Repositório Institucional da UFPI

A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA MEDIADA PELA FORMAÇÃO NO PARFOR-UESPI: o objetivo e subjetivo produzindo mudanças na atividade docente

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Emanuel Moura
dc.date.accessioned 2024-10-07T12:41:06Z
dc.date.available 2024-10-07T12:41:06Z
dc.date.issued 2024-10-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3669
dc.description Orientadora: Profª Drª Cristiane de Sousa Moura Teixeira. Examinador interno: Profª Dra. Maria Vilani Cosme de Cravalho. Examinador externo:Profº Dr. Raimundo Nonato Moura de Oliveira (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO : Esta dissertação investiga as mediações que constituem a aprendizagem da docência no processo de formação inicial do professor dos anos iniciais do ensino fundamental ofertada no PARFOR-UESPI. O estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve como objetivo geral investigar as mediações que constituem a aprendizagem da docência no PARFOR-UESPI. em como campo empírico os professores da Rede Municipal de Ensino de São João do Piauí-PI egressos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Durante o processo formativo oferecido pelo programa, os professores que já atuam em sala de aula têm a oportunidade de se apropriar de conhecimentos historicamente produzidos acerca da atividade docente por meio de ações formativas ofertadas. A investigação problematiza o fenômeno investigado neste estudo - mediações que constituem a aprendizagem da docência e, como meio de apreensão do fenômeno, recorremos aos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), proposto por Karl Marx e da Psicologia Histórico-Cultural, preconizada por Vigotski, Luria e Leontiev, psicólogos soviéticos. Os instrumentos de produção de dados adotados foram as cartas pedagógicas, a Entrevista Reflexiva Individual e a Entrevista Reflexiva Coletiva. Já a análise de dados foi feita por meio dos Núcleos de significação, propostos por Aguiar e Ozella (2013; 2015). A análise deu origem a três núcleos de significação. O primeiro, Motivos que orientaram a escolha e a permanência no curso do PARFOR, evidenciou que as fortes tensões vividas pelos professores mediaram o surgimento de interesses e necessidades de bases teóricas para agir na profissão e sentimentos negativos acerca da atividade docente, que quando sugiram as ações do programa, os professores chegaram à conclusão de que a candidatura era a coisa certa a ser feita; o segundo, O subjetivo e o objetivo mediando a aprendizagem da docência no curso do PARFOR, evidenciou que o processo de aprendizagem da docência desses professores foi tensionado pelas condições objetivas e subjetivas que compunham a particularidade da oferta de curso pelo PARFOR na UESPI e essas condições determinaram apropriação de conhecimentos, reflexões e produção ode significações; o último núcleo, Os impactos da formação ofertada pelo PARFOR na atividade docente dos professores, evidenciou os seguintes impactos na atividade docente dos professores, pois houve a superação das anteriores condições de pensar, sentir e agir na atividade docente, expressas também nas relações dos professores consigo e com a própria profissão. Palavras-chave: Mediação; Aprendizagem da Docência; Professores formados pelo PARFOR; PARFOR-UESPI. ABSTRACT This dissertation investigates the mediations that constitute the learning of teaching in the process of initial teacher training of the initial years of elementary school offered in PARFOR-UESPI. The study developed in the Graduate Program in Education - PPGED, in Federal University of Piauí (UFPI) had as general objective to investigate the mediations that constitute the learning of teaching in PARFOR UESPI. in as empirical field the teachers of the Municipal Education Network of São João do Piauí-PI undergraduates of the Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, carried out by the State University of Piauí - UESPI. During the training process offered by the program, teachers who already work in the classroom have the opportunity to appropriate historically produced knowledge about teaching activity through training actions offered. The research problematizes the phenomenon investigated in this study - mediations that constitute the learning of teaching and, as a means of apprehending the phenomenon, we resort to the assumptions of Historical-Dialectical Materialism (HDM), proposed by Karl Marx and Historical-Cultural Psychology, advocated by Vigotski, Luria and Leontiev, Soviet psychologists. The data production instruments adopted were the pedagogical letters, the individual reflective interview and the collective reflective interview. The data analysis was done through the Nuclei of meaning, proposed by Aguiar and Ozella (2013; 2015). The analysis gave rise to three nuclei of meaning. The first, Motives that guided the choice and permanence in the PARFOR course, showed that the strong tensions experienced by the teachers mediated the emergence of interests and needs for theoretical bases to act in the profession and negative feelings about teaching activity, which when the actions of the program were suggested, the teachers came to the conclusion that the application was the right thing to do; the second, The subjective and the objective mediating the learning of teaching in the PARFOR course, showed that the process of learning to teach these teachers was tensioned by the objective and subjective conditions that made up the particularity of the course offer by PARFOR at UESPI and these conditions determined the appropriation of knowledge, reflections and production of meanings; the last nucleus, The impacts of the training offered by PARFOR on the teachers' teaching activity, showed the following impacts on the teachers' teaching activity, as there was an overcoming of the previous conditions of thinking, feeling and acting in the teaching activity, also expressed in the teachers' relationships with themselves and with the profession itself. Keywords: Mediation; Teaching Learning; Teachers trained by PARFOR; PARFOR UESPI. pt_BR
dc.description.sponsorship Não Informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Professores formadores pt_BR
dc.subject PARFOR - UESPI pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Professores formadores - PARFOR pt_BR
dc.title A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA MEDIADA PELA FORMAÇÃO NO PARFOR-UESPI: o objetivo e subjetivo produzindo mudanças na atividade docente pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account