Abstract:
Resumo : A presente pesquisa tem como objeto a formação continuada de professores da Educação Infantil. Parte da seguinte questão-problema: O que professores da Educação Infantil aspiram em relação à formação continuada para subsidiar suas práticas docentes? Considerando o delineamento da questão de pesquisa, tem como objetivo geral: analisar aspirações de professores da Educação Infantil em relação à formação continuada para subsidiar suas práticas docentes. De modo específico, o estudo objetiva: descrever as experiências de formação continuada vivenciadas por professores da Educação Infantil, identificar o que professores da Educação Infantil têm aprendido nas formações vivenciadas e se esses aprendizados correspondem ou não às demandas de suas práticas docentes:detectar o que professores da Educação Infantil desejam aprender na formação como subsídio a suas práticas docentes. A formação continuada, na concepção desse estudo, diz respeito a um processo formativo que acontece paralelamente ao exercício da docência e que tem como referência as exigências das práticas docentes. A formação continuada, concebida como uma das dimensões do desenvolvimento profissional docente, constitui formação permanente que ocorre ao longo do percurso profissional dos professores. As reflexões teóricas sobre formação continuada se apoiam, entre outros, nos seguintes estudos: Brito (2011), Imbernón (2011), Pacheco e Flores (1999), Azevedo et al. (2012), Nóvoa (2019). Sobre a Educação Infantil o estudo tem como aportes os estudos de Corsino (2016), Aries(1978), Zabalza (1998), Oliveira (2012), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida em dois Centros Municipais de Educação Infantil, situadas na zona leste de Teresina, que atendem a
creche e à pré-escola. Participaram da pesquisa quatro colaboradores que atuam como
professores efetivos na Educação Infantil. No que se refere aos aspectos metodológicos,
trata-se de uma investigação subsidiada no método autobiográfico, a partir da pesquisa
narrativa, tendo como dispositivos de produção de dados a entrevista narrativa e o memorial biográfico. As constatações do estudo revelam que uma das aspirações de professores da Educação Infantil, em relação à formação continuada, é que essa formação dialogue com as necessidades das práticas docentes na etapa primeira da educação básica. Revelam, também, que os professores almejam que os processos formativos possibilitem o acesso ao conhecimento profissional docente, em uma perspectiva de unidade teoria-prática. Osprofessores anseiam por conhecimentos teóricos e práticos, que contemplem reflexões acerca das singularidades da Educação Infantil e focalizem o desenvolvimento integral dascrianças, bem como suas demandas por aprendizagens. Os resultados da investigaçãodenotam a necessidade de processos formativos que possibilitem o desenvolvimento da reflexão, o compartilhamento de experiências e, particularmente, que possibilitem aos professores uma formação que supere a racionalidade técnica, considerando o protagonismodocente e as possibilidades desses profissionais como produtores de conhecimentos.
Palavras-chave: formação continuada; educação infantil; prática docente; infâncias.