Abstract:
RESUMO : Esta dissertação investiga as mediações que constituem a aprendizagem da
docência no processo de formação inicial do professor dos anos iniciais do ensino
fundamental ofertada no PARFOR-UESPI. O estudo desenvolvido no Programa de
Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
teve como objetivo geral investigar as mediações que constituem a aprendizagem da
docência no PARFOR-UESPI. em como campo empírico os professores da Rede
Municipal de Ensino de São João do Piauí-PI egressos do Plano Nacional de
Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, realizado pela
Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Durante o processo formativo oferecido
pelo programa, os professores que já atuam em sala de aula têm a oportunidade de
se apropriar de conhecimentos historicamente produzidos acerca da atividade
docente por meio de ações formativas ofertadas. A investigação problematiza o
fenômeno investigado neste estudo - mediações que constituem a aprendizagem da
docência e, como meio de apreensão do fenômeno, recorremos aos pressupostos
do Materialismo Histórico-Dialético (MHD), proposto por Karl Marx e da Psicologia
Histórico-Cultural, preconizada por Vigotski, Luria e Leontiev, psicólogos soviéticos.
Os instrumentos de produção de dados adotados foram as cartas pedagógicas, a
Entrevista Reflexiva Individual e a Entrevista Reflexiva Coletiva. Já a análise de
dados foi feita por meio dos Núcleos de significação, propostos por Aguiar e Ozella
(2013; 2015). A análise deu origem a três núcleos de significação. O primeiro,
Motivos que orientaram a escolha e a permanência no curso do PARFOR,
evidenciou que as fortes tensões vividas pelos professores mediaram o surgimento
de interesses e necessidades de bases teóricas para agir na profissão e sentimentos
negativos acerca da atividade docente, que quando sugiram as ações do programa,
os professores chegaram à conclusão de que a candidatura era a coisa certa a ser
feita; o segundo, O subjetivo e o objetivo mediando a aprendizagem da docência no
curso do PARFOR, evidenciou que o processo de aprendizagem da docência
desses professores foi tensionado pelas condições objetivas e subjetivas que
compunham a particularidade da oferta de curso pelo PARFOR na UESPI e essas
condições determinaram apropriação de conhecimentos, reflexões e produção ode
significações; o último núcleo, Os impactos da formação ofertada pelo PARFOR na
atividade docente dos professores, evidenciou os seguintes impactos na atividade
docente dos professores, pois houve a superação das anteriores condições de
pensar, sentir e agir na atividade docente, expressas também nas relações dos
professores consigo e com a própria profissão.
Palavras-chave: Mediação; Aprendizagem da Docência; Professores formados pelo
PARFOR; PARFOR-UESPI.
ABSTRACT
This dissertation investigates the mediations that constitute the learning of teaching
in the process of initial teacher training of the initial years of elementary school
offered in PARFOR-UESPI. The study developed in the Graduate Program in
Education - PPGED, in Federal University of Piauí (UFPI) had as general objective to
investigate the mediations that constitute the learning of teaching in PARFOR UESPI. in as empirical field the teachers of the Municipal Education Network of São
João do Piauí-PI undergraduates of the Plano Nacional de Formação de Professores
da Educação Básica - PARFOR, carried out by the State University of Piauí - UESPI.
During the training process offered by the program, teachers who already work in the
classroom have the opportunity to appropriate historically produced knowledge about
teaching activity through training actions offered. The research problematizes the
phenomenon investigated in this study - mediations that constitute the learning of
teaching and, as a means of apprehending the phenomenon, we resort to the
assumptions of Historical-Dialectical Materialism (HDM), proposed by Karl Marx and
Historical-Cultural Psychology, advocated by Vigotski, Luria and Leontiev, Soviet
psychologists. The data production instruments adopted were the pedagogical
letters, the individual reflective interview and the collective reflective interview. The
data analysis was done through the Nuclei of meaning, proposed by Aguiar and
Ozella (2013; 2015). The analysis gave rise to three nuclei of meaning. The first,
Motives that guided the choice and permanence in the PARFOR course, showed that
the strong tensions experienced by the teachers mediated the emergence of
interests and needs for theoretical bases to act in the profession and negative
feelings about teaching activity, which when the actions of the program were
suggested, the teachers came to the conclusion that the application was the right
thing to do; the second, The subjective and the objective mediating the learning of
teaching in the PARFOR course, showed that the process of learning to teach these
teachers was tensioned by the objective and subjective conditions that made up the
particularity of the course offer by PARFOR at UESPI and these conditions
determined the appropriation of knowledge, reflections and production of meanings;
the last nucleus, The impacts of the training offered by PARFOR on the teachers'
teaching activity, showed the following impacts on the teachers' teaching activity, as
there was an overcoming of the previous conditions of thinking, feeling and acting in
the teaching activity, also expressed in the teachers' relationships with themselves
and with the profession itself.
Keywords: Mediation; Teaching Learning; Teachers trained by PARFOR; PARFOR UESPI.