Abstract:
RESUMO
O presente estudo discute acerca do Ensino Remoto Emergencial (ERE), formato de ensino 
decorrente do advento abrupto da crise sanitária mundial causada pela pandemia da COVID-19. Adotado pela maioria das instituições de ensino no território brasileiro durante a crise 
pandêmica, o ERE foi articulado no intento de evitar a descontinuidade das práticas escolares, 
caracterizando-se pelo  deslocamento do processo de ensino-aprendizagem do espaço escolar 
para o âmbito virtual, pressupondo para isso o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da 
Comunicação (TDICs). Em contrapartida, uma série de mudanças foi  implantada nas práticas 
escolares, incorporando demandas educacionais ainda mais complexas. Dada a realidade 
educacional marcada por incertezas, torna-se emergente a discussão acerca dos aspectos 
subjacentes às práticas de ensino-aprendizagem mediadas por telas, aliada ao pensamento 
sociológico, enquanto potencial analítico para o entendimento da complexidade educacional 
concebida durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as 
interfaces do ERE no contexto das práticas escolares mediadas por telas. Para  tanto, foram 
elencados os respectivos objetivos específicos: identificar, a partir do relato dos interlocutores 
da pesquisa, as principais mudanças nas práticas escolares no contexto do ERE; descrever, com 
base na percepção dos entrevistados, os impactos causados na relação educador-educando em 
decorrência do ERE e suas consequências no ambiente familiar; bem como, verificar nas
discursividades  dos atores escolares os  aspectos  que revelam a importância da escola para a 
promoção da aprendizagem.  A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado 
tendo como  lócus  de pesquisa o Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, instituição 
escolar que atua com a oferta do Ensino Médio e integra a Rede Pública Estadual de Ensino do 
Piauí, situado na zona sudeste do município de Teresina. Os participantes da pesquisa 
correspondem a um total de 32 atores da instituição de ensino pesquisada, representando as 
categorias  Educandos  –  Educadores  –  Gestores. As técnicas utilizadas para a produção dos 
dados foram o questionário fechado, entrevistas diretas e observação não-participante. Para a 
análise dos resultados utilizou-se, principalmente, as práticas discursivas vinculadas a produção 
de sentidos, que viabilizaram o fortalecimento da ação analítica diante dos dados produzidos. 
As análises revelam que a instituição de ensino pesquisada promoveu práticas escolares 
diferenciadas no período do ERE, oferecendo estratégias de ensino diversificadas como forma 
alternativa para superação dos desafios impostos pela situação pandêmica. Todavia, é preciso 
destacar que, inevitavelmente, suas práticas de ensino-aprendizagem foram marcadas por novas 
formas de exclusão, visto que nem todos os educandos do CETI tiveram acesso as aulas 
remotas, assim como,  o aprendizado adquirido pelos educandos participantes da pesquisa não 
foi considerado plenamente satisfatório.
ABSTRACT
The present study discusses Emergency Remote Teaching (ERE), a teaching format resulting 
from the abrupt advent of the global health crisis caused by the COVID-19 pandemic. Adopted 
by most educational institutions in Brazil during the pandemic crisis, the ERE was articulated 
in an attempt to avoid the discontinuity of school practices, characterized by the displacement 
of the teaching-learning process from the school space to the virtual environment, assuming to 
this the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). On the other 
hand, a series of changes was implemented in school practices, incorporating even more 
complex educational demands. Given the educational reality  marked by uncertainties, the 
discussion about the underlying aspects of teaching-learning practices mediated by screens, 
combined with sociological thinking, as an analytical potential for understanding the 
educational complexity conceived during the COVID-19 pandemic, emerges. The general 
objective of the research was to analyze the ERE interfaces in the context of school practices 
mediated by screens. For this purpose, the respective specific objectives were listed: to identify, 
based on the research interlocutors' reports, the main changes in school practices in the context 
of the ERE; to describe, based on the perception of the interviewees, the impacts caused in the 
educator-student relationship as a result of the ERE and its consequences in the family
environment; as well as verify in the speech of the school actors the aspects that reveal the 
importance of the school for the promotion of learning. Based on a qualitative approach, the 
study was carried out having as research locus the State Center for  Full Time Didácio Silva, a 
school institution that operates with the provision of Secondary Education and is part of the 
State Public Education Network of Piauí, situated in the southeast area of  the municipality of 
Teresina. The research participants correspond to a total of 32 actors from the researched 
educational institution, representing the categories students  –  educators  –  managers. The 
techniques used for data production were the closed questionnaire, direct interviews and non-participant observation. For the analysis of the results, discursive practices linked to the 
production of meanings were used, which enabled the strengthening of the analytical action in 
the face of the data produced. The analyzes reveal that the researched educational instit ution 
promoted differentiated school practices during the ERE period, offering diversified teaching 
strategies as an alternative way to overcome the challenges imposed by the pandemic situation. 
However, it should be noted that, inevitably, their teaching-learning practices were marked by 
new forms of exclusion, since not all CETI students had access to remote classes, as well as the 
learning acquired by the students participating in the research was not considered fully 
satisfactory.