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RESUMO: Esta tese resulta de uma investigação sobre os saberes (sócio)linguísticos dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, os quais são construídos no processo de formação inicial e contínua, no fazer pedagógico e nas experiências cotidianas com alunos e demais colegas de profissão. Diante dessa temática, delineou-se alguns questionamentos sobre como os saberes (sócio)linguísticos construídos pelos professores são vivenciados em sala de aula, tendo como objetivo o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. A partir desses questionamentos, propôs-se a seguinte questão norteadora: qual a relação entre os saberes (sócio)linguísticos dos professores de Língua Portuguesa e a ampliação da competência comunicativa dos alunos do Ensino Médio, considerando o contexto de implementação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) - Ensino Médio? De modo geral, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar a relação entre os saberes (sócio)linguísticos dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio e a ampliação da competência comunicativa dos alunos, no contexto da BNCC. Para tanto, o trabalho fundamentou-se em estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2017), Hymes (1972a, 1972b,), Faraco (2008, 2015), Erickson (1988, 1990), Gumperz (1972, 1982), Costa (2012, 2016), Vieira (2017, 2019) e outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo etnográfico colaborativo, ancorada em teorias da Sociolinguística. As interações percebidas por meio da etnografia possibilitaram a compreensão de que toda prática pedagógica precisa ser perpassada por um compromisso social de respeito às origens dos alunos, o que implica conhecer a realidade social, cultural e linguística dos grupos de quefazem parte. Daí evidencia-se que desenvolver a competência comunicativa dos alunos requer
dos professores muito mais do que dominar um conjunto de saberes técnicos e conceituais, exigindo, sobretudo, consciência e convicção do que fazer com os saberes que possuem, para definirem até que ponto eles se constituem em possibilidade de alcançar determinadosobjetivos. Desse modo, o que não é possibilidade pode ser transformado para vir a ser, em um processo de pesquisa, de vivência e de reflexão constante sobre a complexidade do ato de ensinar e de aprender a língua em uso e sobre os saberes constituídos nesse processo. Os resultados da pesquisa permitiram compreender também que os saberes (sócio)linguísticos docentes são indissociáveis dos contextos sociais, históricos e culturais em que foram produzidos, pois é nesses contextos que se dão: 1) o processo de formação docente, 2) a compreensão do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e 3) o desejo de
responder adequadamente às exigências sociais e de favorecer às condições de desenvolvimento linguístico dos alunos. Tudo isso promove as condições para a construção desses saberes, tipologicamente identificados neste estudo, considerando a base teórica adotada, da seguinte forma: saberes exigidos pelo sistema e pela cultura escolar, saberes estratégicos e interacionais, e saberes conceituais e experienciais. Ademais, conclui-se que tais saberes refletem a necessidade de aprofundamento e de conhecimentos sociolinguísticos na formação inicial e contínua, bem como de formação e de informação sobre as políticas linguísticas implementadas no país e diretamente relacionadas ao currículo escolar, além de participação efetiva na
construção dessas políticas.
Palavras-chave: saberes sociolinguísticos; ensino de Língua Portuguesa; Sociolinguística
Educacional; Etnografia Colaborativa; competência comunicativa.
ABSTRACT : This thesis is the result of a investigation on the (social)linguistics of High School Portuguese language teachers knowledge, which are built in the process of initial and continuous training, at the pedagogical work an in the daily experiences with students and other teachers. Before this theme, some questions on how social linguistics knowledge built by teachers are experienced on classroom, aiming the development of student communicative competence were delimited. From these questions, the following guide question was proposed: Which is the relation among the social linguistics knowledge of Portuguese teachers and the widening of communicative competence of high school students, taking into consideration the implementation of National Common Curricular Base (BNCC) – High School? Generally, the objective of research consisted analyzing the relation among the social linguistics knowledge of Portuguese teachers and the widening of communicative competence of high school students
and the implementation of National Common Curricular Base (BNCC). For that, the work was grounded in studies of Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2017), Hymes (1972a, 1972b,), Faraco (2008, 2015), Erickson (1988, 1990), Gumperz (1972, 1982), Costa (2012, 2016), Vieira (2017, 2019) among others. It is a qualitative research, of ethnographic-collaborative type, grounded in theories of Sociolinguistics. The interaction perceived by ethnography allowed the understanding that all pedagogical practice must be permeated by a social compromise of respect of students origins, what implies knowing the social, cultural and linguistics reality of groups that they made part of. Hence, is evidenced that developing the communicative competence of students requires from teachers much more than master a set of technical and conceptual knowledge, demanding, above all, awareness and conviction of what to do with the knowledge they possess, to define to what extent they constitute the possibility of achieving certain objectives. In this way, what is not a possibility can be transformed to become one, in a process of research, experience and constant reflection on the complexity of the act of teaching
and learning the language in use and on the knowledge constituted in this process. The research results also allowed us to understand that teachers' (social)linguistic knowledge is inseparable from the social, historical and cultural contexts in which they were produced, since it is in these contexts that: 1) the teacher training process takes place, 2) the understanding of the process of teaching and learning of the Portuguese language and 3) the desire to adequately respond to social demands and to favor the conditions for the linguistic development of students. All this promotes the conditions for this knowledge to be built, typologically identified in this study, considering the theoretical basis adopted, as follows: knowledge required by the school system and culture, strategic and interactional knowledge, and conceptual and experiential knowledge. In addition, it is concluded that such knowledge reflects the need for deepening and sociolinguistic knowledge in initial and continuous training, as well as training and information
on language policies implemented in the country and directly related to the school curriculum, in addition to effective participation in the construction of these policies.
Keywords: sociolinguistic knowledge; Portuguese language teaching; Educational
Sociolinguistics; Collaborative Ethnography; communicative competence. |
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