Abstract:
RESUMO
O presente estudo debruça-se em compreender sobre o trabalho de jovens em empresa de call
center, na cidade Teresina-PI, na sua atividade trabalhista, que tiveram no telemarketing sua
inserção no mundo do trabalho. O objetivo deste estudo é, portanto, analisar como se constitui
o trabalho em espaços de call center, tendo em vista as alterações no mundo do trabalho, em
particular, aquelas relacionadas à desregulamentação do trabalho, terceirização e flexibilização
e outras expressões dos processos de reestruturação. Para alcançar esse objetivo maior, será
relevante, identificar como se constitui a inserção de jovens no trabalho em empresa de call
center em Teresina. A partir disso, mapear as exigências postas aos jovens trabalhadores em
empresa de call center em Teresina, e compreender sentidos e significações do trabalho para
jovens trabalhadores de empresa de call center ante processos de superexploração da força de
trabalho. Em seguida, os procedimentos metodológicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
sendo a utilização de questionários semiestruturado e conversas o instrumento de coleta de
dados predominante e análise de conteúdo temática a ferramenta que possibilitou a análise. E
por fim, um conjunto de dados que foram discutidos. Na primeira fase desta pesquisa, foi dado
ênfase a pesquisa bibliográfica, acerca da relação do trabalho no call center, trabalhos entre
dissertações e teses produzidas no país. Para esta fase da pesquisa apresentei uma síntese dos
principais pontos de discussão abordados nesses estudos. As principais referenciais teóricas
utilizadas foram a concepção de trabalho presente na obra de Antunes e também as perspectivas
da mulher proposta por Sorj, Probst. a segunda fase da pesquisa consistiu em analisar os
discursos dos jovens trabalhadores operadores de uma empresa de telefonia celular de grande
porte, localizada em Teresina, para conhecermos a realidade dos mesmos acerca dos efeitos da
atividade, trabalho precarizado, pouco qualificado. O estudo revelou que o trabalho realizado é
considerado para além do passar um “trampolim”, ou seja, como falta de outra oportunidade
para os jovens, ocorre que os jovens saem de um call center, e vão para outro call center, mesmo
diante de um trabalho precarizado, pouco qualificado, construindo como única alternativa,
outras situações que foi revelado diz respeito ao forte mecanismo de controle por parte da
organização do trabalho tais como: ritmos acelerados e repetitivos, insuficiência de pausas e
difícil relação com a supervisão, assédio moral e cobranças excessivas por produtividade, esses
já são semelhantes aos apresentados em outros estudos, portanto, como os jovens trabalhadores
vivenciam um processo de precarização do trabalho gerando impactos sobre sua vida, seu
emocional cujo resultado tem sido o discurso da engrenagem do capital.
ABSTRACT
The present study focuses on understanding the work of young people in a call center company,
in the city of Teresina-PI, in their labor activity, which had their insertion in the world of work
in telemarketing. The objective of this study is, therefore, to analyze how work in call center
spaces is constituted, in view of changes in the world of work, in particular, those related to
work deregulation, outsourcing and flexibility, and other expressions of restructuring processes.
To achieve this greater objective, it will be relevant to identify how young people are included
in work at a call center company in Teresina. From this, map the demands placed on young
workers in a call center company in Teresina, and understand the meanings and meanings of
work for young workers in a call center company in the face of processes of overexploitation
of the workforce. Then, the methodological procedures. This is a qualitative research, with the
use of a semi-structured questionnaire and conversations being the predominant data collection
instrument and thematic content analysis being the tool that enabled the analysis. And finally,
a set of data that were discussed. In the first phase of this research, I emphasized the
bibliographical research, about the relationship of work in the call center, works between
dissertations and theses produced in the country. For this phase of the research, I presented a
summary of the main points of discussion addressed in these studies. The main theoretical
references used were the conception of work present in the work of Antunes and also the
perspectives of women proposed by Sorj, Probst. In the second phase of the research, it
consisted of analyzing the speeches of young workers operating a large cell phone company,
located in Teresina, in order to know their reality about the effects of the activity, precarious,
low-skilled work. The study revealed that the work carried out is considered beyond passing a
"springboard", that is, as a lack of another opportunity for young people, it happens that young
people leave a call center, and go to another call center, even in the face of a precarious, low-skilled job, building as the only alternative, other situations that were revealed with regard to
the strong control mechanism on the part of the work organization such as: accelerated and
repetitive rhythms, insufficient breaks and difficult relationship with supervision, moral
harassment and excessive charges for productivity, these are already similar to those presented
in other studies, therefore, as young workers experience a process of precarious work,
generating impacts on their lives, their emotions, the result of which has been the discourse of
the gears of capital.