Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM A PRÁTICA DOCENTE.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Francisca Jelma da Cruz
dc.date.accessioned 2016-10-05T16:33:13Z
dc.date.available 2016-10-05T16:33:13Z
dc.date.issued 2016-10-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/366
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Edna Brito. Membro Externo: Prof. Dra. Georgyanna Andreia Silva Morais. Membro Interno: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo tem como objeto de pesquisa a formação continuada de professores da educação infantil em suas relações com a prática docente. Tem como objetivo geral analisar as relações da formação continuada na educação infantil com a prática docente. Para o detalhamento do objetivo geral foram delineadas as seguintes questões norteadoras: Como são organizadas as propostas de formação? Quais os princípios que orientam as propostas de formação? Como os professores relacionam saberes e fazeres na sua prática docente? Quais as contribuições da formação continuada para a prática docente na educação infantil? A formação continuada é compreendida como etapa importante no desenvolvimento profissional de professores, como uma formação centrada nos desafios e nas exigências da prática docente. Constitui espaço de compartilhamento de experiências e de conhecimentos oportunizando o desenvolvimento da reflexão sobre a formação e a prática. Para análise da temática do estudo foram referenciados autores que estudam a educação infantil, tais como Bassedas, Huguet e Solé (1999), que discutem as concepções de educação infantil e as peculiaridades dessa etapa de ensino. Salles e Faria (2012), contribuíram com as reflexões acerca das concepções curriculares na educação infantil e Oliveira (2012) na elaboração das referentes ao planejamento e a prática docente na educação infantil. As discussões sobre a formação de professores apoiam-se nos estudos de Cunha (2009), Gomes (2009), Liberalli (2010) e Nóvoa (2009). Esses autores apresentam conceituações sobre formação continuada, remetendo à reflexão crítica da formação e aos processos de autoformação, bem como discutem os saberes e os fazeres na educação infantil. O estudo foi desenvolvido a partir da pesquisa narrativa, conforme propõem Conelly e Clandinni (1995), que se reportam aos aspectos teóricos sobre a pesquisa narrativa. A pesquisa teve como técnicas de produção de dados o memorial de formação e a entrevista narrativa. Em relação aos aspectos metodológicos buscou-se as contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2008), que discutem sobre os procedimentos da entrevista narrativa. Os memoriais de formação foram desenvolvidos sob as orientações de Passeggi (2008). Para a análise de dados tomou-se como referência os estudos de Bertaux (2010) que orientam análise de narrativas. O estudo teve como cenário, dois Centros Municipais de Educação Infantil e envolveu como interlocutoras sete professoras que atuam nessa etapa de ensino. Entendendo a formação como um processo de planejamento, evidenciamos a necessidade de uma articulação entre teoria e prática e não as meras discussões de situações do cotidiano das escolas. Percebemos por meio das narrativas das interlocutoras que a formação ofertada pelo município não dar conta das necessidades de sala de aula e nem as necessidades formativas dos professores. O processo de formação continuada ofertado pelo município sofre críticas por parte das professoras da educação infantil. ABSTRACT: The study has as research object the continued formation of early childhood education teachers in their relations with the teaching practice. It has as general objective to analyze the relations of continued formation in early childhood education with the teaching practice. For the detailing of the general objective, the following guiding questions were outlined: How are the training proposals organized? What are the principles that guide the formation proposals? How do teachers relate knowledge and practice in their teaching practice? What are the contributions of continued formation for teaching practice in early childhood education? Continued formation is understood as an important step in teachers’ professional development as a training focused on the challenges and demands of the teaching practice. It constitutes an experience and knowledge share space, providing opportunities for the reflection development on formation and practice. In order to analyze the study subject it were referenced authors who study early childhood education, such as Bassedas, Huguet and Solé (1999), discussing the concepts of early childhood education and the peculiarities of this educational stage. Salles and Faria (2012), contributed to the reflections on curricular concepts in early childhood education and Oliveira (2012) in the development of concepts regarding the planning and the teaching practice in early childhood education. Discussions on teacher formation rely on studies by Cunha (2009), Gomes (2009), Liberalli (2010) and Nóvoa (2009). These authors present concepts on continued formation, referring to the critical reflection of formation and self-training processes, as well as discussing the knowledge and doings in early childhood education. The study was developed from the narrative research, as proposed by Connelly and Clandinni (1995), who report to the theoretical aspects about the narrative research. The research had as its data production techniques formation memorial and narrative interview. Regarding methodological aspects we looked at the contributions of Jovchelovitch and Bauer (2008), discussing the procedures of the narrative interview. Formation memorials were developed under the guidelines of Passeggi (2008). For data analysis, we took as reference studies by Bertaux (2010) that guide narratives analysis. The study took place at two municipal centers of early childhood education and involved as interlocutors seven teachers who work in this educational stage. Understanding the formation as a process of planning , we noted the need for a link between theory and practice, not mere discussions of everyday situations in schools. We realized through narratives of interlocutors that the training offered by the municipality does not take account of the classroom needs and not the training needs of teachers. The process of continuing education offered by the municipality suffers criticism from the teachers of early childhood education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Continued Formation pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM A PRÁTICA DOCENTE. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account