Repositório Institucional da UFPI

REINVENTAR PARA NÃO MORRER: os coletivos classistas como nova forma de ação política no nordeste brasileiro

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dc.contributor.author MELO, Iara Cavalcante
dc.date.accessioned 2024-10-08T12:52:59Z
dc.date.available 2024-10-08T12:52:59Z
dc.date.issued 2024-10-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3675
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira Examinadora Interna: Profa. Dra. Lila Cristina Xavier Luz Examinador Externo: Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros - UFPB pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Os Coletivos se apresentam como uma “nova” forma de mobilização de pessoas que atuam na sociedade brasileira, na sua grande maioria, nas universidades e por meio digital, discutindo temas relacionados a marcadores sociais de diferença, de gênero, de raça, educação, sexualidade, classe, arte e urbanismo. Alguns estudos os apontam como grupos fluidos, fragmentados, sem liderança, diferenciados, autônomos e sob a influência de ideias anarquistas e libertárias, que se afastam do Estado, partidos políticos e de formas tradicionais de ações coletivas. O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão dos coletivos que se formam na região Nordeste do Brasil, examinando a organização, os sujeitos, a composição e a relação social com a sociedade, com o Estado e demais organizações tradicionais. A hipótese desta pesquisa é: os coletivos seriam novas formas de ação ou extensões de movimento social travestidos de novidade. Parte-se da suposição de que os coletivos se apresentam na literatura como organizações “novas”, mas, empiricamente, observando suas pautas e demandas, eles almejam os mesmos objetivos já reclamados historicamente por formas tradicionais de ações coletivas, como movimentos sociais e partidos políticos. Eles adotam um perfil autonomista e até mesmo anarquista, no qual buscam (ou não) o Estado para concretizar suas demandas, e esse nível de relação pode depender das clivagens sociais que enfrentam enquanto sujeitos. Os dados empíricos desta pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, com sete coletivos de seis estados da região Nordeste, onde todos apresentam questões de classe como pauta principal. Os resultados do estudo mostram que esse tipo de organização se tornou preferível porque tem por base união e comunhão entre os participantes, sem a existência de hierarquias, de formalizações institucionais, de dirigentes e regras que possam engessar o seu funcionamento. As decisões são tomadas com base na deliberação democrática entre seus membros; o perfil dos participantes depende dos outros marcadores sociais da diferença; nos coletivos entrevistados eles se concentram em questões de gênero, raça e estudantil e; o número de participantes não é fixo. Além desses resultados, que demonstram atribuições um tanto “inovadoras”, é perceptível, nos coletivos pesquisados, a convivência entre passado e futuro, pois mantêm relação com o Estado, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e ainda acreditam na necessidade de atuação política em espaços públicos para alcançar seus objetivos e promoverem mudanças. Os coletivos pesquisados na região Nordeste, aqui denominados de classistas, vão de encontro a muitas características apontadas na literatura sobre essas organizações. As novidades conferidas a eles estão mescladas de características antigas e tradicionais, possível consequência da transição entre a modernidade e a pós-modernidade e a necessidade de construção de paradigmas epistemológicos explicativos dessa sociedade pós-moderna, com olhar atento às questões locais, universais e particulares. ABSTRACT Collectives present themselves as a “new” form of mobilization of people working in Brazilian society, mostly in universities and digitally, discussing themes related to social markers of difference, gender, race, education, sexuality , class, art and urbanism. Some studies point to them as fluid, fragmented groups, without leadership, differentiated, autonomous and under the influence of anarchist and libertarian ideas, which distance themselves from the State, political parties and traditional forms of collective action. The objective of this work is to contribute to the understanding of the collectives that are formed in the Northeast Region of Brazil, examining the organization, the subjects, the composition and the social relationship with society, with the State and other traditional organizations. The hypothesis of this research is: the collectives would be new forms of action or extensions of social movement dressed again. It starts with the assumption that collectives present themselves in the literature as “new” organizations, but, empirically, observing their agendas and demands, they aim at the same objectives that have been historically claimed by traditional forms of collective actions, such as social movements and political parties. . They adopt an autonomist and even anarchist profile, where they seek (or not) the State to fulfill their demands, and this level of relationship may depend on the social divides they face as subjects. The empirical data of this research were collected through semi-structured interviews, with seven collectives from six states in the Northeast region, where all present class issues as the main agenda. The results of the study show that this type of organization has become preferable because it is based on unity and communion among the participants, without the existence of hierarchies, institutional formalizations, leaders and rules that may hamper its functioning. Decisions are made based on democratic deliberation among its members; the profile of the participants depends on the other social markers of the difference; in the collectives interviewed they focus on gender, race and student issues and; the number of participants is not fixed. In addition to these results, which demonstrate somewhat “innovative” attributions, it is noticeable in the researched collectives experience between the past and the future, as they maintain a relationship with the State, social movements, political parties, unions and still believe in the need for political action in public spaces for achieve their goals and promote change. The collectives surveyed in the Northeast region, here called classists, go against many characteristics pointed out in the literature about these organizations. The novelties conferred to them are mixed with ancient and traditional characteristics, a possible consequence of the transition between modernity and postmodernity and the need to build epistemological paradigms that explain this postmodern society, with a watchful eye on local, universal and particular issues. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Coletivo pt_BR
dc.subject Ações coletivas pt_BR
dc.subject Movimentos sociais pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Collective pt_BR
dc.subject Collective actions pt_BR
dc.subject Social movements pt_BR
dc.subject Postmodernity pt_BR
dc.title REINVENTAR PARA NÃO MORRER: os coletivos classistas como nova forma de ação política no nordeste brasileiro pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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