lino Gomes; Kuami (2011), de Cidinha da Silva; O mundo no black power de Tayó (2013), de Kiusam de Oliveira e As férias fantásticas de Lili (2018), de Lívia Natália. Concluiu-se, que a análise proposta contrastada com as categorias e aportes teóricos, explicitou a forma como as protagonistas são representadas e os recursos mais presentes nas obras, como a memória, a positivação dos estigmas e estereótipos, bem como as características físicas e simbólicas do corpo negro. Ademais, a literatura enquanto espaço de embates, de reconstruir possibilidades e de representações, agora, positivadas, desmantela as lógicas que objetivam apagar suas existências, pois tanto as teorias de coloniais quanto os projetos literários desse coletivo de escritoras negras, encabeçam diversas frentes e pautas identitárias, tornando-se poéticas capazes de mobilizar o leitor para a compreensão e significação de suas estéticas, o que impacta na constituição sociocultural, permitindo a leitura literária prazerosa, engajada e com compromisso de
conhecimento, e são essas vozes infantis que questionam, problematizam, propõem
soluções e, nesses encaminhamentos, possibilitam a alteração dos cenários, tornando-se
porta-vozes de toda uma coletividade feminina negra.
Palavras-chave: Literatura Infantil Contemporânea. Literatura Negro-brasileira. Autoria
Feminina Negra. Interseccionalidade.
ABSTRACT
The specificity of belonging to the afro-Brazilian children's literature by female authorship,
an unsubmissive poetics, maximized our investigative perspectives and readings of reality.
In the light that, in addition to being literati, black women contribute with their
intellectualities, coining categories and devices that serve as subsidies for us to understand their poetics. Picturing this, the main problem and the first motivations were due to the need of understanding and demonstrating in this literature, the emergence of a positive thematization of ethnic-racial and feminine universes, from the point of view of this gender, as well as of female authorship. black woman and her literary projects.
Accordingly to this, it is proposed with this research to investigate, via a decolonial
theoretical perspective, the black female authorship and how it represents its characters
intersecting race, class and gender. As a theoretical background, we resort to the
discussions of Candido (1962; 1989; 1999; 2006; 2011), Bosi (2002; 2005; 2015), Santiago (2000; 2018), Dalcastagnè (2012; 2015; 2018), Coelho (1991; 1993; 2000; 2006), Zilberman (2003; 2010; 2014), Collins (2019), Evaristo (2006b; 2010; 2011c), Cuti (2010), Debus (2017), Miranda (2019), Aníbal Quijano (2000; 2005), Maldonado-Torres (2019), Spivak (2010), González (2020) among others. As methodology, it is a basic research, qualitative in nature, characterized as a critical analysis, preceded by a literature review, structuring itself from the intersectional approach. The selected literary corpus confronts different perspectives and voices, namely: Os tesouros de Monifa (2009), by Sonia Rosa; Histórias da Preta (2005 [1998]), by Heloisa Pires Lima; Entremeio sem babado (2007), by Patrícia Santana; Betina (2009), by Nilma Lino Gomes; Kuami (2011), by Cidinha da Silva; O mundo no black power de Tayó (2013), by Kiusam de Oliveira and As férias fantásticas de Lili (2018), by Lívia Natália. It was concluded that the proposed analysis, contrasted with the categories and theoretical contributions, explained the way in which theprotagonists are represented and the resources most present in the works, such as memory, the positivization of stigmas and stereotypes, as well as the physical and symbolic characteristics of the black body. In addition, literature as a space for clashes, for
rebuilding possibilities and representations, now positive, dismantles the logic that aims to
erase its existences, since both the decolonial theories and the literary projects of this
collective of black female writers, head several fronts and identity agendas , becoming
poetics capable of mobilizing the reader for the understanding and meaning of their
aesthetics, which impacts on the sociocultural constitution, allowing a pleasant, engaged
literary reading with a commitment to knowledge, and it is these children's voices that
question, problematize, propose solutions and, in these referrals, make it possible to change scenarios, becoming spokespersons for an entire black female collective
Keywords: Contemporary Children's Literature. Black-Brazilian Literature. Afro-Brazilian
Literature Black Female Author. Intersectionality |
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