Abstract:
RESUMO: No contexto da pandemia pelo Covid-19, o processo formativo inicial de professores se desenvolveu por meio do ensino remoto emergencial, em razão da necessidade de isolamento social. Tendo como referência este contexto, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: quais os reflexos do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP, na perspectiva dos estudantes? Com o objetivo geral de analisar os reflexos do ensino remoto emergencial, em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP, na perspectiva dos estudantes, define-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a organização do processo formativo inicial de professores no curso de Pedagogia da UFPI/CMPP, em razão da pandemia pelo Covid-19; descrever as experiências formativas vivenciadas pelos estudantes no processo de formação inicial de professores, no contexto da pandemia pelo Covid-19; identificar aspectos positivos e negativos no processo de formação inicial no curso de Pedagogia UFPI/CMPP, como reflexo do ensino remoto emergencial no período pandêmico. Como aportes teóricos, o estudo fundamenta-se em Alarcão (2007), García (1999), Imbernón (2009, 2011, 2012), Nóvoa (2009, 2019), Pimenta (1999), Tardif (2014), Zabalza (2004), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa narrativa, com base em Delory-Momberger (2011) e Passeggi (2010), apoia-se no método
(auto)biográfico em educação, recorrendo ao memorial de formação e as rodas de conversa, com as narrativas de nove estudantes do curso de Pedagogia da UFPI/CMPP para a produção dos dados do estudo. Na análise dos dados, com base na análise compreensiva-interpretativa na perspectiva de Souza (2014) e apoiadas em Bardin (2011), evidencia-se os seguintes reflexos do ensino remoto emergencial,
em razão da pandemia do Covid-19, no processo de formação inicial de professores, no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI/CMPP: sobrecarga de trabalhos acadêmicos; falta de concentração; sensação de não se sentir capacitado para exercer a profissão docente; excesso de aulas expositivas sem diálogos e interação entre professor e aluno; oportunidade de aprender a utilizar diversos recursos tecnológicos; construção de percepções sobre a profissão docente estar relacionada à uma sociedade em
constante mudança, exigindo a conscientização acerca da necessidade de ampliação dos conhecimentos e de desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: formação inicial de professores; ensino remoto; pandemia; narrativas.
ABSTRACT :In the context of the Covid-19 pandemic, the initial teacher training process was developed through emergency remote teaching, due to the need for social isolation. Taking this context as a reference, the following research question is proposed: what are the consequences of emergency remote teaching, due to the Covid-19 pandemic, in the process of initial teacher training, in the Degree in Pedagogy course at UFPI/CMPP, from the students’ perspective? With the general objective of analyzing the consequences
of emergency remote teaching, due to the Covid-19 pandemic, in the process of initial teacher training, in the Degree in Pedagogy course at UFPI/CMPP, from the students' perspective, the following specific objectives: characterize the organization of the initial training process for teachers in the Pedagogy course at UFPI/CMPP, due to the Covid-19 pandemic; Describe the training experiences experienced by students in the initial teacher training process, in the context of the Covid-19 pandemic; Identify positive and negative aspects in the initial training process in the UFPI/CMPP Pedagogy course, as a
reflection of emergency remote teaching during the pandemic period. As theoretical contributions, the study is based on Alarcão (2007), Garcia (1999), Imbernón (2009, 2011, 2012), Nóvoa (2009, 2019), Pimenta (1999), Tardif (2014), Zabalza (2004), between others. Methodologically, we assume a qualitative narrative approach, based on Delory-Momberger (2011) and Passeggi (2010), based on the (auto)biographical method in education, using the training memorial and conversation circles, with the
narratives of nine students from the Pedagogy course at UFPI/CMPP to produce the study data. In the data analysis, based on the comprehensive-interpretive analysis from the perspective of Souza (2014) and reinforced in Bardin (2011), the following reflections of emergency remote teaching are evident, due to the Covid-19 pandemic, in the process of initial teacher training, in the Degree in Pedagogy course at UFPI/CMPP: overload of academic work; lack of concentration; feeling of not feeling qualified to
practice the teaching profession; excessive lectures without dialogue and interaction between teacher and student; opportunity to learn how to use various technological resources; the construction of perceptions about the teaching profession is related to a society in constant change, requiring awareness about the need to expand knowledge and professional development.
Keywords: initial teacher training; remote teaching; pandemic; narratives