Repositório Institucional da UFPI

POR UM FIO: o trabalho de jovens em empresa de call center em Teresina

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAUJO, Johnne Petterson de Sousa
dc.date.accessioned 2024-10-08T14:09:30Z
dc.date.available 2024-10-08T14:09:30Z
dc.date.issued 2024-10-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3683
dc.description Orientadora: Lila Cristina Xavier Luz Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Beatriz Seraine Examinador externo: Prof. Dr. Jean Henrique Costa - UFRN pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente estudo debruça-se em compreender sobre o trabalho de jovens em empresa de call center, na cidade Teresina-PI, na sua atividade trabalhista, que tiveram no telemarketing sua inserção no mundo do trabalho. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar como se constitui o trabalho em espaços de call center, tendo em vista as alterações no mundo do trabalho, em particular, aquelas relacionadas à desregulamentação do trabalho, terceirização e flexibilização e outras expressões dos processos de reestruturação. Para alcançar esse objetivo maior, será relevante, identificar como se constitui a inserção de jovens no trabalho em empresa de call center em Teresina. A partir disso, mapear as exigências postas aos jovens trabalhadores em empresa de call center em Teresina, e compreender sentidos e significações do trabalho para jovens trabalhadores de empresa de call center ante processos de superexploração da força de trabalho. Em seguida, os procedimentos metodológicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo a utilização de questionários semiestruturado e conversas o instrumento de coleta de dados predominante e análise de conteúdo temática a ferramenta que possibilitou a análise. E por fim, um conjunto de dados que foram discutidos. Na primeira fase desta pesquisa, foi dado ênfase a pesquisa bibliográfica, acerca da relação do trabalho no call center, trabalhos entre dissertações e teses produzidas no país. Para esta fase da pesquisa apresentei uma síntese dos principais pontos de discussão abordados nesses estudos. As principais referenciais teóricas utilizadas foram a concepção de trabalho presente na obra de Antunes e também as perspectivas da mulher proposta por Sorj, Probst. a segunda fase da pesquisa consistiu em analisar os discursos dos jovens trabalhadores operadores de uma empresa de telefonia celular de grande porte, localizada em Teresina, para conhecermos a realidade dos mesmos acerca dos efeitos da atividade, trabalho precarizado, pouco qualificado. O estudo revelou que o trabalho realizado é considerado para além do passar um “trampolim”, ou seja, como falta de outra oportunidade para os jovens, ocorre que os jovens saem de um call center, e vão para outro call center, mesmo diante de um trabalho precarizado, pouco qualificado, construindo como única alternativa, outras situações que foi revelado diz respeito ao forte mecanismo de controle por parte da organização do trabalho tais como: ritmos acelerados e repetitivos, insuficiência de pausas e difícil relação com a supervisão, assédio moral e cobranças excessivas por produtividade, esses já são semelhantes aos apresentados em outros estudos, portanto, como os jovens trabalhadores vivenciam um processo de precarização do trabalho gerando impactos sobre sua vida, seu emocional cujo resultado tem sido o discurso da engrenagem do capital. ABSTRACT The present study focuses on understanding the work of young people in a call center company, in the city of Teresina-PI, in their labor activity, which had their insertion in the world of work in telemarketing. The objective of this study is, therefore, to analyze how work in call center spaces is constituted, in view of changes in the world of work, in particular, those related to work deregulation, outsourcing and flexibility, and other expressions of restructuring processes. To achieve this greater objective, it will be relevant to identify how young people are included in work at a call center company in Teresina. From this, map the demands placed on young workers in a call center company in Teresina, and understand the meanings and meanings of work for young workers in a call center company in the face of processes of overexploitation of the workforce. Then, the methodological procedures. This is a qualitative research, with the use of a semi-structured questionnaire and conversations being the predominant data collection instrument and thematic content analysis being the tool that enabled the analysis. And finally, a set of data that were discussed. In the first phase of this research, I emphasized the bibliographical research, about the relationship of work in the call center, works between dissertations and theses produced in the country. For this phase of the research, I presented a summary of the main points of discussion addressed in these studies. The main theoretical references used were the conception of work present in the work of Antunes and also the perspectives of women proposed by Sorj, Probst. In the second phase of the research, it consisted of analyzing the speeches of young workers operating a large cell phone company, located in Teresina, in order to know their reality about the effects of the activity, precarious, low-skilled work. The study revealed that the work carried out is considered beyond passing a "springboard", that is, as a lack of another opportunity for young people, it happens that young people leave a call center, and go to another call center, even in the face of a precarious, low-skilled job, building as the only alternative, other situations that were revealed with regard to the strong control mechanism on the part of the work organization such as: accelerated and repetitive rhythms, insufficient breaks and difficult relationship with supervision, moral harassment and excessive charges for productivity, these are already similar to those presented in other studies, therefore, as young workers experience a process of precarious work, generating impacts on their lives, their emotions, the result of which has been the discourse of the gears of capital. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Call center pt_BR
dc.subject Jovens trabalhadores pt_BR
dc.subject Telemarketing pt_BR
dc.subject Young workers pt_BR
dc.subject Telemarketing pt_BR
dc.title POR UM FIO: o trabalho de jovens em empresa de call center em Teresina pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account