Abstract:
RESUMO
As relações de poder constituídas a partir das desigualdades de gênero, assim como as
hierarquias sociais estabelecidas entre homens e mulheres, são alguns dos fatores que ajudam
a compreender a violência produzida e reproduzida no âmbito doméstico e familiar. Nesse
cenário, a violência contra meninas encontra terreno fértil nas relações de poder intrafamiliares
pautadas pelo adultocentrismo e autoritarismo, agravadas pela desigualdade de gênero, o que
torna a família, em muitas ocasiões, um locus de perpetuação de diversas opressões. Assim, as
crianças e adolescentes do sexo feminino são profundamente atravessadas pelas violências de
gênero decorrentes das desigualdades forjadas no âmbito doméstico e familiar, o que requer
uma reflexão aprofundada acerca do contexto em que elas acontecem, suas origens, causas e
desdobramentos. O presente estudo se propõe a analisar a violência de gênero contra meninas
a partir das ações intituladas “Medidas de Proteção à Criança e ao Adolescente”, que tramitaram
ou estão em tramitação na 3ª vara da comarca de Codó/MA, ocasião em que serão analisados
casos concretos de meninas vítimas de abuso sexual e demais violênc ias, ocorridas no contexto
doméstico e/ou familiar, que culminaram com a aplicação de medidas de proteção previstas no
Estatuto da Criança e do Adolescente, mormente o acolhimento institucional. Esta pesquisa
busca averiguar como as questões de gênero permeiam as violências sofridas por essas meninas,
sobretudo a violência sexual, bem como analisar os discursos das vítimas, familiares e
integrantes da rede de proteção, presentes nos processos analisados. Para tal, foram exploradas
algumas categorias, a saber, família, violência, gênero e relações de poder, ocasião em que
foram utilizadas autoras e autores como Joan Scott (1990), Raewyn Connell (1995, 2015),
Judith Butler (2003) Teresa de Lauretis (1987), Heleieth Saffioti (1987, 1995), Michael
Foucault (1988, 1989, 1997, 2010), Guacira Louro (1996, 1997), Maria Amélia
Azevedo (1995), Viviane Guerra (2008), a fim de propiciar o suporte teórico necessário para o
estudo deste fenômeno e viabilizar a compreensão da temática pesquisada.
ABSTRACT
Power relations constituted from gender inequalities and the established social hierarchies
between men and women are among the factors that help to understand the violence produced
and reproduced in the domestic and family scope. In this scenario, violence against girls finds
fertile ground in intrafamily power relations based on adultcentrism and authoritarianism,
aggravated by gender inequality, which makes the family, on many occasions, a locus of
perpetuation to many oppressions. Thus, female children and adolescents are deeply affected
by gender-based violence resulting from inequalities forged in the domestic and family scope,
matter that requires a deep reflection on the context in which they occur, their origins, causes
and consequences. This study proposes to analyze gender violence against girls based on the
actions entitled 'Medidas de Proteção à Criança e ao Adolescente’ (Measures for the Protection
of Children and Adolescents), which have been processed or are being processed in the 3rd
Family Court of Codó, MA, analyzing specific cases of girls victims of sexual abuse and other
types of violence that occurred in a domestic and/or a family context which culminated in the
application of protective measures provided by the Estatuto da Criança e do Adolescente
(Statute of the Child and Adolescent), especially institutional care. The research seeks to find
out how gender issues permeate the violence suffered by these girls, especially sexual violence,
as well as to analyze the speeches of the victims, family members and members of the safety
net present in the analyzed processes. To this end, some categories were explored, namely,
family, violence, gender and power relations, whereas authors such as Joan Scott (1990),
Raewyn Connell (1995, 2015), Judith Butler (2003), Teresa de Lauretis (1987), Heleieth
Saffioti (1987, 1995), Michael Foucault (1988, 1989, 1997, 2010), Guacira Louro (1996, 1997),
Maria Amélia Azevedo (1995) and Viviane Guerra (2008) were used in order to provide the
theoretical support necessary for the study of this phenomenon and to facilitate the
understanding of the researched theme.